Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Imagens do mês (setembro/2010)
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/1009_album.htm
  • totalImagens: 53
  • fotoInicial: 4
  • imagePath: http://cs.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170320
    • Ciência [45097];
Fotos
Furacão Earl
Imagem de satélite mostra o furacão Earl na costa leste dos EUA. Os ventos caíram para 205 km/h e algumas flutuações poderão ser vistas nas próximas 48 horas AFP/HO/NOAA Mais
Vulcão na Indonésia
Monte Sinabung, no norte de Sumatra, na Indonésia após o vulcão ter entrado em erupção no domingo (29). Fazendeiros locais já voltam para casa. O vulcão estava dormindo por 400 anos EFE/Holti Simanjuntak Mais
Queimada na Espanha
Florestas queimam perto de Ourense, na Espanha AFP/Pedro Armestre Mais
Galáxia com "supervento"
Galáxia NGC 4666 é vista pelo Observatório de La Silla, no Chile, com um "supervento" incomum na região de grande formação de estrelas ESO Mais
Templo de 3 mil anos na Jordânia
Estátuas de um templo da Idade do Ferro de 3 mil anos foram descobertas na Jordânia. O santuário encontrado em Khirbat Ataroz, perto da cidade de Mabada, mostra os trabalhos avançados do reinado de Moabite, que é citado na Bíblia. Os arqueólogos também desenterraram cerca de 300 vasos, estatuetas de divindades e os vasos sagrados usados para a adoração AP/Nader Daoud Mais
Satélites russos
Foguete Proton-M que carrega três satélites de navegação russos Glonass-M é lançado no Cazaquistão AFP/ STR Mais
Vapor de água em estrela
Observatório espacial Herschel detectou vapor de água a uma temperatura de cerca de 700º C no espectro de uma estrela rica em carbono. A presença de vapor em temperatura tão elevada altera o conhecimento atual sobre química estelar, uma vez que em um ambiente com muita presença de carbono, em equilíbrio termodinâmico, não se esperava que moléculas cheias de oxigênio (com exceção de monóxido de carbono) estivessem próximas ESA Mais
Asteroides variados
Imagem de arquivo da Nasa mostra o asteroide Eros, recentemente analisado pelo telescópio Spitzer. A pesquisa, que já envolveu 100 objetos relativamente próximos da Terra, mostra que os asteroides são muito mais variados do que se imaginava Nasa Mais
Supernova
A supernova 1987A rodeada de pontos que parecem um colar de pérolas, na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã vizinha à Via Láctea. Uma equipe internacional de astrônomos, usando o Telescópio Espacial Hubble, conseguiu estudar com detalhes as interações entre a supernova e o ambiente galáctico que a rodeia Nasa Mais
Espécies em risco
Levantamento indica que 21% das espécies aquáticas do continente africano estão ameaçadas de extinção, como este caranguejo. A conclusão partiu do trabalho de 200 cientistas da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, na sigla em inglês) AFP/IUCN/Winks Emmerson Mais
Ejeção de nebulosa
Imagem divulgada pela Nasa mostra a estrela central da nebulosa Ampulheta. Com o seu combustível nuclear esgotado, esta breve fase de encerramento da vida de uma estrela semelhante ao Sol acontece conforme suas camadas externas são ejetadas e seu núcleo transforma-se em uma anã branca meio apagada. Em 1995, astrônomos usaram o telescópio espacial Hubble para fazer uma série de imagens de nebulosas planetárias, incluindo esta AFP/Nasa/JPL Mais
Estudo do Sol
Concepção artística da sonda Solar Probe Plus (SPP), da Nasa. A agência espacial americana anunciou o plano de lançar o equipamento com o objetivo de alcançar a camada mais externa da atmosfera do astro, antes de 2018 Efe/Nasa Mais
Borboletário no Rio
Jardim das Borboletas, inaugurado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no campus de Manguinhos (zona norte do Rio). A área fechada de 70 m2 vai reunir quatro espécies de borboletas: olho-de-coruja (<i>Caligo illioneus</i>), Júlia (<ii>Dryas julia</i>), borboleta-brancão (<i>Ascia monuste</i>) e ponto-de-laranja (<i>Anteos menippe</i>) Rafael Andrade/Folhapress Mais
Galáxia em espiral
Imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, mostra a galáxia em espiral NGC 300, localizada a cerca de 6 milhões de anos-luz de distância AFP/ESO Mais
Dinossauro estranho
Um dinossauro predador com saliências ósseas em seus braços e uma estranha corcunda traz evidências de que as penas surgiram antes do que os pesquisadores achavam, de acordo com relatório publicado na revista "Nature" desta quarta-feira (8). A nova espécie, chamada <i>Concavenator corcovatus</i>, tinha cerca de 4 metros de comprimento e teria vivido há cerca de 130 milhões de anos AP/Nature Mais
Erupção Solar
Grande erupção de plasma na superfície do Sol é capturada pela Nasa. A erupção provocou uma radiação de raios ultravioletas enorme, mas a Terra não foi afetada pelo fenômeno Efe/Nasa/Solar Dynamics Mais
Impactos em Júpiter
Imagem de Júpiter com destaque para o impacto de um pequeno cometa ou asteroide em sua atmosfera foi obtida por astrônomos amadores. Segundo a Nasa, é a primeira vez que telescópios terrestres capturam o impacto de um objeto relativamente pequeno em um planeta gigante Efe/Cortes A/Nasa Mais
Objetos além de Netuno
Concepção artística mostra um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês), rochas geladas que residem além da órbita de Netuno e têm pouco brilho. Com ajuda do telescópio espacial Hubble, astrônomos conseguiram detectar 14 novos objetos, com 40 a 100 km de diâmetro Nasa/ ESA/G. Bacon Mais
Preparando-se para o desconhecido
O projeto de Pesquisa e Estudos Tecnológicos no deserto da Nasa realizou a 13ª viagem de ensaios analógicos no deserto do Arizona. Os testes permitem que uma equipe de engenheiros, astronautas e cientistas conduzam pesquisas de desenvolvimento tecnológico em um local semelhante aos destinos de futuras missões de exploração planetária. Os testes deste ano ocorrem de 31 de agosto a 15 de setembro Nasa Mais
Planeta sem metano
Conceito artístico mostra o planeta gigante GJ 436b que praticamente não possui metano parcialmente eclipsado por sua estrela. Astrônomos estudam o planeta pelo Telescópio Spitzer para descobrir a explicação deste fenômeno. Os modelos planetários indicam que todo planeta com a mistura comum de hidrogênio, carbono e oxigênio, a uma temperatura de até 1.000 Kelvin deve ter uma grande quantidade de metano e uma pequena quantidade de monóxido de carbono. Mas, a cerca de 800 Kelvin, o GJ 436b não tem Nasa/JPL-Caltech Mais
Descoberta arqueológica em MG
Pesquisadores descobrem ossadas que podem ter mais de 3.000 anos em sítio arqueológico de Pains, em Minas Gerais. O projeto foi iniciativa do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC), em parceria com o projeto de doutorado desenvolvido por Gilmar Henriques no Programa de Pós-Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo Cortesia Gilmar Henriques Mais
La Niña
Imagem da Nasa mostra que La Niña continua a ganhar forças no Oceano Pacífico. Temperaturas mais altas na superfície do oceano são indicadas por amarelo e vermelho, enquanto temperaturas mais baixas são mostradas como azul e roxo. Verde indica temperaturas normais AP/Nasa/JPL Mais
Encontro de orquidários
Orquídea "BLC Goldenzelle taida" é exibida durante encontro com cientistas de 23 países da América Latina, Ásia e Europa do projeto "Armazenamento de Sementes de Orquídeas para Uso Sustentável" que acontece de 14 a 17 de setembro na Costa Rica. Os cientistas querem armazenar sementes para salvar orquídeas da extinção AFP/Yuri Cortez Mais
Mosaico da era Romana no Líbano
Um mosaico da era romana é descoberto em uma escavação no centro de Beirute. Escavações recentes na área da capital libanesa revelaram resquícios das culturas fenícia, helenística, romana, bizantina, árabe, cruzadas e otomana AFP/Joseph Eid Mais
Nebulosa da Roseta
Localizado a cerca de 5.000 anos-luz da Terra, essa imagem composta mostra a Nebulosa da Roseta, região de formação estelar. Os dados do Observatório Chandra de raios-X são de cor vermelha e delineado por uma linha branca. Os raios X revelam centenas de estrelas jovens no centro e outros aglomerados menores ao redor. Um estudo recente do Chandra na região do lado direito da imagem, chamada NGC 2237, fornece a primeira prova de existência de estrelas de baixa massa no aglomerado. Anteriormente, apenas 36 jovens estrelas haviam sido descobertas, mas o Chandra aumentou esta amostra de cerca de 160 estrelas. Ao analisar estes dados, os pesquisadores concluem que o aglomerado central foi formado em primeiro lugar e após a expansão da nebulosa, houve a formação dos vizinhos, incluindo a NGC 2237 Nasa/CXC/Sao/J.Wang Mais
Crateras da lua
Cientistas da Nasa criaram o primeiro catálogo completo de grandes crateras na Lua, algumas com mais de 20 km de diâmetro. A Lua foi bombardeado por duas populações distintas de asteroides ou cometas na sua juventude, e sua superfície é mais complexa do que se pensava, de acordo com os novos resultados da espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), apresentado em três artigos da <i>Science</i> Nasa/Goddard/MIT/Brown Mais
Lua crescente
Lua crescente vista sobre o horizonte da Terra é fotografada pela Expedição 24 que está na Estação Espacial Internacional Nasa Mais
Nebulosa Carina
Esta imagem mostra pilares de poeira na Nebulosa Carina que têm um ano-luz de altura e são formadas de hidrogênio frio e poeira, a 7.500 anos-luz de distância, no sul da constelação de Carina. Ventos violentos estelares e radiação poderosa proveniente de estrelas massivas esculpem os arredores da nebulosa, mantendo as estruturas densas no interior para que novas estrelas possam nascer. Este é um composto de observações feitas em 2005 na região com luz de hidrogênio (luz emitida por átomos de hidrogênio), juntamente com observações feitas em 2010 à luz de oxigênio (luz emitida por átomos de oxigênio), com a câmera avançada para pesquisas do Hubble Nasa/ESA/Hubble Heritage Project Mais
Corais profundos
Grupo de estudo composto por biólogos marinhos da Universidade de Haifa descobriu em Tel Aviv o recife de corais com maior profundidade - cerca de 700 metros - encontrado no Mediterrâneo. O achado foi feito com ajuda de robôs de sondagem Efe Mais
Salmão transgênico
Imagem mostra um salmão comum, menor, e outro, maior, que é geneticamente modificado. Ambos têm a mesma idade. A agência regulamentadora de remédios e alimentos dos EUA, a FDA (Food and Drug Administration), se reúne durante dois dias, a partir desta segunda-feira (20), para analisar se aprova ou não a venda de peixes transgênicos no mercado. Eles se tornariam os primeiros animais geneticamente modificados a serem consumidos por humanos AP/AquaBounty Technologies Mais
Júpiter mais perto da Terra
Nesta segunda (20), Júpiter passa mais perto da Terra desde 1963. São 592 milhões de quilômetros de distância entre os planetas. Uma aproximação como esta só será vista novamente em 2022. Nas próximas semanas, Júpiter será o ponto mais brilhante no céu - ele pode ser visto no pôr do Sol no leste do planeta e no amanhecer a oeste AP/Nasa Mais
Fóssil encontrado na Califórnia
Enquanto se preparava para construir uma nova subestação em um canyon árido no sudeste de Los Angeles, na California, Edison tropeçou em fósseis animais que datam 1,4 milhões de anos. Cientistas acreditam que este osso de tigre dente de sabre irá preencher lacunas na história do Sul da Califórnia AP/Southern California Edison Mais
Egito e aquecimento
Cientistas buscam no passado faraônico do Egito respostas que possam ajudar no combate ao aquecimento global AFP/Cris Bouroncle (23.10.2007) Mais
Discovery na plataforma de lançamento
Ônibus espacial "Discovery" foi levado até a plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, nos EUA. A Nasa programou a última viagem do mais velho dos três ônibus para 1º de novembro Efe/Gary I Rothstein Mais
Nebulosa da Lagoa
Nova imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble revela o coração da Nebulosa da Lagoa, ou Messier 8, uma enorme nuvem de poeira brilhante e gás, bombardeada pela radiação de estrelas jovens e quentes. Localizada a cerca de 5.000 anos-luz de distância, na constelação de Sagitário, a nebulosa está em uma enorme região de nascimento de estrelas Nasa/ESA Mais
Galáxia em espiral
O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou nesta quarta-feira (22) uma nova imagem da galáxia NGC 1365, obtida graças à câmera Hawk-1, instalada no Obsrvatório do Paranal, no Chile ESO Mais
Maior parque eólico do mundo
Maior parque eólico do mundo é aberto em Offshore Thanet, na costa de Ramsgate, em Kent, Inglaterra. A empresa de energia Vattenfall diz que o parque tem 100 turbinas que produzem energia suficiente para abastecer o equivalente a mais de 200.000 casas por um ano. Elas também fornecem energia suficiente para abastecer todas as casas na Escócia AP/Gareth Fuller/PA Mais
Dinossauros chifrudos
Cientistas divulgaram as imagens de cabeças reconstruídas de duas novas espécies de grandes dinossauros chifrudos,parentes do conhecido tricerátops. Eles devem ter habitado os desertos do oeste dos EUA há 76 milhões de anos no período cretáceo. Um deles teria um crânio de 2,3 metros de largura e cinco chifres, enquanto o outro teria 15 chifres AFP/Lukas Panzarin/Utah Museum of Natural History Mais
Protesto Peta
Ativista do Peta (pessoas a favor do tratamento ético de animais) coberta de sangue falso em em embalagem para carnes durante protesto em Paris, na França AP/Jacques Brinon Mais
Auroras de Saturno
Novas imagens artificialmente coloridas da aurora brilhante de Saturno ao longo de dois dias está ajudando cientistas a compreender um dos shows mais impressionantes do Sistema Solar. A composição foi feita a partir de dados da sonda Cassini, da Nasa Nasa/JPL/Universidades do Arizona e de Leicester Mais
Dinossauro gigante na Europa
Um fóssil de fêmur de dinossauro de cerca de dois metros, o maior já descoberto até agora na Europa, foi encontrado numa escavação de Riodeva, perto de Teruel (leste da Espanha) AFP/Dinopolis Foundation Mais
Foguete no Cazaquistão
Foguete das forças táticas do Cazaquistão são lançados durante exercícos da "Missão de Paz 2010". Os exercícios foram os maiores em três anos da SCO, grupo de seis nações lideradas por Moscou e Pequim Reuters/Pavel Mikheev Mais
Volta à Terra
A astronauta americana Tracy Caldwell Dyson come uma maçã após pouso no Cazaquistão no sábado (25). Ela e os russos Alexander Skvortsov e Mikhail Korniyenko, voltaram com a nave Soyuz TMA-18 da Estação Espacial Internacional Reuters/Sergei Remezov Mais
Nanopartículas
Material desenvolvido por pesquisadores da Universidade de La Laguna, na Espanha, converte de forma simultânea radiação ultravioleta e infravermelha em luz visível. O equipamento, que é basicamente um vidro transparente com nanocristais em seu interior, permitirá melhorar a eficiência das células fotovoltaicas, para captação de energia solar Efe/Ramún de la Rocha Mais
Stonehenge
Restos de ossos de um jovem rico enterrado há 3.550 anos perto do monumento britânico Stonehenge. O esqueleto foi encontrado em 2005 e foi batizado por arqueólogos de O Garoto com o Colar de Âmbar. Agora, cientistas descobriram que o rapaz nasceu no Mediterrâneo, o que prova que o monumento já era importante na Idade do Bronze. As informações são da <i>BBC News</i> AP/Wessex Archaeology Mais
Leilão em Paris 1
Crânio de um tigre pré-histórico com 32,8 cm de comprimento que será leiloado na Sotheby's, em Paris, no dia 5 de outubro. O preço foi estimado entre 30 mil e 50 mil euros (70 mil reais e 116 mil reais) AFP/Jacques Demarthon Mais
Leilão em Paris 2
Esqueleto de um Alossauro é exposto na casa de leilões Sotheby's, em Paris. O material será leiloado junto com outros esqueletos pré-históricos no dia 5 de outubro. O preço da peça foi estimado entre 800 mil e 1,2 millhão de euros (1,8 milhão e 2,7 milhões de reais) AFP/Jacques Demarthon Mais
Leilão em Paris 3
Esqueleto completo de um Pleiossauro, exposto na Sotheby's, em Paris. O material será leiloado junto com outros esqueletos pré-históricos no dia 5 de outubro. O preço da peça foi estimado entre 230 mil e 370 mil euros (534 mil e 859 mil reais) AFP/Jacques Demarthon Mais
Planeta habitável
Recriação artística mostra o primeiro planeta fora do Sistema Solar que teria condições de temperatura e gravidade para ser habitado. O planeta está no Sistema Gliese 581g, que fica a 193 milhões quilômetros da Terra. A descoberta fez com que os cientistas acreditem que planetas com condições habitáveis são mais comuns do que se pensava Efe/Lynette Cook/Cortesia Fundação Nacional de Ciência Mais
Nobel de Física morre
O francês Georges Charpak, Nobel de Física 1992 por sua descoberta dos detectores de partículas, morreu em 29 de setembro, em Paris, aos 86 anos Reuters/Leif R Jansson/Scanpix Mais
DNA de mosquito
Cientistas anunciaram, esta quinta-feira, o sequenciamento do DNA da espécie mais comum de mosquitos do mundo, o <i>Culex pipiens quinquefasciatus</i> (na foto) cuja picada tem o potencial de transmitir vírus mortais e o parasita causador de sérias doenças AFP/Jim Gathany Mais
Fotos cedidas pelo Greenpeace mostram a geleira Upsala, no Parque Nacional dos Glaciares, em Santa Cruz, em 1928 e em 2004. A Argentina aprovou nesta quinta-feira (30) uma lei que protege as geleiras e limita a mineração em uma zona de 5.000 quilômetros na fronteira da Argentina com o Chile Efe/Museu Salesiano/Greenpeace Mais
Fóssil de pinguim
Fóssil de de 36 milhões de anos encontrado no Peru indica que o pinguim nem sempre foi preto e branco. A cor desses animais era mais puxada para o cinza e o castanho-avermelhado, segundo estudo publicado na <i>Science</i>. A nova espécie descoberta tinha 1.5 metro de altura e foi batizada de <i>Inkayacu paracasensis</i> AP/Science Mais

Imagens do mês (setembro/2010)

Veja mais: