Imagens do espaço 2014

AFP/Nasa
20.dez.2014 - Imagem obtida por telescópio da Nasa (agência espacial americana) exibe uma aparição fantasmagórica da nebulosa Cabeça de Cavalo (no canto superior direito). A nebulosa tem uma silhueta distintamente escura e empoeirada em forma de cavalo, mas quando vistas à luz infravermelha, a poeira torna-se transparente e nebulosa aparece como um arco fino
Reprodução/ Twitter/@AstroTerry
14.dez.2014 - O astronauta norte-americano Terry Virts Jr fotografou o por do sol sobre o Golfo do México e a costa dos EUA e publicou a imagem em sua conta no Twitter
Nasa/ESA
19.dez.2014 - Imagem combinada com dados infravermelhos e de raios-X mostra "fogos de artíficios" no aglomerado XDCPJ0044.0-2033. A poeira interestelar no núcleo do aglomerado é aquecida por estrelas quentes e jovens. Esta é a primeira vez que a formação de estrela foi encontrada no núcleo de um aglomerado deste tamanho e idade
ESA/Rosetta/NAVCAM
19.dez.2014 - Mosaico composto por quatro imagens registradas a 19,4 quilômetros do centro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko no dia 14 de dezembro. A resolução da imagem é de 1,6 megapixels. O mosaico foi ligeriamente redimensionado, girado e cortado, e mede aproximadamente 3 x 3,1 quilômetros
ESA-Anneke Le Floc'h
19.dez.2014 - Equipe de técnicos isola antena do satélite Sentinel-3A para protegê-lo das temperaturas extremas encontradas na órbita da Terra. Essas camadas são importantes para manter o equilíbrio térmico dentro do satélite. O aparelho será testado no início de 2015, mas a previsão de lançamento é só para o final do ano. Depois que for lançado, o Sentinel-3A vai usar sua antena para medir os contornos precisos da superfície do mar. O satélite também conta com instrumento para obter imagens, bem como medir a temperatura da superfície do mar
Nasa/ESA/Hubble
19.dez.2014 - Este "glitter cósmico" é uma galáxia anã compacta e azul conhecida como Markarian 209. A imagem foi feita pelas Wide Field Camera 3 e Advanced Camera for Surveys, do telescópio espacial Hubble. Galáxias desse tipo possuem tons de azul e são de tamanho compacto, ricas e gás e pobres em elementos pesados. Esses elementos são frequentemente estudados pelos astrônomos nas investigações sobre a formação das estrelas, pois supostamente possuem condições semelhantes com as da origem do universo. Markarian 209 ainda é muito jovem, em termos estelares, e tem até 3 milhões de anos. Para efeito de comparação, o sol tem cerca de 4,6 bilhões de anos
Civa/Philae/ESA
Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) mostra o momento do pouso turbulento da sonda Philae no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em novembro
Soho/Lasco/EIT/ESA/Nasa
18.dez.2014 - Auroras são as manifestações solares mais visiveis na Terra, mas muitos aspectos desses fenômenos ainda são pouco conhecidos. Graças aos satélites Cluster, na ESA, e Image, da Nasa, que trabalham juntos, um tipo particular de aurora que acontece em uma latitude superior está sendo explicado: o theta aurora, que acontece quando O campo magnético interplanetário ? gerado pela corrente de plama gerada pelo sol, conhecida como vento solar ? aponta para o norte ao atingir a Terra
Nasa Ames/JPL-Caltech/T Pyle
18.dez.2014 - Concepção artística mostra a sonda espacial Kepler, da Nasa (agência espacial americana), que descobriu o primeiro exoplaneta em seu nova missão K-2. A descoberta só foi possível, pois os astrônomos e engenheiros desenvolveram uma forma de redirecionar a sonda, que apresentou uma falha da segunda roda de reação em seu sistema de direcionamento em 2013. O recém-descoberto exoplaneta HIP 116454b tem 2,5 vezes o diâmetro da Terra e segue nove dias de órbita em torno de uma estrela que é menor e mais fria do que o nosso Sol, tornando o planeta muito quente para a vida como conhecemos
Nasa/SDO/AFP
18.dez.2014 - Imagem obtida pelo observatório Solar Dinâmico e divulgada pela Nasa (agência espacial americana) mostra uma explosão solar de intensidade média. As labaredas solares são poderosas rajadas de radiação, mas quando a intensidade média não são capazes de atravessar a atmosfera da Terra. No entanto, elas podem prejudicar os sinais de GPS e telecomunicações
JPL-Caltech/MSSS/Nasa/EFE
16.dez.2014 - Imagem cedida pela Nasa mostra "selfie" do robô Curiosity, após 177 dias na superfície no planeta Marte, feita em 3 de fevereiro de 2013. Em sua exploração do planeta, o robô detectou flutuações de metano na atmosfera marciana, o que levaria a novas investigações sobre as fontes do gás, o que poderia incluir algum tipo de atividade biológica
Nasa/AFP
17.dez.2014 - Satélite da Nasa (agência espacial americana) registra aumento da iluminação na região do Texas e Louisiana durante o período do Natal. Os pontos verdes mostram as áreas onde o aumento foi maior a partir do Dia de Ação de Graças
ESO
17.dez.2014 - Imagem obtida por telescópio do ESO (Observatório Europeu do Sul) mostra estrelas quentes no aglomerado Messier 47. Apesar deste jovem aglomerado aberto ser dominado por estrelas azuis brilhantes, que indicam que são quentes, contém também algumas estrelas gigantes vermelhas contrastantes, que são consideradas frias
C. Carreau/ESA
16.dez.2014 - A missa Vênus Express da ESA (Agência Espacial Europeia) terminou seus oito anos de trabalho depois de exceder o seu tempo de vida. A espaçonave esgotou seu propulsor durante uma série de queimas de propulsão para aumentar a sua órbita após uma aerofrenagem em baixa-altitude no início do ano. Ela foi a primeira missão espacial da ESA realizada com objetivo de estudar Vênus
JPL-Caltech/MSSS/Nasa
16.dez.2014 - A sonda Curiosity da Nasa fez perfuração na rocha chamada de Cumberland, no dia marciano 279 (em março de 2013) durante seus trabalhos em Marte e coletou uma amostra de pó de material do interior da rocha. Moléculas orgânicas foram detectadas na amostra coletada. Além disso, a Curiosity verificou um aumento de dez vezes do metano presente na atmosfera marciana
Goddard Space Flight Center/Nasa
12.dez.2014 - O planeta mais próximo do sol parece ser atingido por uma chuva de meteoros periódica possivelmente associada a um cometa que produz vários desses eventos anualmente na Terra. As pistas que apontam para a existência do ?chuveiro de Mercúrio? foram descobertas na camada fina de gases que compõe a exosfera do planeta, e que está sendo estudada pela espaçonave Messenger, da Nasa.
Reprodução/Youtube
12.dez.2014 - Um pico estranho verificado nos dados coletados do telescópio XMM-Newton, da ESA (Agência Espacial Europeia), e que não pode ser explicado por nenhuma partícula ou átomo conhecido pode ser a primeira detecção de um sinal da chamada matéria escura
Nasa/AFP
12.dez.2014 - Imagem de satélite mostra chuvas na costa ocidental dos Estados Unidos. Cerca de 150 mil pessoas foram atingidas pela tempestade mais forte dos últimos anos, nesta quinta-feira (11). Ventos com rajadas de até 230 km/h e fortes rajadas de neve foram relatados. A tempestade começou na quarta-feira e deve durar até esta sexta-feira, causando graves inundações nas zonas costeiras e deslizamentos de terra em regiões mais altas. Cerca de 240 voos foram cancelados no aeroporto internacional de San Francisco
Norman Kuring/Nasa
12.dez.2014 - O final da primavera e o início do verão trazem cores para o oceano Atlântico, ao largo da América do Sul, próximo à Argentina. A Patagônia Shelf Break é um local biologicamente rico, onde a poeira do ar da terra, correntes ricas em ferro e correntes das profundezas proporcionam uma recompensa de nutrientes para a vegetação do mar- o fitoplâncton. A imagem foi feita por um satélite no dia 2 de dezembro
JAXA/ESA
12.dez.2014 - Imagem feita por um satélite mostra parte do sul de Bornéu, uma ilha no sudeste da Ásia. Politicamente, a ilha é dividida entre Brunei, Malásia e Indonésia. A área retratada cobre parte da província de Kalimantan do Sul, em território da Indonésia. A rede de linhas brancas mostram construções feitas pelo homem, tais como casas alinhadas ao longo de rios e estradas. A parte azul escuro são os pântanos.As áreas amarelas e laranjas são culturas agrícolas, possivelmente arroz. Enquanto isso, a área vermelha indica uma vegetação mais espessa.Os recursos da ilha têm diminuído nos últimos anos, através da exploração madeireira, o desenvolvimento das plantações, mineração e incêndios florestais. Esta imagem foi obtida em 24 de Fevereiro de 2010
NOAA/AFP
11.dez.2014 - Tempestade paira sobre o oceano Pacífico, levando um pouco de alívio à seca que atinge a Califórnia e Oregon, nos Estados Unidos. Uma corrente atmosférica de umidade é esperada. A diminuição de neve também é prevista nas mais altas montanhas da Serra Nevada e as montanhas do norte da Califórnia
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - O artista visual e animador sueco Erik Wernquist criou um curta metragem chamado "Wanderers", que traz imagens do Sistema Solar, inclusive de lugares nunca visitados pelo homem. Para criar as imagens, o artista se baseou em fotos e informações cedidas pela Nasa
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - O curta do animador sueco Erik Wernquist começa com a imagem de um momento no futuro, no qual uma grande nave espacial sai da Terra carregada de passageiros e parte para uma jornada no Sistema Solar
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Esta é a visão da nave espacial em órbita em torno de Júpiter. No curta "Wanderers", do animador sueco Erik Wernquist, a nave se depara com uma tempestade conhecida como a "Grande Mancha Vermelha". Esta tempestade tem sido uma característica permanente do planeta por mais de 300 anos, e é claramente visível através de um telescópio a partir da Terra
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Neste outro momento do curta "Wanderers", a nave espacial "flutua" pelos gêiseres da lua de Saturno Enceladus. Esses gêiseres (descobertos pela sonda Cassini em 2005) são formados ao longo de fissuras na superfície das luas geladas e disparam jatos de vapor de água e partículas de gelo para o espaço
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Esta imagem mostra uma pessoa flutuando logo acima dos famosos anéis de Saturno. O sistema de anéis tem uma largura radial de cerca de 65 mil km. Isso significa que você pode alinhar cinco Terras, uma ao lado da outra, da borda do anel interno e ainda tem espaço de sobra antes de chegar à borda externa
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Neste momento do curta "Wanderers", um elevador espacial desce por um cabo até Marte. O elevador espacial é uma ideia que tem sido trabalhada há muito tempo, não sendo apenas ficção científica, mas uma sugestão séria de como transferir eficientemente grandes quantidades de massa e como sair de um planeta
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Um grupo de pessoas aguarda a chegada de dirigíveis na borda da cratera Victoria, em Marte. Este é um dos muitos panoramas de alta resolução fotografados pelos sistemas de imagem das sondas Spirit e Opportunity, durante sua exploração de Marte desde 2003
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Esta cena do curta "Wanderers" simula uma foto tirada em órbita sobre a lua de Saturno Iapetus. A lua tem cerca de 1,3 mil km de extensão, 20 km de largura e em vários lugares há picos que se elevam por mais de 20 km acima das planícies circundantes
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Neste momento do curta "Wanderers", do sueco Erik Wernquist, pode-se ver um dos muitos asteroides no principal cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Esta imagem do curta "Wanderers" especula sobre como deve ser o interior de um asteroide
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Esta cena do curta "Wanderers" mostra um grupo de seres humanos caminhando pelas planícies geladas da lua Europa, de Júpiter. O próprio planeta, bem como a outra lua -- Io -- é visto além do horizonte
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Em órbita ao redor de Saturno está a lua Titã. É a segunda maior lua do Sistema Solar (depois de Ganimedes, de Júpiter), ainda maior do que o planeta Mercúrio, e é o único satélite conhecido com uma atmosfera densa
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Nesta cena do curta "Wanderers", as pessoas pulam do penhasco mais alto do Sistema Solar, localizado na Lua Miranda, de Urano
erikwernquist.com/wanderers
10.dez.2014 - Segundo Erik, esta é uma das vistas mais impressionantes do Sistema Solar. Nesta cena, o astronauta os anéis de Saturno
Barry Wilmore/Nasa
10.dez.2014 - O comandante Barry Wilmore, da Nasa (agência espacial americana), tirou uma fotografia da região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos, visto da ISS (Estação Espacial Internacional)
Divulgação/Inpe
9.dez.2014 - As imagens captadas pelo satélite Cbers-4, desenvolvido em parceria do Brasil com a China, são da região de Búzios (litoral norte do Rio de Janeiro) e foram produzidas pela câmera Mux, que está acoplada ao Cbers-4, e é a primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil. O equipamento registra imagens no azul, verde, vermelho e infravermelho, em faixas distintas, para uso em diferentes aplicações, como o monitoramento dos setores agrícolas, florestal e no controle do meio ambiente
Divulgação/Inpe
9.dez.2014 - As imagens captadas pelo satélite Cbers-4, desenvolvido em parceria do Brasil com a China, são da região de Cabo Frio e Arraial do Cabo (litoral norte do Rio de Janeiro) e foram produzidas pela câmera Mux, que está acoplada ao Cbers-4, e é a primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil. O equipamento registra imagens no azul, verde, vermelho e infravermelho, em faixas distintas, para uso em diferentes aplicações, como o monitoramento dos setores agrícolas, florestal e no controle do meio ambiente
JPL-Caltech/MSSS/Nasa
8.dez.2014 - Leitos de arenito no sudoeste ao longo do monte Sharp e do lado de fora da cratera Gale, foram registrados pela sonda Curiosity em Marte. Os cientistas da Nasa que estudam os registros da Curiosity sobre o planeta vermelho anunciara nesta segunda-feira (8) que acreditam que o monte da Sharp pode ter se formado ao longo do tempo a partir de sedimentos de lagos
Agência Especial Europeia/Epa/Efe
7.dez.2014 - Foguete Ariane 5 é lançado de uma base em Kourou, na Guiana Francesa, nesse sábado (6), para colocar em órbita os satélites de telecomunicações Directv-14, dos Estados Unidos, e GSAT-16, da Índia
INPE/Divulgação
5.dez.2014 - A apenas dois dias de completar um ano do fracasso do lançamento do satélite CBERS-3, o Brasil e a China se preparam para lançar na órbita da Terra, na madrugada deste domingo (7), o CBERS-4, o quinto do programa de sensoriamento remoto resultante da parceria sino-brasileira, que existe desde 1988.
Thinkstock