Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Imagens do mês (dezembro/2010)
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/1012_album.htm
  • totalImagens: 26
  • fotoInicial: 6
  • imagePath: http://cs.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170253
    • Ciência [45097];
Fotos
Foguete russo
Foguete russo Proton-M, levando os satélites Glonass-M, é lançado no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão AFP Mais
Dia de Luta Contra Aids
Estudantes seguram faixa vermelha formando o símbolo da luta contra a Aids na província de Anhui, na China, no Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º) Reuters/China Daily Mais
Nova forma de vida
O lago Mono, na Califórnia, e nova forma de vida (em destaque) encontrada pela Nasa lá. A bactéria, capaz de alimentar-se de arsênico, deixou pesquisadores boquiabertos e redefine o que a ciência considera como elementos necessários para a vida, como carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre. O anúncio, nesta quinta (2), deixou muita gente decepcionada, já que no dia anterior a expectativa era que a Nasa divulgaria a descoberta de alguma forma de vida extraterrestre Nasa Mais
Degelo na Patagônia
Geleiras na Patagônia e no Alasca estão perdendo massa mais rapidamente e por mais tempo do que em outras partes do mundo. Esta é a conclusão de um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado na COP-16, Conferência do Clima, que ocorre em Cancún, no México. Na foto, a geleira Perito Moreno, na Argentina Mais
Missão japonesa
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) informou nesta quarta-feira que a sonda "Akatsuki" ("aurora", no idioma japonês) fracassou em sua tentativa de penetrar na órbita de Vênus, quase sete meses após ter partido da Terra Jaxa Mais
Enxame de estrelas
Imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) mostra o enxame de estrelas Messier 107, ou NGC 6171, a cerca de 21 mil anos-luz. O registro foi obtido pelo telescópio de La Silla, no Chile. Estudar estes objetos ajuda astrônomos na compreensão de como as galáxias se formam ESO Mais
Foguete privado
Foguete Falcon 9, da SpaceX, é lançado ao espaço no Cabo Canaveral, na Flórida. Ele levava a cápsula Dragon, que reingressou na atmosfera terrestre e pousou no oceano Pacífico com sucesso. Esta missão era a primeira tentativa por parte de uma empresa privada de enviar uma nave à orbita e trazê-la de volta à Terra, e pode abrir caminho para os voos espaciais comerciais, após a Nasa aposentar sua frota de ônibus espaciais no ano que vem AFP/Bruce Weave Mais
Dinossauro coreano
Uma equipe internacional de pesquisadores confirmou nesta terça-feira que vários ossos achados em 2008 na Coreia do Sul pertencem a um tipo de dinossauro da família dos ceratopsianos até agora desconhecido, que viveu na região há 103 milhões de anos. A imagem acima mostra como era o animal EFE/Instituto Sul-coreano de Geociências e Recursos Naturais Mais
Mosca rara
Cientistas quenianos localizaram no Quênia uma das mais raras moscas do mundo, conhecida como "terrível mosca peluda" --nome científico <i>Mormotomyia hirsuta</i>. A espécie peluda, de cor dourada, foi avistada pela primeira vez em 1933 e, depois, somente em 1948 AFP/Robert Copeland Mais
Estrela HR 8799
Astrônomos canadenses localizaram um quarto planeta que orbita ao redor da estrela HR 8799 (na foto), a mais próxima do nosso sistema solar, segundo os detalhes da observação publicada no último número da revista "Nature" Nasa Mais
Foguete brasileiro
Foguete brasileiro de médio porte VSB-30 V07 foi lançado com sucesso pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Ele levou ao espaço cerca de dez experimentos de universidades, de institutos de pesquisas e de alunos - atingiu 241,9 quilômetros de altitude. O objetivo da operação era colocar os experimentos a 100 quilômetros de altitude, em um ambiente de microgravidade Agência Brasil Mais
Soyuz pronta para partir
A espaçonave russa Soyuz TMA-20 na plataforma de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão. A previsão é que ele parta na quarta-feira (15) levando astronautas à Estação Espacial Internacional Efe/Sergei Ilnitsky Mais
Bola de gás
Bola de gás captada pelo telescópio Hubble na Grande Nuvem de Magalhães, galáxia vizinha à nossa, a 160 mil anos-luz da Terra. Derivada da explosão de uma supernova, a esfera tem 23 anos-luz de diâmetro e está em expansão a mais de 18 milhões de quilômetros por hora Nasa/ESA Mais
Lua de Saturno
Montanha com 1.500 metros de altura localizada na lua Titã, em Saturno, e detectada pela sonda Cassini, da Nasa. O vulcão pode cuspir gelo, segundo astrônomos. Nesta ilustração, o verde equivale a material vulcânico e o azul, a solo arenoso AP/Nasa Mais
Soyuz
A Rússia lançou nesta quarta-feira (15) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) a nave Soyuz TMA-20 com três tripulantes a bordo, um russo, um americano e um italiano. O lançamento, transmitido ao vivo pelo canal de notícias "Rossía 24", aconteceu às 22h09 de Moscou (17h09 no horário de Brasília) com a ajuda de um foguete portador Soyuz FG a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão AP/Dmitry Lovetsky Mais
Explosões de raios gama
Concepção artística mostra uma explosão de raios gama, um dos fenômenos mais energéticos do Universo. Há anos os astrônomos vinham tentando descobrir como essas explosões às vezes parecem tão fracas quando observadas na luz visível. Com ajuda do telescópio europeu de La Silla, no Chile, cientistas descobriram que a baixa luminosidade é explicada pela poeira existente entre a Terra e o fenômeno ESO/L.Calçada Mais
Lado oculto da Lua
Mapa topográfico do hemisfério norte da Lua feito a partir de imagens feitas pela sonda LOLA. As cores falsas indicam relevo: as áreas em vermelho são as mais elevadas e as em azul as mais baixas. A Sonda de Reconhecimento Lunar da Nasa usa um dispositivo, o Altímetro a Laser da Sonda Lunar (Lola, na sigla em inglês), para fazer mapas dos terrenos e crateras da Lua, incluindo o lado mais distante NASA/GSFC/MIT/SVS Mais
Flor-cadáver
Uma "flor-cadáver", conhecida por ser a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo, floresceu neste final de semana (19) no Jardim Botânico Inhotim, Minas Gerais. O desabrochar da planta acontece uma vez a cada 10 ou 12 anos, e dura no máximo três dias. Segundo o Jardim Botânico, esta é a primeira vez que a espécie <i>Amorphophallus titanum</i> floresce na América Latina Divulgação Mais
Eclipse total da Lua
Montagem mostra as diferentes fases do eclipse lunar visto da Cidade do México, no México Luis Acosta/ AFP Mais
Rato que pia
Foto divulgada pela Universidade de Osaka, no Japão, mostra um rato geneticamente modificado para piar como um pássaro, em pesquisa da Faculdade de Biociências, na cidade de Suita. Segundo os cientistas japoneses, o rato é uma evolução transgênica que pode ajudar a entender as origens da linguagem humana. <a href="http://www.youtube.com/watch?v=yLu37VvCozw">Veja e ouça o rato piando</a> AFP/Osaka University Mais
Parente distante do homem
Foto da Nature mostra dente molar encontrado em caverna na Sibéria de um parentes dos humanos recém descoberto que teria vivido há mais de 30 mil anos. Análise do DNA indicou que ele era mais próximo dos neandertais do que dos homens modernos, o que sugere que ambos vieram de um mesmo ancestral, que seria de uma família de evolução diferente dos homens modernos. Mas um fóssil de um dedo de uma garota, encontrado no mesmo local e que seria do mesmo grupo chamado de Denisovan, contém de 4 a 6% do genoma de homens modernos na Melanésia AP/Nature, David Reich Mais
Discovery deixa base de lançamento
Após três meses na base de lançamento, o ônibus espacial Discovery foi retirado para que o tanque externo de combustível possa ser inspecionado para ser liberado para voar AP/Florida Today - Michael R. Brown Mais
Satélite
Foguete lançado no domingo (26) com o satélite de banda larga KA-SAT. Segundo a operadora Eutelsat, trata-se de um dos satélites mais potentes já lançados AFP/Eutelsat Mais
Dente de 400 mil anos
Professor do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv segura dente de 400 mil anos encontrado em sítio próximo a Rosh Haain, no centro de Israel. Segundo pesquisadores, esta pode ser uma das evidências mais antigas do homem moderno e pode mudar a teoria da evolução, embora ainda sejam necessários mais estudos para fundamentar a hipótese AP/Oded Balilty Mais
Tempestade em Saturno
Imagem feita pela sonda Cassini, da Nasa, mostra uma tempestade branca no hemisfério norte de Saturno, acima das sombras escuras dos anéis do planeta AFP/Nasa/JPL Mais
Fissuras em tanque do Discovery
A agência espacial americana Nasa anunciou nesta quinta-feira ter encontrado novas fissuras no tanque externo de combustível do ônibus espacial Discovery, após um teste com raios-X, como parte da preparação para o voo final, em 2011. As anteriores foram descobertas antes de uma tentativa de decolagem, no dia 5 de novembro passado, explicou a Nasa, através de um comunicado AP Mais

Imagens do mês (dezembro/2010)

Veja mais: