Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Imagens do mês (jan.2011)
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/1101_album.htm
  • totalImagens: 40
  • fotoInicial: 2
  • imagePath: http://cs.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170246
    • Ciência [45097];
Fotos
Bahamas
Imagem divulgada pela Nasa e feita por um astronauta mostra as límpidas águas das Bahamas, no oceano Atlântico Nasa/AFP Mais
Prova mais antiga de navegação
Pedras achadas no sul da Ilha de Creta comprovam que os ancestrais do homem já navegavam há mais de 130 mil anos. As descobertas, que atestam pela primeira vez uma instalação de hominídeos na ilha, antes do neolítico (7.000 - 3.000 anos a.C.), trazem à luz, também, "a mais antiga prova de navegação no mundo" AFP Mais
Eclipse solar parcial
Eclipse parcial do Sol é visto no começo da manhã de terça-feira (4) em Lublin, Polônia EFE/Wojciech Pacewicz Mais
Lagartixa satânica
Filhote da lagartixa <i>Uroplatus phantasticus</i>, também conhecida como lagartixa satânica de cauda de folha, nascida no zoológico de San Diego, nos EUA. O local é um de apenas sete zoológicos nos EUA que possui esse tipo de lagartixa e também um dos dois únicos do país que reproduzem a espécie Reuters/Ken Bohn/San Diego Zoo Mais
Icebergs na Antártida
Imagem de satélite divulgada pela Nasa mostra icebergs ao longo da costa da Princesa Ragnhild, na Antártida. As diferenças de texturas indicam diferentes histórias e a pressão exercida pelo mar AFP/Nasa Mais
Supernova descoberta por supernova
Uma pequena canadense de 10 anos, fã de astronomia, assim como seu pai, descobriu uma supernova e tornou-se a pessoa mais jovem a fazer este tipo de achado, anunciou a Sociedade Real de Astronomia do Canadá. Kathryn Aurora Gray examinava na tela de um computador imagens de galáxias distantes captadas por um telescópio. Assim, descobriu uma supernova de magnitude 17 na galáxia UGC 3378, a 240 milhões de anos-luz da Terra, na constelação da Girafa Sociedade Real de Astronomia do Canadá Mais
Galáxia de Andrômeda
Imagens combinadas do telescópio espacial de infravermelho Herschel e do XMM-Newton de raios X, apresentado nesta terça-feira (8) pela Agência Espacial Europeia, mostram o ciclo vital das estrelas, desde a formação até sua morte. As imagens são da Galáxia de Andrômeda e foram tiradas no dia do Natal de forma quase simultânea pelos dois observatórios Efe/ESA Mais
Nebulosa da Lagoa Azul
Nova imagem infravermelha mostra detalhes da Nebulosa da Lagoa. Astrônomos utilizam o telescópio VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) do ESO (Observatório Europeu do Sul) para esquadrinhar as regiões centrais da Via Láctea procurando objetos variáveis e mapeando a sua estrutura com um detalhe sem precedentes. Na imagem podemos observar a maternidade estelar chamada Nebulosa da Lagoa (também conhecida como Messier 8), que se situa a cerca de 4000 - 5000 anos-luz de distância, na constelação de Sagitário ESO/VVV Mais
Galáxias com núcleos ativos
Uma equipe de astrônomos estudaram mais de 1.400 galáxias no inquérito COSMOS para testar a hipótese de que as fusões galácticas aumentavam as explosões no centro das galáxias. Para ser um teste cego, a equipe modelou e removeu o núcleo ativo (o que normalmente aparece como um ponto brilhante) de cada galáxia e, em seguida tornou-as visualmente indistinguíveis. Isso explica o ponto preto visível perto do centro de cada uma dessas imagens. Em seguida, classificou as galáxias de acordo com os sinais que indicavam fusões. Ao analisar os resultados, eles descobriram que não houve diferença estatística entre as galáxias normais e as com núcleos ativos. Durante anos, essas colisões cósmicas foram responsabilizadas por desencadear tal atividade e agora os astrônomos sabem que outros fenômenos menos dramáticos são os responsáveis NASA, ESA, M. Cisternas (Max-Planck Institute for Astronomy) Mais
Inundação na Austrália
Imagem feita por satélite da Nasa e colorida artificialmente mostra a inundação em Queensland, na Austrália Efe/Nasa Mais
Cratera em Marte
Imagem feita pela sonda MRO, da Nasa, mostra o robô de exploração Opportunity no sudoeste da cratera Santa Maria, em Marte, em 31 de dezembro. O buraco tem o tamanho de um estádio de futebol americano. O robô completa seu 7º aniversário no planeta vermelho no dia 25 deste mês, e fica dois meses na região da cratera fazendo a análise de pedras Nasa/JPL-Caltech/Univ. of Arizona Mais
Eclipse registrado por satélite
Imagem divulgada nesta quinta-feira (6) pela Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês) mostra o eclipse parcial do Sol do dia 4 nas lentes do microsatélite Proba-2. O efeito foi rápido: assim que a Lua bloqueou a visão do Sol a sonda se dirigiu para a sombra da Terra. Por um instante, tudo ficou preto e Sol, Lua, Terra e o satélite ficaram alinhados em um evento raro ESA Mais
Tanque do Discovery
Equipe da Nasa (agência espacial norte-americana) trabalha em tanque externo do ônibus espacial Discovery. A agência decidiu postergar pela oitava vez a data de lançamento da espaçonave Nasa Mais
Ovos contaminados na Alemanha
A pesquisadora Ulrike Behringer observa ovos contaminados com dioxina (substância cancerígena) em laboratório de Oldenburgo, na Alemanha. Mais de 4,7 mil fazendas no país foram fechadas depois da descoberta de que grandes quantidades de ração animal estavam contaminadas EFE/Ingo Wagner Mais
Troca de papel sexual
Borboletas da espécie <i>Bicyclus anynana</i> copulam. Estudo publicado na "Science" mostra que certas fêmeas de borboletas se mostram sexualmente agressivas em relação aos machos quando expostas a temperaturas frias no estágio de larva, um exemplo incomum de troca de papel sexual AP/Science Mais
Planeta rochoso
A Nasa (agência espacial norte-americana) anunciou nesta segunda-feira (10) que a missão Kepler encontrou pela primeira vez um planeta rochoso, o menor já descoberto fora do Sistema Solar. O planeta, batizado de Kepler 10b, tem o tamanho da Terra multiplicado por 1,4 Nasa Mais
Estrelas em objeto estranho
O telescópio espacial Hubble detecta aglomerado de estrelas jovens em um dos objetos mais estranhos já vistos no espaço: uma bolha verde e brilhante de gás do tamanho da Via Láctea no espaço próximo a uma galáxia em espiral, a IC 2497, localizada a cerca de 650 milhões de anos-luz da Terra Nasa/ESA Mais
Telescópio Planck
Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra o disco principal da Via Láctea, registrado pelo telescópio Planck. Nesta terça-feira (11), astrônomos apresentaram os resultados de 15 meses de observações do equipamento, projetado para investigar os segredos de micro-ondas do "Big Bang" Efe Mais
Produção de vinho há 6.100 anos 1
Cachos de uva prensados e ressecados de 6.100 anos encontrados em caverna armênia. Trata-se da mais antiga unidade de produção de vinho conhecida até então, segundo arqueólogos Reuters/Gregory Areshian/UCLA/National Geographic Mais
Produção de vinho há 6.100 anos
O arqueólogo Levon Petrosyan observa equipamentos de uma unidade de produção de vinho de 6.100 descoberto na Armênia, a mais antiga já conhecida até então Reuters/Gregory Areshian/UCLA/National Geographic Mais
Aglomerado mais distante
Astrônomos descobriram um aglomerado de galáxias jovens (destacados na imagem), batizada Cosmos-AzTEC3. Trata-se do mais distante "proto-aglomerado" de galáxias já encontrado, localizado a cerca de 12,6 bilhões de anos-luz. A imagem foi captada pelo telescópio japonês Subaru, no Havaí e o aglomerado foi descoberto com ajuda dos telescópios Spitzer, Chandra e Hubble Subaru/Nasa/JPL-Caltech Mais
Verme e envelhecimento
Fotografia de um verme da espécie <i>Caenorhabditis elegans</i>. Uma equipe de cientistas descobriu que mecanismos de renovação dessa criatura abre novas linhas de estudo sobre o combate ao envelhecimento e ao câncer de pele EFE Mais
Cassini perto da lua Rhea de Saturno
Imagem da Sonda Cassini da Nasa mostra lua de gelo de Saturno Rhea em primeiro plano. A foto em grande angular foi tomada em 11 de janeiro de 2011, a uma distância de aproximadamente 60 mil quilômetros. A sonda chegou a 69 km em sua maior aproximação AFP/Nasa Mais
Galáxias vizinhas
Equipamento da Nasa captura imagem de duas galáxias vizinhas - Messier 81 e 82 (no topo), esta última também conhecida como galáxia do Charuto. Elas já estiveram bem próximas, há centenas de milhões de anos. A interação gravitacional entre elas deflagrou uma explosão de formação de estrelas Nasa/JPL-Caltech/UCLA Mais
Visões de uma galáxia
Imagem registrada pelo telescópio Hubble mostra duas visões bem diferentes da galáxia em espiral M51, também conhecida como Galáxia do Redemoinho. A da esquerda foi tomada com luz visível. Na da direita, a maior parte do brilho das estrelas foi removido, revelando a estrutura de poeira da M51. Nasa/ESA Mais
Supernova
Concepção artística mostra supernova gigante descoberta pelo telescópio Spitzer da Nasa. Ela parece "sufocada" em uma concha de poeira e gás, que eclodiu de estrelas centenas de anos atrás AFP/Nasa/JPL-Caltech Mais
Monte Everest
Imagem da Nasa mostra a região norte do Monte Everest, no Tibete. A foto foi tirada por astronautas da Estação Espacial Internacional com uma câmera Nikon D2Xs digital Nasa Mais
Cão de 9.400 anos
Pesquisador da Universidade do Maine, Samuel Belknap III, diz ter encontrado fragmento de osso de cão mais velho da América do Norte, em cavernas do Texas. Teste de carbono indica que o osso tem 9.400 anos. O crânio do qual o osso faz parte foi encontrado junto a lixo com dejetos humanos e teria sido comido por humanos AP/Robert F. Bukaty Mais
Nebulosa de Orion
Telescópio do Observatório Europeu do Sul capta imagem detalhada da Nebulosa de Orion que permite aos astrônomos estudarem melhor esta região de formação estelar de grande massa. A Nebulosa de Orion, também conhecida como Messier 42, é a área deste tipo mais próxima da Terra, a 1350 anos-luz ESO/Igor Chekalin Mais
Nova planta
Uma nova espécie de planta descoberta na Região Nordeste foi descrita, no mês passado, no mais recente volume da revista alemã Willdenowia - Anuário do Jardim Botânico e do Museu Botânico de Berlin-Dahlen. Descoberta em 2006 por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a espécie chama-se <i>Gymnanthes boticario</i> e pertence à família Euphorbiaceae, a mesma de urtigas, mameleiros e leiteiras. Cortesia Maria de Fátima de Araújo Lucena Mais
Robô na escola
Robô de plástico substitui na sala de aula o estudante russo Stepan Sopin, 12 anos, que se recupera de leucemia. A máquina transmite o conteúdo escolar para o computador do garoto em tempo real, por onde ele controla seus movimentos e interage com a professora e os colegas AFP/Alexander Nemeno Mais
Ovo de Darwinopterus
Imagem fornecida pelo Instituto de Geologia de Pequim mostra um ovo preservado junto com os restos de uma fêmea de Darwinopterus, um tipo de pterossauro batizado de "Senhora T". O fóssil tem cerca de 160 milhões de anos. Detalhes do ovo indicam que a estratégia reprodutiva dos pterossauros não era como a dos pássaros, como os pesquisadores suspeitava. Artigo sobre o assunto foi publicado na "Science" AFP/Instituto de Geologia de Pequim Mais
Caminhada espacial
Cosmonauta russo Dmitry Kondratyev instala um sistema de rádio experimental e uma câmera de TV no módulo Rassvet, da Estação Espacial Internacional, nesta sexta-feira (21). Oleg Skripochka também participou da caminhada espacial Reuters/Nasa TV Mais
Zeta Ophiuchi abrindo caminho no espaço
Imagem da missão Wise da Nasa mostra a estrela Zeta Ophiuchi (ponto azul no centro), que tem massa cerca de 20 vezes maior que a do Sol. A estrela está em trajetória a uma enorme velocidade de 24 km/s em direção ao canto superior esquerdo da imagem. Seu vento empurra o gás e a poeira a sua frente, formando uma onda de choque (em amarelo). A imagem é em infravermelho, sob luz visível a estrela aparece como um fraco ponto vermelho NASA/JPL-Caltech/UCLA Mais
Veredicto sobre Júpiter
Imagens de telescópio da Nasa mostram marcas deixadas por um objeto que atingiu a atmosfera de Júpiter em julho de 2009. Cientistas concluíram que o impacto foi provocado por um asteroide do tamanho do Titanic, segundo estudo publicado este mês Nasa/JPL-Caltech/Universidade de Oxford Mais
Galáxia mais distante
Um grupo de astrônomos descobriu a que pode ser a galáxia mais distante detectada até o momento, situada a cerca de 13,2 bilhões de anos-luz, segundo um estudo publicado pela revista científica "Nature" Efe Mais
Migrações humanas 1
O pesquisador Hans-Peter Uerpmann, da Universidade Eberhard Karls em Tübingen, na Alemanha. Ele e sua equipe concluíram, a partir da análise de objetos encontrados em sítio arqueológico nos Emirados Árabes, que o homem moderno deixou a África há menos de 100 mil anos, ou seja, bem antes que o imaginado EFE/Bernd Weissbrod Mais
Migrações humanas 2
Imagem mostra o sítio arqueológico de Jebel Faya, nos Emirados Árabes, onde foram encontrados objetos de cavar e cortar usados pelo homem moderno. A descoberta indica que o <i>Homo sapiens</i> deixou a África há menos de 100 mil anos, bem antes que o imaginado, conforme estudo publicado na "Science" AP/Science Mais
Plantas que brilham no escuro
Tubos de ensaio com plantas no laboratório do pesquisador Su Yen-Hsun, de Taiwan. O cientista descobriu uma forma de injetar nanopartículas de ouro nas folhas de forma que a clorofila presente nela passe a produzir luminosidade e as plantas brilhem no escuro. A ideia poderia ajudar na economia de luz nas cidades à noite Reuters/Nicky Loh Mais
Caracóis medidores de poluição
Uma companhia de tratamento de águas russa "recrutou" caracóis africanos gigantes para usar sensores que ajudarão a monitorar a poluição do ar em um incinerador de resíduos de esgoto em São Petersburgo.Os caracóis do gênero <i>Achatina</i>, com cerca de 20 centímetros de comprimento, foram escolhidos para a função por apresentarem pulmões que filtram o ar como o dos humanos. A ideia gerou críticas do Greenpeace AFP/Kiril Kudryavtse Mais

Imagens do mês (jan.2011)

Veja mais: