Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Imagens do mês (novembro/2010)
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/1011_album.htm
  • totalImagens: 53
  • fotoInicial: 3
  • imagePath: http://cs.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170303
    • Ciência [45097];
Fotos
Discovery
O ônibus espacial Discovery na base de lançamento do Kennedy Space Center, na Flórida; a Nasa (agência espacial americana) adiou várias vezes o último voo da história da espaçonave por problemas técnicos. A previsão é que o lançamento aconteça no fim do mês Nasa Mais
10 anos de habitação
A Estação Espacial Internacional (ISS) completou, na terça-feira (2), dez anos de habitação permanente. Nesse período, os tripulantes da plataforma realizaram 150 caminhadas espaciais e receberam 67 veículos russos, 34 naves americanas, assim como um aparelho espacial europeu e outro japonês Nasa Mais
Artefatos egípcios
Máscara egípcia de Sat Djehuty, pertencente à 18ª Dinastia, é parte de uma nova exposição de artefatos do Museu Britânico de Londres AP/Alastair Grant Mais
Estudo de cometa
Concepção artística da sonda "Deep Impact", da Nasa, que se aproximou do cometa Hartley 2 na quinta-feira (4). A missão, batizada de Epoxi, vai fornecer uma quantidade de informações nunca antes obtida sobre um cometa Nasa Mais
Androide no espaço
O Robonauta 2, ou R2, será o primeiro robô humanoide a ser levado ao espaço. Ele irá para a Estação Espacial Internacional junto com a tripulação da nave Discovery. O objetivo é que, no futuro, robôs como este ajudem os astronautas nos trabalhos técnicos e científicos. Não há previsão para o R2 retornar à Terra Nasa Mais
Cometa Hartley 2
Imagem mostra o cometa Hartley 2 de perto, fotografado pela sonda Deep Impact, da Nasa, nesta quinta-feira (4), após um voo de aproximação que alcançou 700 km de distância do cometa. Esta é a coleta de dados mais completa já feita por uma sonda de um núcleo cometário Nasa TV Mais
Estátua egípcia
Arqueólogos encontraram em Luxor, no sul do Egito, parte de uma estátua de quase 3.400 anos que representa o faraó Amenhotep III. A estátua mostra o faraó sentado ao lado do deus Hórus (Sol), com sua cabeça de falcão AFP/Conselho Supremo de Antiguidades Mais
Imagens do Sol
Um grupo de cientistas do Brasil e da Argentina acaba de anunciar a obtenção das primeiras imagens do Sol adquiridas com telescópio e filtro H-Alfa ? instrumento capaz de mostrar as regiões ativas da atmosfera solar com grau de detalhamento sem precedentes Divulgação Mais
Mar de Aral
Imagem captada por satélite gerenciado pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia mostra o Pequeno Mar de Aral com formato que parece o de um coração, no centro da Ásia. A parte esbranquiçada que circunda o lago é uma planície de sal, agora chamada de deserto Aralkum. Sistemas de irrigação praticamente fizeram secar o Mar de Aral, que já foi o quarto maior mar interno do planeta USGS Mais
Aglomerado de Pleiades
No aglomerado de estrelas das Plêiades, a luz das estrelas está destruindo lentamente uma nuvem de gás e poeira. A estrela Merope (que não pode ser vista na imagem, mas está no canto superior esquerdo da imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble) emite radiação que está repelindo a nebulosa. Nos últimos 100.000 anos, uma parte da nuvem tem se aproximado desta estrela, que é uma das mais brilhantes do espaço e está a apenas 3.500 vezes a distância Terra-Sol. Assim, as partículas menores de poeira são repelidas com força, o que deixa a nebulosa estratificada, apontando para Merope. As partículas mais próximas são as mais maciças e por isso menos afetadas pela radiação. No futuro, haverá a destruição total da nebulosa Nasa Mais
Exposição sobre evolução humana
Crânios humanos fazem parte de exposição chamada "A evolução humana" no Museu de História Natural de Kassel, na Alemanha Efe/UWE ZUCCH Mais
Grilo tem testículos gigantes
Os testículos do pequeno grilo da espécie <i>Platycleis affinis</i> são os maiores em relação à massa corporal já encontrados na natureza, representando 14% de sua massa. Se a mesma proporção fosse aplicada a um homem, os testículos teriam cerca de dez quilos AFP/Royal Socuety/Richard Richard Mais
Colisão de partículas no Cern
Fotografia do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) mostra a reconstrução das primeiras colisões de íons de chumbo. vistas pelo detector de partículas, em Genebra na Suíça. Este experimento abre uma investigação sobre como foram os primeiros instantes do Universo após o Big Bang EFE/Cern Mais
Bolhas gigantes no centro da Via Láctea
Telescópio Fermi da Nasa encontrou duas bolhas gigantes de gás que emitem raios gama no centro da Via Láctea. As estruturas de 25 mil anos luz de tamanho cada uma seriam resultado da erupção de um buraco negro enorme no centro da galáxia NASA's Goddard Space Flight Center Mais
Estrela anã marrom ultra-fria
Missão Wise da Nasa descobriu uma estrela anã marrom ultra gelada (que pode ser vista como um ponto verde no centro da imagem). Esta anã marrom é uma das mais frias já encontradas, com temperatura de aproximadamente 620 graus Fahrenheit (para ter uma ideia, o Sol tem uma temepratura de 11 mil ºF). Ela fica de 18 a 30 anos-luz de distância, na constelação de Camelopardalis, ou a Girafa. A missão escaneia o espaço com luz infravermelha e a foto mostra três dos quatro canais codificados por cores azul, verde e vermelho; O azul mostra o menor comprimento de onda da luz infravermelha (das estrelas quentes e brilhantes) e o vermelho, a mais longa. O metano na atmosfera de anãs marrons absorve a luz codificados por cores azul, mas sua emissão é muito fraca para emitir luz vermelha NASA/JPL-Caltech/UCLA Mais
Galáxia formada por colisão
Astrônomos do Observatório Europeu do Sul captaram imagem da galáxia Átomos pela Paz (NGC 7252) formada pela colisão de outras duas galáxias, situada a cerca de 220 milhões de anos-luz de distância na constelação de Aquário. Tais colisões são processos que duram centenas de milhões de ano, o que permite o estudo de quais os efeitos da fusão de galáxias na evolução do Universo ESO Mais
Incas 1
Restos mortais de um dos seis cães da época dos incas encontrados por arqueólogos em Pachacámac, no Peru. Os animais têm pelagem e dentes, mas sua raça ainda não pôde ser identificada AFP/Cris Bouroncl Mais
Incas 2
Restos funerários de duas de quatro crianças do século 15 descobertos em Pachacámac, no Peru. Pertencentes à época dos incas, eles estão em bom estado de conservação, segundo arqueólogos AFP/Cris Bouroncl Mais
Menor sapo do hemisfério norte
O sapo "Eleutherodactylus iberia" é o menor do hemisfério norte e é encontrado nas ilhas do Caribe e no sudoeste dos EUA. O anfíbio de 1 cm se alimenta de pequenos ácaros tóxicos para viver e exala o veneno pela pele, para se proteger de predadores AFP/Ariel Rodriguez/ Miguel Vence Mais
Mosteiro budista
Homens realizam escavações em mosteiro busdista de 2.600 anos em Mes Aynak, sul de Cabul, no Afeganistão. O sitio arqueológico está na segunda maior mina de cobre não explorada do mundo. O empresa chinesa que explora a área deu aos arqueólogos três anos para finalizarem as escavações AP Photo/Dusan Vranic Mais
Mosteiro budista
Estátuas velhas de Buda são encontradas dentro de mosteiro em Mes Aynak, sul de Cabul, Afeganistão AP/Dusan Vranic Mais
Esfinges encontradas no Egito
Uma das 12 novas esfinges, estátuas com corpo de leão e cabeça humana ou de carneiro, que foram encontradas na antiga avenida que unia os templos faraônicos de Luxor e Karnak, a 600 quilômetros ao sul do Cairo, no Egito. Segundo um comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades, estas esculturas datam da época do último rei da 30ª dinastia (380-343 a.C.) EFE Mais
Astrônomo dinamarquês
O cientista dinamarquês Jens Vellev mostra uma publicação com uma foto de 1901 do caixão do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, na Igreja de Nossa Senhora de Tyn, em Praga. Uma equipe internacional de cientistas trabalha na reabertura do túmulo de Brahe, em um esforço para desvendar sua morte misteriosa no século 16 REUTERS/Petr Jose Mais
Fotografia da ISS
Foto noturna feita pelos tripulantes da expedição 25 da Estação Espacial Internacional mostra as luzes brilhantes de Cairo e Alexandria, no Egito, além do rio Nilo Reuters/Nasa Mais
Marte
Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra que os contrastes de luz e sombra vistos na superfície de Marte são um sistema complexo de placas tectônicas, e não um grande lago, como se supunha. desde o século 19. A região do planeta onde as falhas estão localizadas, conhecida como "Lago da Fonix" tem cerca de 8.100 quilômetros quadrados, equivalente à superfície da ilha de Córsega, no mar Mediterrâneo EFE Mais
ISS
O cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin trabalha na Estação Espacial Internacional, em imagem feita da câmara do capacete do cosmonauta Oleg Skripochka. O trabalho em dupla visa equipar o segmento russo do laboratório orbital para futuros trabalhos de montagem Reuters/Nasa TV Mais
Buraco negro mais jovem da vizinhança
Astrônomos da Nasa, usando o Observatório Chandra de raios-X, encontraram o mais novo buraco negro da vizinhança de nossa galáxia. O objeto de 30 anos é remanescente da SN 1979C, uma supernova da constelação de Cabeleira de Berenice na galáxia M100, a aproximadamente 50 milhões de anos luz da Terra. Estudar um buraco negro desde sua "infância" ajuda os cientistas a entenderem como estrelas massivas explodem e quais viram buracos negros ou estrelas de nêutrons e o número de buracos negros em nossa galáxia e nas demais X-ray: NASA/CXC/SAO/D.Patnaude et al, Optical: ESO/VLT, Infrared: NASA/JPL/Caltech Mais
Vulcão Merapi
Imagem da Nasa com cores falsas do satélite Aster mostra um grande fluxo no rio Gendol, no sul do monte Merapi, na Indonésia. O cinza claro mostra depósitos de material da erupção vulcânica; na parte cinza escura é onde a lava causa devastação quase total AP/NASA Mais
Sonda japonesa
Impressão artística da Agência de Exploração Espacial do Japão (Jaxa) mostra a sonda Hayabusa em uma de suas missões de envio de marcadores no asteroide Itokawa. A sonda japonesa foi a primeira a coletar material de asteroide durante viagem de sete anos que terminou com sua volta à Terra no deserto australiano neste ano AFP/HO/JAXA Mais
Sonda japonesa
Técnico da Agência de Exploração Espacial do Japão (Jaxa) examina a cápsula que foi desacoplada da sonda Hayabusa, a primeira a coletar com sucesso material de asteroide Itokawa. A sonda, que fez uma viagem de 7 anos por 6 bilhões de quilômetros para coletar dados do asteroide, lançou a sonda em deserto australiano em junho AP/JAXA Mais
Corpo de homem durante exibição prévia de exibição de animais preservados em polímero do anatomista alemão Gunther von Hagens no Museu de História Natural de Viena, Áustria Reuters/Heinz-Peter Bader Mais
Exposição de anatomia
Alemão Gunther von Hagens posa ao lado de um elefante onde mostra sua anatomia em prévia de exposição no Museu de História Natural de Viena, Áustria, que vai de 17 de novembro a 17 de março de 2011 Reuters/Heinz-Peter Bader Mais
Pelicanos perdidos
Pelicanos rosas africanos estão em zoológico em Barnaul, na Sibéria, após terem perdido sua rota para o sul devido ao calor fora do comum ocorrido na Rússia Reuters/Andrei Kasprishin Mais
Cavalo pré-histórico
Arqueologistas trabalham em esqueleto de cavalo pré-histórico perfeitamente conservado apesar de ter 100 mil anos, em Moriat, na França. O esqueleto completo foi encontrado no campo por um fazendeiro e estava enterrado a 2 metros AFP/THIERRY ZOCCOLA Mais
Planeta de outra galáxia
Pela primeira vez astrônomos encontraram um planeta orbitando uma estrela fora da Via Láctea. Astrônomos europeus detectaram o HIP 13044 b que orbita uma estrela de outra galáxia, mas que agora está dentro da Via Láctea, usando o observatório de La Silla, no Chile. O planeta tem 1,25 vezes o tamanho de Júpiter e está a 2 mil anos luz da Terra. Eles pertenciam a uma galáxia "devorada" pela nossa galáxia há 6 ou 9 bilhões de anos. É possível ver a estrela HIP 13044 no centro da imagem ESO and Digitized Sky Survey 2. Acknowledgment: Davide De Martin Mais
Tartarugas presas na Indonésia
Turistas ajudam a polícia costeira de Bali a liberar tartarugas marinhas na praia de Kuta, na Indonésia. Cerca de 87 tartarugas foram encontradas vivas onde acredita-se seriam levadas para venda fora do país Mais
Remédio para diabetes mata 500
Remédio Mediator para diabéticos pode ter matado 500 pessoas em 3 décadas na França. A droga foi proibida ano passado e pacientes que usaram o medicamento por mais de 3 meses devem procurar seus médicos AFP/FRED TANNEA Mais
Aurora austral
Fotografia da Agência Espacial Europeia mostra aurora austral tirada do Observatório de Cupola, na Estação Espacial Internacional AFP/HO/ESA Mais
Imagem do Cern mostra átomos de anti-hidrogênio em um campo magnético onde eles foram criados e puderam ser analisados (AP/CERN) Mais
Piscina romana é encontrada em Jerusalém
Arqueólogos fazem escavação na cidade velha de Jerusalém onde encontraram uma piscina de 1.800 anos construída pela mesma legião romana que saqueou e expulsou os judeus da região. Depois do achado arqueológico, os israelenses vão dar continuidade à construção do banho judaico onde será realizado um ritual de purificação, mas irão incorporar os achados ao projeto atual AP/Bernat Armangue Mais
Verme-lula
Cientistas descrevem uma nova espécie de criatura marinha batizada de verme-lula, descoberta recentemente nas profundezas do oceano, entre a Indonésia e as Filipinas. O <i>Teuthidodrilus samae</i> tem 9.4 centímetros de comprimento AFP/Woods Hole Oceanographic Institution Mais
Pterossauros
Os pterossauros, os primeiros e maiores vertebrados com capacidade de voar conhecidos, se adaptaram muito bem às brisas tropicais, mas caíam em caso de tempestade forte, segundo um estudo britânico. Na foto,o paleontologista brasileiro Alexander Kellner mostra uma reprodução de <i> Thalassodromeus sethi</i>, espécie de pterossauro AFP/Antonio Scorz Mais
Retorno da listra
Novas imagens obtidas pela Nasa (agência espacial americana) mostram que uma das faixas de Júpiter, que havia "desaparecido" na última primavera, começa a mostrar sinais de um retorno. As novas observações vão ajudar os cientistas a compreender melhor a interação entre os ventos de Júpiter e da química das nuvens Nasa/JPL-Caltech Mais
Filamentos entre galáxias
Com ajuda do telescópio Spitzer, da Nasa, astrônomos conseguiram provar a existência de um "banco de areia", ou filamento, entre os aglomerados de galáxias Abell 1763 e Abell 1770. Segundo os pesquisadores, essas estruturas são fundamentais para a evolução dos aglomerados Nasa/JPL-Caltech Mais
Calculada massa da Cefeida
Ao descobrir a primeira estrela dupla onde uma Cefeida (estrela variável pulsante de curto período) e outra estrela passam em frente uma da outra, uma equipe internacional de astrônomos do Observatório Europeu do Sul desvendou um mistério de décadas. O alinhamento raro das órbitas das duas estrelas no sistema estelar duplo permitiu fazer uma medição da massa da Cefeida, que se expandem e contrai de forma regular, confirmando uma das duas teorias existentes para o cálculo ESO/L. Calçada Mais
Oxigênio em lua de Saturno
Sonda espacial confirma "ar" com oxigênio na lua Reia, de Saturno. Embora haja indícios claros da presença de oxigênio em outros planetas e satélites (como Europa, lua de Júpiter), a maioria dessas conclusões se baseia em observações indiretas, como as do Telescópio Espacial Hubble. Desta vez, a sonda não tripulada Cassini, da Nasa, conseguiu de fato coletar o gás. A descoberta será publicada numa edição futura da revista "Science" Nasa Mais
Volta dos astronautas
A nave Soyuz TMA-19, com o russo Fiódor Yurchikhin e os americanos Douglas Wheelock e Shannon Walker a bordo, aterrissou nesta sexta-feira (26) sem contratempos nas estepes do Cazaquistão Efe/Shamil Zhumatov Mais
Reconstrução de traqueia
O professor Philippe Dartevelle, chefe do departamento de cirugia toráxica e vascular do Centro Marie Lannelongue, na França, anuncia o sucesso de uma nova técnica de reconstruação de traqueia a partir de tecidos de outras partes do corpo do paciente AFP/Bertrand Gua Mais
Galáxias em fusão
Telescópio europeu em La Silla, no Chile, capta a imagem de duas enormes galáxias espirais em processo de fusão. O novo conglomerado, conhecido como Arp 157, tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro e encontra-se a aproximadamente 100 milhões de anos-luz da Terra ESO Mais
Dia Mundial de Luta Contra Aids
Ativistas de ONG acendem velas sobre a fita vermelha que simboliza a luta contra Aids em Agartala, na Índia Reuters/Jayanta Dey Mais
Estranha forma de vida
O lago Mono, na Califórnia, e nova forma de vida (em destaque) encontrada pela Nasa lá. A bactéria, capaz de alimentar-se de arsênico, deixou pesquisadores boquiabertos e redefine o que a ciência considera como elementos necessários para a vida, como carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre. O anúncio, nesta quinta (2), deixou muita gente decepcionada, já que no dia anterior a expectativa era que a Nasa divulgaria a descoberta de alguma forma de vida extraterrestre Nasa Mais
Mais

Imagens do mês (novembro/2010)

Veja mais: