Informações sobre o álbums
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170055
    • Ciência [45097];
Fotos
Imagem divulgada pela Nasa em janeiro e feita por um astronauta mostra as límpidas águas das Bahamas, no oceano Atlântico Nasa/AFP Mais
Imagens combinadas do telescópio espacial de infravermelho Herschel e do XMM-Newton de raios X, apresentado em janeiro pela Agência Espacial Europeia, mostram o ciclo vital das estrelas, desde a formação até sua morte. As imagens são da Galáxia de Andrômeda e foram tiradas no dia do Natal de forma quase simultânea pelos dois observatórios Efe/ESA Mais
Nova imagem infravermelha mostra detalhes da Nebulosa da Lagoa em janeiro. Astrônomos utilizam o telescópio VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) do ESO (Observatório Europeu do Sul) para esquadrinhar as regiões centrais da Via Láctea procurando objetos variáveis e mapeando a sua estrutura com um detalhe sem precedentes. Na imagem podemos observar a maternidade estelar chamada Nebulosa da Lagoa (também conhecida como Messier 8), que se situa a cerca de 4000 - 5000 anos-luz de distância, na constelação de Sagitário ESO/VVV Mais
Imagem feita por satélite da Nasa em janeiro e colorida artificialmente mostra a inundação em Queensland, na Austrália Efe/Nasa Mais
Imagem divulgada em janeiro pela Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês) mostra o eclipse parcial do Sol do dia 4 nas lentes do microsatélite Proba-2. O efeito foi rápido: assim que a Lua bloqueou a visão do Sol a sonda se dirigiu para a sombra da Terra. Por um instante, tudo ficou preto e Sol, Lua, Terra e o satélite ficaram alinhados em um evento raro ESA Mais
O telescópio espacial Hubble detecta aglomerado de estrelas jovens em um dos objetos mais estranhos já vistos no espaço: uma bolha verde e brilhante de gás do tamanho da Via Láctea no espaço próximo a uma galáxia em espiral, a IC 2497, localizada a cerca de 650 milhões de anos-luz da Terra. A imagem foi divulgada em janeiro Nasa/ESA Mais
Imagem divulgada em janeiro pela Agência Espacial Europeia mostra o disco principal da Via Láctea, registrado pelo telescópio Planck. Nesta terça-feira (11), astrônomos apresentaram os resultados de 15 meses de observações do equipamento, projetado para investigar os segredos de micro-ondas do "Big Bang" EFE Mais
Imagem da Sonda Cassini da Nasa em janeiro mostra lua de gelo de Saturno Rhea em primeiro plano. A foto em grande angular foi tomada em 11 de janeiro de 2011, a uma distância de aproximadamente 60 mil quilômetros. A sonda chegou a 69 km em sua maior aproximação AFP/Nasa Mais
Equipamento da Nasa captura, em janeiro, imagem de duas galáxias vizinhas - Messier 81 e 82 (no topo), esta última também conhecida como galáxia do Charuto. Elas já estiveram bem próximas, há centenas de milhões de anos. A interação gravitacional entre elas deflagrou uma explosão de formação de estrelas Nasa/JPL-Caltech/UCLA Mais
Imagem da Nasa mostra a região norte do Monte Everest, no Tibete. A foto foi tirada por astronautas da Estação Espacial Internacional com uma câmera Nikon D2Xs digital em janeiro Nasa Mais
Telescópio do Observatório Europeu do Sul capta, em janeiro, imagem detalhada da Nebulosa de Orion que permite aos astrônomos estudarem melhor esta região de formação estelar de grande massa. A Nebulosa de Orion, também conhecida como Messier 42, é a área deste tipo mais próxima da Terra, a 1350 anos-luz ESO/Igor Chekalin Mais
Imagem da missão Wise da Nasa, obtida em janeiro, mostra a estrela Zeta Ophiuchi (ponto azul no centro), que tem massa cerca de 20 vezes maior que a do Sol. A estrela está em trajetória a uma enorme velocidade de 24 km/s em direção ao canto superior esquerdo da imagem. Seu vento empurra o gás e a poeira a sua frente, formando uma onda de choque (em amarelo). A imagem é em infravermelho, sob luz visível a estrela aparece como um fraco ponto vermelho Nasa/JPL-Caltech/UCLA Mais
Imagem de satélite da Nasa mostra o ciclone Yasi sobre a Australia em fevereiro Nasa/AFP Mais
Galáxia brilhante NGC 3621 parece ser um exemplar perfeito de uma espiral clássica, mas é rara: Esta galáxia não tem bojo central e é por isso descrita como uma galáxia de disco puro. Ela está situada a cerca de 22 milhões de anos-luz de distância na constelação da Hidra. A imagem foi obtida em fevereiro ESO/Joe DePasquale Mais
Imagem obtida pela sonda Wise, da Nasa, em fevereiro, mostra uma nebulosa colorida remanescente da supernova IC 443. Também conhecida como nebulosa da Água Viva, ela é considerada um bom exemplo de como explosões estelares interagem com seu ambiente. A explosão da supernova enviou ondas que viajaram pelo espaço, varrendo e aquecendo o gás e a poeira do meio interestelar AFP/Nasa/JPL-Caltech Mais
A Nasa (agência espacial americana) cumpriu sua missão de fotografar o Tempel 1 em fevereiro. O cometa, de tamanho equivalente a meia Manhattan, estava a uma velocidade de 3.8624 km/h e, em determinado momento, ficou a apenas 180 km de distância da sonda Stardust-NExt. As primeiras fotos seriam cinco closes do núcleo do Tempel 1, mas houve um problema e, no lugar, surgiram fotos do cometa como se fosse somente um minúsculo ponto no espaço (imagem acima) Nasa/JPL-Caltech/Cornell Mais
A Nasa, agência espacial americana, divulgou em fevereiro uma foto da Arp 147, um par de galáxias localizadas a cerca de 430 milhões de anos-luz da Terra. A imagem foi possível pelos raios X emitidos pelo observatório Chandra e pelos dados ópticos do telescópio Hubble Nasa Mais
A nebulosa Messier 78, a cerca de 1.350 anos-luz de distância, na constelação de Orion, é a atração principal nesta imagem obtida por instrumento do telescópio europeu instalado no Observatório de La Silla, no Chile ESO/Igor Chekalin Mais
Imagem da galáxia em espiral NGC 2841, captada pela nova câmera do telescópio espacial Hubble em fevereiro para um estudo sobre a taxa de natalidade de diferentes berçários estelares. Ao contrário de outras espirais, a NGC 2841 tem um índice baixo de formação de estrelas Nasa/ESA Mais
A imagem da NGC 247, uma das galáxias espirais do céu austral mais próximas de nós. O registro foi obtido pelo telescópio MPG, instalado em La Silla, no Chile, em março. A nova imagem permite observar o grande número de estrelas que compõem o braço da galáxia, assim como nuvens de hidrogênio em rosa. A imagem está ajudando astrônomos a medir com mais precisão as distâncias celestes ESO Mais
Imagem captada pelo satélite Aqua, da Nasa, mostra uma tempestade de poeira sobre o Iraque no início de março. Os finos sedimentos produzidos pelas bacias hidrográficas dos rios Tigre e Eufrates produzem a poeira na região Nasa Mais
Imagem do grupo de galáxias mais distante já encontrados, obtida a partir do telescópio VLT, em La Silla, no Chile, e do telescópio Subaru, no Havaí, em março. Um grupo de astrofísicos descobriu grupos de galáxias distantes, como esse, que parecem "jovens", apesar de serem "maduras", o que pode obrigar uma revisão das teorias do início do universo ESO/NOAJ/Subaru/R. Gobat Mais
Imagem feita em março pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita Marte desde 2006, chama a atenção pelos detalhes nunca antes registrados de partes da superfície marciana. Mais exatamente, a bacia de impacto Hellas, que mede aproximadamente 2.200 quilômetros e é uma das maiores do planeta Nasa/JPL-Caltech/Universidade do Arizona Mais
A NGC 4151 está localizada a cerca de 43 milhões de anos-luz da Terra e se enquadra entre as galáxias jovens que possui um buraco negro em intensa atividade. Mas ela não é só lembrada por esses quesitos. A NGC 4151 é conhecida por astrônomos como o "olho de Sauron", uma referência ao vilão do filme "O Senhor dos Anéis". A imagem foi obtida em março Nasa Mais
A Nasa (agência espacial americana) divulgou em março fotografias do Japão pouco antes do terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter, que provocou um grande tsunami. As primeiras imagens divulgadas pela agência espacial americana foram feitas pelo satélite Aqua 1 hora e 45 minutos antes de o terremoto atingir o país. No momento em que passou sobre o Japão, às 13h05 (horário de Brasília), o satélite captou imagens do país totalmente coberto por nuvens EFE/Nasa Mais
Imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana), em março, mostra um abismo, ou mais propriamente um cânion, o Chasma Boreale, em Marte. O registro foi feito pela sonda Mars Odyssey (Odisseia Marte) em uma das missões mais longas na região ártica do planeta entre dezembro de 2002 a fevereiro de 2005 Nasa Mais
Lentes do telescópio espacial Hubble fazem "close" da nebulosa da Tarântula em março. Esta região de formação de estrelas pertence à Grande Nuvem de Magalhães, pequena galáxia vizinha à Via Láctea. A nebulosa inclui a estrela RMC 136a1, recentemente classificada como que possui maior massa entre as conhecidas: ela nasceu com uma massa quase 300 vezes maior que a do nosso Sol, o que tem desafiado os astrônomos Nasa/ESA Mais
Esta imagem colorida artificialmente mostra os efeitos de uma estrela recém-nascida na região de poeira e gás do berçário estelar conhecido como NGC 6729. As estrelas bebê estão escondidas atrás da nuvem de poeira acima e à esquerda, mas o material ejetado por elas atingem os arredores a uma velocidade que pode atingir mais de um milhão de quilômetros por hora. A imagem foi captada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) em março ESO Mais
Telescópio do Observatório Europeu do Sul capta imagem de nuvem rosa avermelhada de uma região de formação de estrelas que circunda o aglomerado estelar NGC 371, em março. Esta maternidade estelar situa-se na nossa galáxia vizinha, a Pequena Nuvem de Magalhães ESO/Manu Mejias Mais
Imagens da sonda Mars Express mostram os vulcões Ceraunius Tholus e Uranius Tholus de Marte, em março. Os vulcões estão na região de Tharsis e medem 5,5 quilômetros de altura (Ceraunius) e 4,5 quilômetros (Uranius). Seus diâmetros são de 130 e 62 quilômetros, respectivamente ESA Mais
Observatório Dinâmico Solar captou esta imagem do Sol durante a estação de eclipses, quando o astro se oculta por trás da Terra por até 72 minutos por dia, em abril EFE/Nasa/Sdo Mais
Estrela bebê faz brotar dois jatos idênticos (em verde) nesta imagem feita pelo telescópio Spitzer e divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em abril. O jato à direita já tinha sido observado em luz visível, mas o da esquerda - idêntico ao do outro lado - só pôde ser detectado pelo infravermelho do Spitzer. O conjunto está localizado a cerca de 1.400 anos luz de distância, na constelação de Orion Reuters/Nasa/JPL-Caltech Mais
A Nasa (agência espacial americana) divulgou, em abril, a imagem do Rho Ophiuchi, um dos complexos de formação estelar que se encontra mais perto da Terra Nasa Mais
Telescópio Spitzer da Nasa ajudou astrônomos a descobrirem uma das mais jovens galáxias do universo distante, com estrelas formadas há 13,5 bilhões de anos, ou 200 milhões de anos após o Big Bang em abril. O grande aglomerado de galáxias elípticas, que é possível ver no centro da imagem, tem tanta massa escura que a gravidade faz a luz curvar Nasa, ESA, CRAL, LAM, STScI Mais
Filamentos densos de gás na nuvem interestelar IC5146 podem ser vistos claramente nesta imagem obtida em luz infravermelha pelo observatório espacial Herschel, em abril. Com a imagem, foi possível detectar que todos os filamentos tem mais ou menos o mesmo tamanho e que estrelas se formam ao longo deles. A região azul é um berçário estelar conhecido como a nebulosa Cocoon ESA/Herschel/SPIRE/PACS/D. Arzoumanian Mais
Esta imagem da nebulosa NGC 3582, obtida pelo Observatório de La Silla no Chile em abril, mostra arcos de gás gigantes que provavelmente foram ejetados quando estrelas gigantes morreram nesta região que é também de formação estrelar. As estrelas jovens, muito energéticas, emitem radiação ultravioleta intensa, que faz brilhar o gás da nebulosa, produzindo o espetáculo de cores. Ela situa-se próximo do plano central da Via Láctea na constelação austral de Carina (a quilha de Argo, o navio de Jasão) ESO, Digitized Sky Survey 2 and Joe DePasquale Mais
Na mitologia grega, Órion era um caçador cuja vaidade era tão grande que irritou a deusa Ártemis. Como castigo, Artemis enviou o caçador para o céu, onde ele pode ser visto como a famosa constelação de Orion. Na constelação, a cabeça de Órion é representada pela estrela Lamdba Orionis (ponto vermelho no centro e topo da imagem). Esta imagem da missão WISE, divulgada em abril, mostra uma nebulosa gigante em torno de Lambda Orionis, inflando a cabeça de Órion em grandes proporções NASA/JPL-Caltech/UCLA Mais
As galáxias deste par cósmico, destacadas na imagem obtida no Observatório de La Silla no Chile, em abril, apresentam algumas características interessantes, demonstrando que elas estão suficientemente perto para cada membro sofrer distorções devido à influência gravitacional do outro. O puxão gravitacional originou uma forma em espiral distorcida numa das galáxias, NGC 3169 (esquerda), e fragmentou as camadas de poeira da sua companheira NGC 3166 (direita). Este grupo de galáxias está situado a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância, na constelação do Sextante ESO/Igor Chekalin Mais
Para comemorar o 21º aniversário da implantação do Telescópio Espacial Hubble, os astrônomos do Space Telescope Science Institute em Baltimore, Maryland, divulgaram imagem capturada pelo telescópio de um par de galáxias chamado de Arp 273 em abril. A maior delas em formato espiral, conhecida como UGC 1810, tem o disco central distorcido em uma forma de rosa pela gravidade da outra galáxia, conhecida como UGC 1813 NASA, ESA, A. Riess (STScI/JHU), L. Macri (Texas A&M University), and Hubble Heritage Team (STScI/AU Mais
A galáxia do Gancho de Carne, ou NGC 2442, tem uma forma verdadeiramente distorcida. Um braço em espiral encontra-se muito dobrado sobre si mesmo e abriga uma supernova recente, enquanto que o outro, pontilhado de formação estelar recente, se estende muito além do núcleo. O telescópio MPG/ESO de 2.2 metros e o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA captaram duas imagens muito contrastantes desta galáxia espiral assimétrica em maio. Ela situada na constelação austral do Peixe Voador é facilmente reconhecida pelos seus braços em espiral assimétricos. Acredita-se que a aparência distorcida da galáxia se deve à interação gravitacional com outra galáxia em determinado momento da sua evolução - embora até agora os astrônomos não tenham conseguido identificar de forma clara esse outro objeto ESO Mais
A imagem da Lua Io de Júpiter, onde pesquisadores encontraram erupções vulcânicas de magma, foi divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em maio. Dados da sonda Galileo, da Nasa, deixam claro que existe um "oceano" de magma por baixo das rochas de Io Nasa Mais
Imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em maio mostra a galáxia anã NGC 4214 iluminada com jovens estrelas e nuvens de gás. Localizado a cerca de 10 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Canes Venatici (os cães de caça), a proximidade da galáxia, combinada com a grande variedade de estágios evolutivos das estrelas, fazem dela um laboratório ideal para pesquisar os gatilhos de formação de estrelas e evolução AFP/Nasa Mais
Astronauta italiano da Agência Espacial Europeia tirou esta foto de um raio caindo no Brasil direto da Estação Espacial Internacional em maio ESA/Nasa Mais
A Lua aparece perto do horizonte da Terra nesta fotografia tirada da Estação Espacial Internacional em maio Reuter/Nasa/Ron Garan Mais
Uma estrela extraordinariamente brilhante - três milhões de vezes mais brilhante que o Sol - porém isolada, foi encontrada numa galáxia próxima em maio. Todas as 'super-estrelas' anteriormente descobertas foram encontradas em aglomerados estelares, mas este farol brilha com um esplendor solitário. A origem desta estrela é misteriosa: será que se formou isolada ou foi ejetada de um aglomerado" Qualquer destas hipóteses põe à prova o conhecimento dos astrônomos sobre a formação estelar ESO/M.-R. Cioni/VISTA Magellanic Cloud survey. Acknowledgment: Cambridge Astronomical Survey Unit Mais
Telescópio encontra galáxia em espiral igual a Via Láctea, a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância na constelação austral do Pavão, em junho. Se pudéssemos escapar da Via Láctea e a observar, veríamos algo semelhante ao observado nesta imagem - braços em espiral entrelaçados em volta de um núcleo denso e alongado e de um disco de poeira. Existe inclusive uma galáxia companheira distorcida que aparece como uma mancha difusa por baixo e à direita, que nos faz claramente lembrar uma das vizinhas Nuvens de Magalhães da Via Láctea ESO Mais
Novo telescópio super potente do Observatório Europeu do Sul divulga imagens em alta resolução da Nebulosa Ómega em junho ESO Mais
Novo telescópio super potente do Observatório Europeu do Sul divulga imagens em alta resolução do aglomerado globular Omega Centauri em junho ESO Mais
Imagem inédita divulgada em junho mostra o ônibus espacial Endeavour acoplado à Estação Espacial Internacional durante sua última missão Nasa Mais
Telescópio Spitzer da Nasa registou a imagem, em junho, brilhante nebulosa com cor de esmeralda. Astrônomos acreditam que anéis como este são esculpidos pela poderosa luz das gigantes estrelas "O". Estas são as estrelas mais massivas que se conhece. Chamada de RCW 120, a região de ar quente e poeira brilhante pode ser encontrada entre as nuvens escuras cercadas pela cauda da Constelação de Escorpião. O anel de poeira está crescendo em cores infravermelhas que não são captadas pelo olho humano, mas sim pelo telescópio. No centro do anel, há um par de estrelas gigantes cuja intensa luz ultravioleta tem esculpido bolhas AP /NASA Mais
Telescópio Espacial Hubble mostra uma visão mais detalhada já registrada da galáxia Centaurus em junho AFP/Nasa/ESA/Hubble Heritage Mais
Esta imagem combina exposições de luz visível do aglomerado de galáxias Abell 2744, pelo telescópio Hubble da Nasa e da Esa e do Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, com dados de raio-x do observatório Chandra e uma reconstrução matemática da localização da matéria escura em junho Nasa/Esa/Eso/CXC & D. Coe (STScI)/J. Merten (Heidelberg/Bologna) Mais
O quasar mais distante foi encontrado por uma equipe de astrônomos europeus que utilizou o Very Large Telescope do ESO juntamente com outros telescópios, em junho. Este farol brilhante, cujo motor é um buraco negro com uma massa duas bilhões de vezes maior que a do Sol, é sem dúvida o objeto mais brilhante descoberto no Universo primitivo. Os resultados deste estudo sairão em 30 de Junho na revista <i>Nature</i> ESO/M. Kornmesser Mais
Estrelas "zumbis", que explodem como bombas só para se reconstruírem absorvendo matéria de outras estrelas, são a chave para medir a energia escura, segundo astrônomos da Universidade de Santa Bárbara, nos EUA, identificaram em julho. Acredita-se que 3/4 do Universo seja formado por esta energia escura, que seria medida a partir destas estrelas, chamadas de Type Ia supernovae, porque elas têm sempre o mesmo brilho, não importa onde estejam. Na imagem é possível ver a supernova de Tycho, que foi vista pela primeira vez em 1572 por Tycho Brahe, e hoje é uma bola de gás em expansão Nasa/Chandra X-ray Observatory Mais
Telescópio captura imagem, em julho, de super bolha que envolve berçário de estrelas. O Very Large Telescope do ESO capturou esta imagem extraordinária da nebulosa que envolve o aglomerado estelar NGC 1929 situado na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da nossa própria Via Láctea. Esta maternidade estelar é dominada por o que os astrônomos chamam uma superbolha. Este objeto está sendo esculpido tanto pelos ventos ejetados pelas estrelas brilhantes jovens como pelas ondas de choque originárias das explosões de supernovas ESO/Manu Mejias Mais
Cientistas descobriram em julho um quasar com o maior e mais distante reservatório de água do Universo, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância. Gás e poeira formam nuvens ao redor do buraco negro central do quasar. A água, em forma de vapor, equivale a 140 trilhões de vezes toda a água do oceano da Terra Nasa/Esa Mais
Imagem da sonda Cassini divulgada em julho mostra pelo menos quatro pontos de água saindo da região polar sul da lua de Saturno, Enceladus. Esta descoberta revela a origem dos vapores de água na atmosfera superior de Saturno AFP PHOTO/ESA/NASA/JPL/Space Science Institute Mais
Três galáxias brilhantes na constelação do Leão fotografadas peal câmera OmegaCAM do VLT Survey Telescope (VST), do Observatório do Paranal do ESO, em julho. Todas as galáxias são espirais, tal como a nossa própria Via Láctea, embora este fato possa não ser imediatamente óbvio a partir desta imagem, uma vez que os discos estão inclinados de diferentes ângulos em relação à nossa linha de visão. NGC 3628 (à esquerda) observa-se de perfil, já os objetos de Messier, M 65 (em cima à direita) e M 66 (em baixo à direita), estão suficientemente inclinados para que possamos observar dos seus braços em espiral. A imagem extremamente nítida dos objetos pequenos do plano de fundo atesta o poder do telescópio para mapear o Universo distante ESO Mais
Imagem da Nasa divulgada em agosto mostra a tempestade Typhoon Muifa, ao leste de Taiwan AFP/Nasa Mais
Esta nova imagem do Very Large Telescope do ESO, divulgada em agosto, mostra NGC 3521, uma galáxia espiral situada a cerca de 35 milhões de anos-luz de distância na constelação do Leão. Com uma dimensão de cerca de 50 000 anos-luz, este objeto espetacular tem um núcleo brilhante e compacto, rodeado por uma estrutura em espiral muito detalhada ESO/O. Maliy Mais
A imagem divugada pela Nasa (agência espacial americana) em agosto mostra galáxias que se colidem em um estágio inicial de interação a 450 milhões de anos luz da Terra formando um ponto de exclamação cósmico. Daqui a milhões de anos estas duas galáxias em espiral vão se mesclar, como a Via Láctea e a Andrômeda irão fazer daqui a bilhões de anos X-ray NASA/CXC/IfA/D.Sanders et al; Optical NASA/STScI/NRAO/A.Evans et al Mais
Telescópio obtém imagem, divulgada em agosto, de "Os Olhos" da Virgem, duas galáxias a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra e com 100 mil anos-luz as separando. A maior, NGC 4438, já foi uma galáxia espiral, mas sofreu deformações devido a colisões com outras galáxias nas últimas centenas de milhões de anos ESO/Gems project Mais
Nasa (agência espacial americana) consegue detalhar como um buraco negro distante devora uma estrela em agosto. O satélite Swift da Nasa detectou intensa emissão de raios-X causada por um buraco negro que devorou uma estrela. Em um modelo, ilustrado aqui, uma estrela do tipo do Sol está em órbita excêntrica e passa muito perto do buraco negro no centro da galáxia. Cerca de metade da massa da estrela alimenta o disco ao redor do buraco, o resto é lançado em feixes de radiação para a Terra Reprodução/Nasa Mais
Astrônomos localizaram, em agosto, um exótico planeta que parece ser quase todo feito de diamante, girando em torno de uma pequena estrela nos confins da nossa galáxia. O novo planeta é bem mais denso do que qualquer outro já visto, e consiste praticamente só de carbono. Por ser tão denso, os cientistas calculam que o carbono deve ser cristalino, ou seja, uma grande parte dele é mesmo de diamante Swinburne Astronomy Productions Mais
Sonda Wise da Nasa descobre, em agosto, a classe de estrelas mais frias que existe, com temperaturas que podem ser menores do que a do corpo humano. Esta concepção artística mostra como a "Anã Y" deve parecer NASA/JPL-Caltech Mais
Foto do nascer do sol visto da Estação Espacial Internacional (ISS) em agosto, diariamente os tripulantes da estação podem observar o sol nascer 16 vezes. A foto tirada pelo astronauta Ron Garan mostra o nascer do sol enquanto a ISS passa entre o Brasil e a Argentina Nasa Mais
O furacão Kátia, quando ainda era considerada uma tempestade tropical. A foto foi tirada por um dos tripulantes da Estação Espacial Internacional e divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em setembro Nasa Mais
A fronteira entre a Índia e o Paquistão vista da Estação Espacial Internacional é laranja, isso acontece por causa da iluminação de segurança que existe na fronteira. A imagem foi divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em setembro Reuters/Nasa Mais
A ilustração mostra o planeta batizado de HD 85512b em órbita em setembro. O astro é um dos 16 super-Terras, planetas com massas parecidas com a Terra, que foram descobertos pelo projeto HARPS. Acredita-se que no HD 85512b exista água e possíveis condições para vida humana AP Photo/artist rendering provided by The Europeans Southern Observatory Mais
Astrônomos descobriram o primeiro planeta que orbita dois sóis, o Kepler-16b, apresentado nesta concepção artística. O estudo foi publicado em setembro na revista científica <i>Science</i> Nasa/Divulgação Mais
Astronautas da Estação Espacial Internacional capturaram esta imagem do Sol e o arco azul que mostra o horizonte da Terra em setembro Nasa Mais
Imagem obtida por telescópio do ESO (Observatório Europeu do Sul) em setembro revela a Nebulosa Lambda Centauri, uma nuvem de hidrogênio brilhante com estrelas recém-nascidas na constelação de Centauro. Também conhecida como IC 2944, a nebulosa recebeu o nome de Galinha Fugitiva, pois as pessoas identificavam uma ave na região mais brilhante Divulgação ESO Mais
Fotografia da Lua tirada pelos membros da Expedição 28 a bordo da Estação Espacial Internacional em setembro. A imagem mostra o único satélite natural da Terra ao centro perto da troposfera, destacada em laranja que é a parte mais baixa e densa da atmosfera terrestre. A troposfera termina na tropopausa, que na imagem aparece entre as cores laranja e azul Nasa Mais
A imagem obtida pela sonda Wise (Wide-field Infrared Survey Explorer) da Nasa (agência espacial norte-americana) em setembro mostra a Nebulosa do Girino, um centro de formação de estrelas na constelação de Auriga, cerca de 12 mil anos-luz da Terra. O Wise examinou o céu e além de mostrar a nebulosa, encontrou também um asteroide, chamado 1719 Jens, passando pelo sistema solar. É possível observar também a passagem de um segundo asteroide na imagem Nasa/JPL-Caltech/UCLA Mais
A Nasa (agência espacial norte-americana) divulgou imagem da nebulosa NGC 281 em setembro, uma das estrelas de grande massa mais estudada. Ela está localizada há 6.500 anos-luz da Terra e é conhecida informalmente como "Nebulosa Pacman". Na foto, a "boca" do personagem de videogame aparece escurecida devido a poeira da região X-ray: NASA/CXC/CfA/S.Wolk; IR: NASA/JPL/CfA/S.Wolk Mais
A imagem, tirada por uma câmera digital dos astronautas da estação espacial internacional (ISS) em setembro, foi divulgada pela Nasa (agência espacial norte-americana). A foto mostra focos de queimadas ou incêndios intencionalmente agrícolas na Austrália HO/Reuters Mais
A imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble da Nasa (agência espacial norte-americana) em setembro mostra a galáxia irregular Holmberg II. Uma galáxia é dominada por bolhas de gás incandescentes, local em que ocorre a formação das estrelas em curso. Enquanto as estrelas de alta massa se formam em regiões densas de gás e poeira, os ventos fortes expulsam outros materiais. As cavidades também são atiradas pelas ondas de choque produzidas em supernovas, explosões que marca o fim da vida de uma estrela de grande massa Nasa Mais
O furacão Irene foi visto em 27 de agosto sobre a costa leste dos EUA, no oceano Atlântico. A imagem foi obtida pelo satélite da Nasa (agência espacial norte-americana) e divulgada pela agência em outubro. Um novo plano para diminuir os riscos do aquecimento global se torna um campo de batalha entre nações ricas e pobres, que precisam retomar as negociações sobre o destino do pacto de Kyoto HO/Reuters Mais
A imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em outubro mostra o par de galáxias Antenas que estão em colisão a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Corvus. A imagem foi obtida pelo projeto Alma e também com observações do Telescópio Espacial da Nasa. A finalidade do projeto é estudar os processos que ocorrem algumas centenas de milhões de anos após a formação do universo, quando as primeiras estrelas começaram a brilhar AFP Mais
A imagem, obtida pelos telescópios espaciais Chandra X-Ray e Spitzer em outubro, mostra a nuvem molecular Cepheus B. De acordo com a Nasa (agência espacial americana), ela está localizada a cerca de 2.400 anos-luz da Terra. Uma nuvem molecular é uma região com gás interestelar frio, poeira e hidrogênio molecular que sobraram da formação da galáxia. A nuvem pode ser vista na imagem em vermelho, enquanto as novas estrelas em volta de Cepheus B estão destacadas em violeta Nasa Mais
Concepção artística criada a partir de foto tirada pelo telescópio Hubble, que mostra o pulsar no centro da nebulosa do Caranguejo. Pesquisadores que usam o telescópio Veritas descobriram os pulsos de raios gama de alta energia provenientes da nebulosa AFP/David A. Aguilar (CfA)/Nasa/ESA Mais
A imagem cedida pela Nasa (agência espacial americana) em outubro mostra uma montanha três vezes maior do que o Everest vista da nave espacial Dawn. O pico se encontra no asteroide Vesta e tem 22 quilômetros de altura média em relação ao terreno ao redor. Outras estruturas também foram encontradas como uma escarpa e um penhasco. Cientistas da equipe acreditam que eles são resultados de deslizamentos de terra AP/Nasa Mais
A imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em outubro mostra a nebulosa Messier 78, que parece usar um par de óculos. O telescópio Spitzer mostra com profundidade a nebulosa, que tem cavidades esculpidas nas nuvens de poeira. Messier 78 é fácil de ser vista em pequenos telescópios e está localizada na constelação de Orion. A parte vermelha da imagem mostra estrelas recém-nascidas Nasa/JPL-Caltech Mais
O lançamento do National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project (ou NPP) foi realizado em outubro pela Nasa (agência espacial americana). Ele será o primeiro satélite dedicado a observar as mudanças climáticas. O NPP contará com cinco instrumentos específicos para analisar camada de ozônio, medir temperaturas atmosféricas e movimento de placas polares Nasa Mais
A imagem da galáxia MACS 1206 liberada pela Nasa (agência espacial americana) em outubro mostra um grupo de galáxias distantes, em que a luz é dobrada pela força gravitacional de um material invisível, chamado matéria escura. Essa galáxia está sendo pesquisada e observada pelo telescópio Hubble para permitir que os astrônomos façam um mapa detalhado dessa matéria escura que envolve as galáxias Nasa Mais
A Nasa (agência espacial americana) divulgou em outubro imagem da nebulosa Carina,a 7.500 anos luz da Terra. O telescópio da Nasa detectou mais de 14 mil estrelas na região. A imagem mostra estrelas massivas que se autodestruíram na proximidade da região de formação estrelar. A Nasa identificou ainda que algumas estrelas massivas já foram destruídas em explosões de supernova e mais estrelas de nêutrons foram identificadas Nasa/CXC/Penn State/L. Townsley et al Mais
A Nasa (agência espacial americana) exibiu em seu site em outubro a imagem da nebulosa Órion, feita pelo telescópio espacial Spitzer. A constelação é um berçário estelar que contém estrelas jovens e protoestrelas - concentração de gases que precede a formação das estrelas Nasa Mais
A imagem divulgada em outubro mostra a Nebulosa da América do Norte. Na luz visível ela se assemelha ao continente, mas com a imagem infravermelha do telescópio Spitzer da Nasa (agência espacial americana) ele some. O motivo é que a luz infravermelha penetra a poeira e assim as nuvens escuras, coberta de poeira, se tornam transparentes. Muitas estrelas jovens, com cerca de um milhão de anos, também podem ser encontradas em toda a imagem Nasa/JPL-Caltech Mais
A imagem, tirada por um membro da tripulação da Estação Espacial Internacional em outubro, mostra o vulcão Parinacota, que fica localizado na região de fronteira Chile-Bolívia, na América do Sul. O vulcão é potencialmente ativo e localizado no Altiplano, um planalto da Cordilheira dos Andes. Ainda que nenhuma atividade eruptiva tenha sido observada, cientistas estimam que a última erupção data de aproximadamente 300 anos atrás Nasa Mais
A imagem, divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em outubro, foi tirada por um dos tripulantes da expedição da Estação Espacial Internacional e mostra a Aurora Austral, vista perto do sul da Nova Zelândia AP Mais
A imagem, obtida por um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO) em outubro, mostra dois novos aglomerados de estrelas na Via Láctea. A descoberta é rara e eles se juntarão aos 158 aglomerados já conhecidos. O "VVV CL0001", como foi nomeado, é encontrado no canto esquerdo da imagem, próximo ao aglomerado mais brilhante. O "VVV CL002" é um dos mais próximos ao centro da Via Láctea ESO Mais
A imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em outubro foi tirada pelos tripulantes da Expedição 29 da Estação Espacial Internacional. Na foto é possível identificar o sudeste dos Estados Unidos, próximo à Atlanta. A Flórida aparece no canto direito da imagem encoberta por nuvens Nasa Mais
A imagem, divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em outubro, foi capturada na parte da noite pelos membros da tripulação da Estação Espacial Internacional. Na fotografia aparece o término da Terra, capas de airglow e algumas cidades, como Dallas-Oklahoma, Kansas e Chicago AP Mais
A imagem divulgada em outubro mostra o encontro entre duas galáxias, resultando em outra com formato de anel e uma cauda longa. A colisão produziu o efeito de onda que aparece na imagem. De acordo com a Nasa (agência espacial americana,) esta é a única imagem que mostra uma colisão entre duas galáxias em curso. A imagem é parte de uma coleção de 59 imagens de galáxias em fusão obtidas pelo telescópio Hubble Nasa Mais
A Nasa (agência espacial americana) combinou dados de quatro telescópios espaciais diferentes para criar a imagem, divulgada em outubro, da supernova, conhecida como RCW 86, a mais antiga que consta dos registros de astronomia. As imagens foram combinadas para formar as cores azul e verde na imagem, que mostram que o gás interestelar se aqueceu a milhões de graus devido à onda expansiva da supernova. Já as partes amarela e vermelha revelam o pó que chega a várias centenas de graus abaixo de zero. A supernova RCW 86 está a aproximadamente oito mil anos luz de distância e está na constelação austral de Circinus que, segundo indica a Nasa como referência, é ligeiramente maior que a lua cheia Nasa/ESA/JPL-Caltech/UCLA/CXC/SAO Mais
Imagem da Cratera Dominici, em Mercúrio, registrada pela sonda Messenger e divulgada pela Nasa em outubro. Essa região do planeta foi bastante afetada pelo vulcanismo, segundo a agência espacial americana AFP/Nasa Mais
A imagem tirada em novembro por um dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) mostra o Mar Mediterrâneo. Na fotografia divulgada pela Nasa (agência espacial americana) também é possível ver o rio Nilo e seu delta nas partes mais iluminadas da gravura, além da península do Sinai Reuters/Nasa Mais
A imagem foi obtida por um dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) em novembro e mostra um pedaço da nave, na parte superior, e a vista dos Estados Unidos à noite. O céu está iluminado com diversas luzes, dentre elas a luz artificial na Terra, com uma coloração amarela característica, e a luz verde da Aurora Boreal Reuters/Nasa Mais
O pulsar de milissegundo mais brilhante detectado até agora foi descoberto em novembro por uma equipe internacional de pesquisadores, com a colaboração do telescópio Fermi. O pulsar J1823-3021A foi encontrado em grupo globular na constelação de Sagitário, aproximadamente 27 mil anos-luz da Terra. Além disso, o pulsar é o mais jovem e com maior campo magnético registrado até agora. A descoberta foi publicada na revista "Science" EFE/Instituto Max Planck Mais
Imagem divulgada pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia em novembro mostra a nebulosa NGC 3603, um dos aglomerados de estrelas jovens com maior massa da Via Láctea. As milhares de estrelas jovens dentro da nebulosa estão a cerca de 20 mil anos-luz de distância. O aglomerado é rodeado por uma vasta região de poeira e gás Nasa/ESA/Hubble Heritage Mais
Imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em novembro mostra a atividade solar, no início do mês, na região que os cientistas denominaram "monstro benevolente". Após anos de calmaria, o Sol voltou a ter períodos de tempestade AP/Nasa Mais
Imagem do asteroide Lutécia, feita pela sonda europeia Rosetta em novembro. Astrônomos descobriram que o corpo celeste é um fragmento que restou da matéria original que formou a Terra, Vênus e Mercúrio ESO Mais
A imagem foi tirada por tripulantes da Estação Espacial Internacional em novembro e mostra a aurora austral no sul do Oceano Pacífico. A fotografia, divulga pela Nasa (agência espacial americana), foi feita no dia 18 de setembro Nasa/Reuters Mais
Imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em novembro mostra o rastro de plasma (centro) durante reentrada do veículo de abastecimento Progress 42P. A imagem foi capturada por um dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) em outubro AP Mais
Segundo cientistas da Nasa (agência espacial americana), as dunas de Marte são muito mais dinâmicas do que se imaginava e chegam a se deslocar vários metros. A descoberta foi feita a partir das imagens da sonda de reconhecimento MRO que orbita o Planeta Vermelho em novembro. De acordo com os pesquisadores, esse movimento mostra que ou Marte tem mais rajadas do que se pensava "ou os ventos são capazes de transportar mais areia" AP Mais
A imagem divulgada em novembro pela Nasa (agência espacial americana) mostra a região da fossa Claritas, em Marte, que é caracterizada por placas de noroeste para sudeste. Essa placa é formada quando uma crosta do planeta cai entre duas falhas devido à sua expansão Nasa/JPL-Caltech/University of Arizona Mais
A Nasa (agência espacial americana) divulgou em novembro imagem que mostra a área de formação de estrelas chamada Cygnus X. A radiação ultravioleta na região com estrelas massivas produziu cavidades de calor em que a densidade do ar é menor. Na imagem, a diferença entre as densidades de ar delimita as cavidades. Os pontos mais claros mostram o local em que novas estrelas estão se formando Nasa/Ipac/MSX Mais
A imagem divulgada pela ESA (agência espacial europeia) em dezembro mostra o Phlegra Montes em Marte e suas montanhas e cumes que se estendem da parte Norte até o vulcão Elysium. Os dados foram coletados pela agência em 1º de junho deste ano ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum) Mais
Imagem do eco de luz da estrela V838 Monocerotis, a 20 mil anos-luz da Terra, foi divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em dezembro. Desde 2002, a estrela é considerada a mais brilhante da Via Láctea Reuters/Nasa Mais
A imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em dezembro mostra uma supernova que é uma importante fonte de elementos químicos no universo. Em vermelho a estrela progenitora da supernova que explodiu depois de transferir gás hidrogênio para a estrela azul Nasa Mais
O robô de exploração Opportunity, da Nasa, encontrou, em dezembro, veias de um mineral que parece ser gesso, depositado pela água em solo marciano. Segundo a agência, esta é a prova definitiva de que houve água no planeta Nasa/JPL-Caltech Mais
Imagem divulgada em dezembro mostra um berçário estelar chamado S106, há milhões de anos-luz na direção da Constelação do Cisne, composta pelos telescópios Hubble e Subaru. A gigante nuvem de hidrogênio aparece iluminada pelas estrelas jovens que se formam dentro dela, mostrando o quão violento é o processo. Nos termos da Agência Espacial Europeia (ESA), o fenômeno lembra uma criança que se rebela contra os pais Nasa/ESA Mais
Imagem da galáxia Messier 74, localizada a 32 milhões de anos luz na direção da Constelação Peixe, obtida pelo telescópio Hubble e divulgada pela Nasa (agência espacial americana) em dezembro. A galáxia é considerada um exemplo de constelação espiral e emana simetricamente de seu núcleo central braços espirais . A Messier 74 também é dotada com jovens estrelas azuis e a região rosa mostra o hidrogênio ionizado Nasa Mais
A imagem, obtida pelo telescópio Hubble e divulgada pela Nasa (agência espacial americana), mostra um grupo de galáxias interagindo e formando uma "flor". A maior delas é conhecida como UGC 1810 e faz com que a imagem se pareça com uma rosa. Isso acontece devido à força gravitacional que a deixa mais próxima da galáxia que se encontra abaixo dela, a UGC 1813. A faixa azul na parte superior da imagem consiste em um aglomerado de estrelas jovens e brilhantes Nasa Mais
A fotografia, tirada por um tripulante da Estação Espacial Internacional e divulgada pela Nasa (agência espacial americana), mostra o cometa Lovejoy visível próximo à Terra durante a noite AP Mais
A imagem, obtida pela sonda Cassini da Nasa (agência espacial americana), mostra Titã, satélite maior que o planeta Mercúrio, e Dione, duas das mais de 60 luas de Saturno. As duas foram registradas próximas aos famosos anéis do planeta Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute Mais
A foto obtida pelo ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile, mostra o cometa Lovejoy, que ficou visível a olho nu na parte do Hemisfério Sul, sobrevivendo a altas temperaturas. Depois de entrar na atmosfera terrestre era esperado que ele fosse vaporizado, no entanto, ele sobreviveu Guillaume Blanchard/AFP/ESO Mais

Vote nas melhores imagens do espaço divulgadas em 2011

Veja mais: FATOS QUE MARCARAM 2011 , RETROSPECTIVA DO ANO EM CIÊNCIA , MAIS ÁLBUNS