UOL CarrosUOL Carros
UOL BUSCA

10/01/2008 - 17h11
Com motor de 4 cilindros, BMW K 1200R é para acelerar

Da Infomoto

O ousado design chama a atenção antes de subir na BMW K 1200R. Motor e quadro descobertos deixam a moto "nua". Na frente, os dois faróis assimétricos cobertos por uma pequena bolha são marcas da inovação alemã. As surpresas não param por aí. Basta despertar seu motor de quatro cilindros em linha posicionado transversalmente para que se perceba a alma esportiva dessa moto.

Derivado da esportiva K 1200S -- a primeira moto na história da BMW a usar essa arquitetura de motor -- o propulsor de 1.157 cm³ e quatro válvulas por cilindro é alimentado por injeção eletrônica e emite um grave som pela única saída de escape. Com refrigeração líquida, produz 165 cv de potência máxima a 10.250 rpm e oferece 12,9 kgfm de torque a 8.250 giros.

Mario Villaescusa/ Agência Infomoto
O potente motor e o sistema ESA são as vantagens competitivas da BMW K 1200R
VEJA MAIS FOTOS DA MOTO


Na prática isso se traduz numa moto rápida nas acelerações e com velocidade final acima dos 250 km/h. Mas o motor potente, e aparente, é somente uma das qualidades da BMW K 1200R.

Os olhos não vêem
Apesar da ausência da carenagem, muita tecnologia está escondida nessa moto. A começar pelo conjunto de suspensões. Na traseira, o monobraço oscilante traz também o eixo-cardã, responsável pela transmissão final. Na dianteira, o revolucionário sistema "Duolever" da marca possui apenas um conjunto mola-amortecedor, isolando o guidão das oscilações, comuns no tradicional garfo telescópico. Para completar, tudo isso pode ser ajustado eletronicamente pelo simples toque de um botão no punho direito.

Trata-se do ESA (Eletronic Suspension Adjustment), que regula tanto a carga da mola como a compressão e o retorno, de acordo com o estilo de pilotagem -- esportivo, normal e conforto. O ESA aparece apenas na versão top de linha da K 1200R.

Os freios -- discos duplos de 320 mm na frente e disco simples de 265 mm atrás -- também contam com a ajuda da eletrônica. O sistema anti-bloqueio (ABS) garante frenagens seguras e progressivas.

Completando a parte ciclística, está o belo quadro de dupla trave superior feito em liga-leve e que tem o motor como parte integrante da estrutura. Em conjunto com as suspensões e os pneus esportivos sem câmara - 120/70-17 (dianteiro) e 180/50-17 (traseiro) - garante estabilidade para se acelerar à vontade e também bastante firmeza para se contornar curvas de maneira radical.

FICHA TÉCNICA
BMW K 1200R (Top)
Motor: Quatro cilindros em linha, quatro tempos, 1157 cm³, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida.
Transmissão: eixo-cardã com câmbio 6 marchas.
Potência máxima:165 cv a 10.250 rpm
Torque máximo: 12,9 kgfm a 8.250 rpm.
Diâmetro e curso: 79 mm x 59 mm. Taxa de compressão de 10,3:1.
Suspensão: Duolever na dianteira e monobraço (Paralever) na traseira ajustável eletronicamente.
Freios: disco duplo de 320 mm de diâmetro na dianteira e disco simples de 265 mm na traseira.
Medidas: 2.228 mm de comprimento, 856 mm de largura, 1.095 mm de altura e a altura do banco é 820 mm
Peso: 211 kg (a seco).
Entre-eixos: 1.580 mm.
Tanque: 19 litros (4 de reserva).
Preço: R$ 79.500.
Pilotagem
Com tanta tecnologia e um potente motor, resta ao motociclista acelerar e aproveitar as qualidades da K 1200R. Assim como seu propulsor e seu quadro, a posição das pedaleiras deriva da sua irmã mais esportiva, a K 1200S. Porém o ângulo de cáster é menor, garantindo assim mais agilidade nas manobras e mudanças de direção.

A mesa de direção também é diferente, proporcionando uma posição de pilotagem mais ereta.

Na tocada, as diferenças ficam por conta da relação final um pouco mais curta, o que melhora a aceleração, porém reduz um pouco a velocidade final. Na prática, essa redução acontece até mesmo por parte do piloto que, no caso da K 1200R, tem de economizar no acelerador, uma vez que não conta com a proteção aerodinâmica da carenagem integral.

No "cockpit", o motociclista enxerga dois mostradores de leitura analógica -- velocímetro e conta-giros -- e uma pequena tela de cristal líquido, que traz informações de um pequeno computador de bordo, como temperatura do motor, autonomia, consumo, além da marcha engatada.

A versão top da K 1200R possui computador de bordo -- disponível apenas para as compras desse nível --, ABS, o sistema ESA e rodas esportivas. Tudo sair por R$ 79.500. A versão mais básica, Sport, sai por R$ 73.500.

(por Arthur Caldeira)



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/04/2008

13h05- Câmbio da Honda DN-01 quer ser melhor amigo do piloto

08/04/2008

18h30- Honda CBR 600 RR tem versão com decoração de corrida no Japão

15h07- Setor de duas rodas cresce 23,7% no 1º trimestre

07/04/2008

13h13- Dafra convoca recall de motos por risco de acidente

04/04/2008

18h04- Motonetas elétricas ainda empacam em vendas fracas

02/04/2008

19h04- Yamaha lança XTZ 250X, versão supermotard da Lander 250

01/04/2008

17h51- Fourtrax, quadriciclo da Honda, ganha mais motor

08h00- Reformulada, Hayabusa da Suzuki chega perto de 200 cv

28/03/2008

17h05- Bimota desembarca no Brasil com quatro modelos

25/03/2008

19h46- História: Amazonas, o "dinossauro" com motor de Fuscão

20/03/2008

19h48- Nova CB Hornet, de corpo nu e alma esportiva

17/03/2008

21h36- Cross Bones apela aos 'harleiros' saudosistas

12h31- Potente, nova Suzuki GSX-R 1000 esconde três motos em uma

12/03/2008

16h53- Custom da recém-chegada Dafra, Kansas 150 surpreende

15h39- Acabion lançará "moto-jato" em maio

11/03/2008

12h34- Mais chinesas chegam ao Brasil

10/03/2008

11h20- Yamaha lança MT-03, estradeira com motor da XT 660 R

06/03/2008

16h44- Abraciclo comemora vendas e anuncia novo membro

15h19- Motos Harley com tecnologia de avião ganham mostra

05/03/2008

13h40- Moto básica da Sundown ganha um pouco mais de força

04/03/2008

20h27- Concessionária de energia do RJ vende scooters elétricos

29/02/2008

22h05- Suzuki faz duas edições especiais para a GSX

15h19- Empresa suíça lançará moto fechada em Genebra

27/02/2008

20h02- Big-trail R 1200 GS, da BMW, ganha inovações

13h00- Motocicletas ficam mais baratas em janeiro

22/02/2008

20h24- Veja como ter segurança no off-road motociclístico

20/02/2008

17h34- Suzuki DL 1000 V-Strom é estradeira e tem bom preço

18/02/2008

14h30- MV Agusta Brutale 1078RR seduz pela beleza e força

10h54- Honda lança plano diferenciado para motos

15/02/2008

15h34- Mercado de motos continua crescendo em 2008