Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Nasa cria primeiro catálogo completo de grandes crateras na Lua
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/1009_cratera_lua_album.htm
  • totalImagens: 5
  • fotoInicial: 5
  • imagePath: http://cs.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170314
    • Ciência [45097];
Fotos
Cientistas da Nasa criaram o primeiro catálogo completo de grandes crateras na Lua, algumas com mais de 20 km de diâmetro. A Lua foi bombardeado por duas populações distintas de asteroides ou cometas na sua juventude, e sua superfície é mais complexa do que se pensava, de acordo com os novos resultados da espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), apresentado em três artigos da <i>Science</i> NASA/Goddard/MIT/Brown Mais
Mapa topográfico lunar mostra uma das regiões mais cheias de crateras da Lua. A topografia é derivada de mais de 2,4 bilhões disparos feitos pelo Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA) da NASA. Estas áreas com mais crateras estão entre os melhores candidatos para estudar, explorar e compreender a história mais antiga lunar NASA Goddard / MIT / Brown Mais
Aqui vemos a bacia Orientale (930 km de diâmetro), a maior bacia proveniente de um impacto recente na Lua. Esta bacia jovem foi formada a partir de um projétil que atingiu a Lua há cerca de 3,8 bilhões de anos e penetrou profundamente na crosta, lançando milhões de quilômetros cúbicos de material ao seu redor. Estas grandes bacias mostram os efeitos de impactos nas primeiras crostas planetárias no interior do sistema solar, incluindo na Terra NASA Goddard / MIT / Brown Mais
Mapa mostra a Lua a partir do ponto de vista da parte leste, qu é a parte observada da Terra (a parte oriental traseira). Em meio a parte mais à esquerda do globo está o Mar da Tranquilidade (azul claro), local da aterrissagem da Apollo 11, e acima desta, uma região oval (Mare Serenitatis; azul escuro), o local de aterrissagem do Apollo 17. A maioria das áreas em azul escuro são "lunar maria", regiões baixas compostas por fluxos de lava vulcânica que se formaram depois dos mais intensos choques (e, portanto, tem menos crateras) NASA Goddard / MIT / Brown Mais
Nesta perspectiva, a partir do leste, os círculos amarelos representam algumas das 5185 crateras com diâmetro igual ou superior a 20 km, encontradas na Lua neste estudo. As grandes bacias quase circular (grandes círculos amarelos) mostram os efeitos dos impactos no início das crostas planetárias no interior do sistema solar, incluindo da Terra NASA Goddard / MIT / Brown Mais

Nasa cria primeiro catálogo completo de grandes crateras na Lua

Veja mais: