UOL CarrosUOL Carros
UOL BUSCA

23/09/2007 - 06h10
Salão termina depois de "pintar" carros de verde

Divulgação

Movimento no penúltimo dia; total de visitantes beirou o 1 milhão

Movimento no penúltimo dia; total de visitantes beirou o 1 milhão



CLÁUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros*

A grande festa mundial do carro terminou neste domingo (23). Foi o último dia de visitação do 62º Salão de Frankfurt, na Alemanha, o maior evento do gênero, que voltará em 2009 (nos anos pares, a feira acontece em Paris, em escala menor). De acordo com a organização, cerca de 1 milhão de pessoas visitaram o salão na cidade alemã, vindas de 125 países.

A edição deste ano foi marcada pelo esforço das fábricas de automóveis em mostrar ao mundo que estão virando "verdes" -- ou seja, que seus produtos, poluentes por necessidade técnica, serão capazes de estragar menos o meio ambiente, e logo.

UM RESUMO EM IMAGENS
Flávio Florido/UOL
O Mercedes F 700, ainda um conceito, foi uma das estrelas do Salão de Frankfurt
CENTENAS DE FOTOS DO SALÃO
PEUGEOT 308
INÉDITOS DA VOLKSWAGEN
LAMBORGHINI REVENTÓN
HONDA CIVIC TYPE-R
Eloqüente resumo da nova atitude da indústria, a "quase-anfitriã" Mercedes-Benz mostrou mais de uma dezena de futuros carros pouco poluentes, com baixo índice de emissões de CO2 -- um dos gases que contribui com o efeito estufa e, conseqüentemente, com o aquecimento global. O mesmo fizeram quase todas as outras grandes fábricas, com mais ou menos modelos. Algumas deram ênfase na otimização do uso do diesel, outras apostam no hibridismo (diesel + eletricidade), algumas falam em biocombustíveis.

O certo é que grande parte das tecnologias mostradas fazem parte do amanhã. Os carros que rodam na Europa ainda estão longe de cumprir a meta acordada entre governos e fabricantes, de uma média de 120 gramas de CO2 emitidos a cada quilômetro rodado -- diminuição de 25% em relação ao índice atual, de 160 g/km.

Durante o salão, tudo isso pareceu resolvível. Mas nos bastidores as fábricas se digladiam, porque seus produtos são muito diferentes entre si, e poluem diferentemente. Não dá para medir o que faz a Porsche com a mesma régua que se mede a Citroën, por exemplo.

UM RESUMO EM TEXTOS
Leia nos links abaixo alguns destaques da cobertura exclusiva do 62º Salão de Frankfurt em UOL Carros
DESPERDÍCIO DE PAPEL
PORSCHE 911 CABRIOLET
KUGA RENOVA A FORD
BIZARROS NA SSANGYONG
DIVERGÊNCIAS OCULTAS
Sonho e realidade
Mas o salão também é festa. Dezenas de novos modelos foram exibidos em primeira mão, desde máquinas de sonho, como o Lamborghini Reventón e a Ferrari Scuderia, até o realista e supergarantido Kia pro_cee'd, coberto por sete anos, e o novo Ford Focus, que pode chegar ao Brasil.

Também foram mostrados conceitos interessantes, como o VW up!, que a marca alemã quer transformar num novo Fusca, e o Ford Verve. E houve, claro, muito besteirol nesse setor futurista -- não era raro ver conceitos totalmente ignorados pelo público, muito mais interessado nos carros de verdade expostos na gigantesca Frankfurt Messe, pavilhão que abriga o Salão de Frankfurt.

O resumo da festa: bem ou mal, a preocupação ecológica foi incorporada pelas fábricas de carros, e seus departamentos de pesquisa estão mesmo procurando criar máquinas menos poluentes. Para o consumidor, tanto faz se isso se deve ao medo de legislações mais fortes ou de uma rejeição em massa por parte de compradores eco-conscientes.

Resta observar o que os demais salões vão apresentar. O próximo evento de grande relevância é o Salão de Tóquio, em outubro, que deve mostrar muitas novidades das fábricas locais entre os mais de 160 lançamentos, e que promete manter a ênfase na questão ambiental.

Será interessante também observar o que nos dirá o Salão de Los Angeles, em novembro, o primeiro nos Estados Unidos desde a aparente decisão da indústria de agir com maior respeito ao meio ambiente. Algo que, pensando bem, só poderia mesmo brotar em solo europeu -- como de fato brotou, em Frankfurt.

*Texto atualizado à 1h20 de 24/9



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/09/2007

06h10- Salão termina depois de "pintar" carros de verde

21/09/2007

17h33- Fotos: carros da VW que não rodam no Brasil

14h21- Volks exibe carros que não rodam no Brasil

19/09/2007

18h42- Fotos: Rolls-Royce Drophead, Maybach 62S e Chrysler 300 C

18h21- Salão exibe gigantescos carros de magnatas

13h13- Fotos: Peugeot 308 nas versões hatch e conceito SW

12h48- Peugeot 308 é mais 'felino' e tem traseira diferente

18/09/2007

20h27- Evento recebeu 384 mil nos primeiros 4 dias

14h25- Fotos: veja detalhes do novo Ford Focus

14h02- Fotos: 911 Turbo Cabriolet é 'bombado' pela Porsche

13h49- Porsche mostra GT2 e 'bomba' 911 Cabriolet

15/09/2007

19h33- Discurso 'ecológico' das fábricas oculta divergências

14/09/2007

20h10- Fotos: veja os Alfa Romeo 8C Competizione e Brera

20h08- Alfa Romeo destaca 8C Competizione

18h56- Fotos: a esportividade do hatch Civic Type-R

16h32- Civic hatch esportivo seria objeto do desejo no Brasil

13h18- Sino-coreana tem os carros mais esquisitos do salão

13h05- Fotos: conheça o Kuga, aposta da Ford européia

13h03- Crossover Kuga é sopro de renovação para a Ford

13/09/2007

18h45- Fotos: Kia garante pro_cee'd por sete anos

18h43- Fotos: Lamborghini mostra o carro de 1 milhão de euros

15h23- Lamborghini põe à venda o Reventón, carro de R$ 2,7 milhões

12h46- Kia alardeia garantia de 7 anos para novo hatch

11h47- Greenpeace critica a indústria, mas poupa os carros

12/09/2007

17h18- Fotos: up! é concebido para tentar ser um novo Fusca

17h15- Fotos: carro da Mercedes "vê" os buracos da pista

15h35- Volks mostra o up! para testar se criou um novo Fusca

12h50- Mercedes cria carro com bancos eletrônicos e 'olhos' no farol

11/09/2007

12h15- Fotos: Ferrari exibe a ultraesportiva 430 Scuderia

12h10- Fotos: renovado Fiat 500 é estrela no salão

Mais Notícias