Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Enquete
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/2014/03/14/veja-dinossauros-descobertos.htm
  • totalImagens: 280
  • fotoInicial: 262
  • imagePath:
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20110610213816
Fotos
Pegadas de dinossauro foram encontradas após rio secar dentro de parque no Texas Handout / Dinosaur Valley State Park / AFP

Mais
Esqueleto foi descoberto em propriedade particular dos Estados Unidos e leiloado por mais de R$ 30 milhões REUTERS/Christine Kiernan

Mais
O dinossauro Brasilotitan, encontrado na região que corresponde, hoje, ao interior de São Paulo Rodolfo Nogueira / Reprodução

Mais
O dinossauro Pampadromaeus barberenai, encontrado na região que corresponde, hoje, ao interior do Rio Grande do Sul Rodolfo Nogueira / Reprodução

Mais
O dinossauro Pycnonemosaurus nevesi, encontrado na região que corresponde, hoje, ao interior do Mato Grosso Rodolfo Nogueira / Reprodução

Mais
O dinossauro Saturnalia tupiniquim, encontrado na região que corresponde, hoje, ao interior do Rio Grande do Sul Rodolfo Nogueira / Reprodução

Mais
O dinossauro Saturnalia tupiniquim, em aproximação, encontrado na região que corresponde, hoje, ao interior do Rio Grande do Sul Rodolfo Nogueira / Reprodução

Mais
O dinossauro Staurikosaurus pricei, encontrado na região que corresponde, hoje, ao interior do Rio Grande do Sul Rodolfo Nogueira / Reprodução

Mais
O dinossauro Uberabatitan ribeiroi, encontrado na região que corresponde, hoje, ao interior de Minas Gerais Rodolfo Nogueira / Reprodução

Mais
O dinossauro Unaysaurus tolentinoi, encontrado na região que corresponde, hoje, ao interior do Rio Grande do Sul Rodolfo Nogueira / Reprodução

Amazonsaurus maranhensis Rodolfo Nogueira / Divulgação

Trigonosaurus pricei Rodolfo Nogueira / Divulgação

Uberabatitan ribeiroi Rodolfo Nogueira / Divulgação

Unaysaurus tolentinoi Rodolfo Nogueira / Divulgação

Mais
28.ago.2006 - O esqueleto do Maxakalisaurus topai, exposto no Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no Rio. Com 13 metros de comprimento e nove toneladas, o réptil é o maior dinossauro descrito no país Bruno Domingos/Reuters

Mais
Ilustração de dinossauro semelhante a um pássaro, com penas coloridas e do tamanho de um corvo, que viveu no nordeste da China há 161 milhões de anos, durante o Período Jurássico. espécie foi nomeada Caihong, palavra em mandarim para arco-íris The Field Museum/Reuters

Mais
Ilustração de espécie de dinossauro recém-descoberta no Norte de Montanta, Estados Unidos. Apelidado de "Zuul - cara de demônio" em referência ao vilão demoníaco do filme Caça Fantasma (1984), os cientistas calculam que ele tenha vivido há cerca de 75 milhões de anos. Além disso, imagina-se que ele teria 6 metros de comprimento e seu peso (2.500kg) equivaleria hoje ao de um rinoceronte branco, segundo a revista Sicence. Ilustração Danielle Dufault/Royal Ontario Museum/Reuters

Mais
13.fev.2017 - Dinossauros davam à luz por parto e evoluíram para botar ovos Dinghua Yang & Jun Liu/Nature

31.jan.2017 - Lufengossauro Wikipedia.org

Mais
24.jan.2017 - Mega fauna australiana foi destruída pela ação do homem. Cangurus de 450 kg e tartarugas do tamanho de um fusca faziam parte da megafauna da Austrália, que desapareceu há 45 mil anos. Cientistas das universidades de Monash e Boulder apontam que a causa mais provável da extinção é a ação do homem e não as mudanças climáticas, como se pensava anteriormente. A descoberta, publicada na Nature Communications, foi feita a partir da análise de fezes desses animais encontradas no fundo do oceano Índico próximo à costa australiana Peter Trusler/AFP Photo/Nature/Monash University

Descoberta dá pistas sobre a evolução das penas Current Biology

Mais
O pequeno dinossauro poderia estar vivo quando ficou preso no âmbar Current Biology

Mais
Penas da cauda de dinossauro foram encontradas preservadas em âmbar em Myanmar Current Biology

10.nov.2016 - Antepassado dos dinossauros é descoberto no Brasil Representação

10.nov.2016 - Antepassado dos dinossauros é descoberto no Brasil Representação

Mais
9.nov.2016 - NOVO DINOSSAURO DESCOBERTO - Pesquisadores divulgaram a imagem de um novo dinossauro, o Tongtianlong limosus. O fóssil do animal foi encontrado na China por agricultores e trabalhadores de construção, que estranharam as ossadas e chamaram os cientistas. De acordo com a pesquisa, publicada na Nature, o oviraptorossauro (dinossauro que lembra um pássaro emplumado) estava em uma "pose" estranha, com os membros esticados para o lado, o pescoço estendido e a cabeça levantada. Como os pesquisadores não viram o fóssil em seu local de origem, eles ainda não desvendaram o porquê da posição diferente. O animal estava na região de Ganzhou, conhecida por, nos últimos cinco anos, registrar a descoberta de seis grupos de oviraptorossauro de aproximadamente 72 milhões de anos atrás Mr. Zhao Chuang

Mais
Fóssil de cérebro de dinossauro foi identificado pela primeira vez por cientistas University of Cambridge/Reuters

Mais
Reprodução artística de titanossauros que habitavam a Austrália Travis Tischler / © Australian Age of Dinosaurs Museum of Natural History

Dinossauro descoberto de 25 metros Museu de Ciências da Terra/Divulgação

Mais
Dinossauro de 25 metros descoberto em Presidente Prudente (SP) Museu de Ciências da Terra/Divulgação

Mais
Cientistas anunciaram na manhã desta quarta-feira (5) no Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro (RJ), a descoberta do que anunciaram ser o maior dinossauro já encontrado no Brasil, com 25 metros de comprimento. O público poderá ver a partir desta quinta-feira (6) a reconstrução do braço do dinossauro em tamanho natural no museu Museu de Ciências da Terra/Divulgação

Mais
17.ago.2016 - A réplica de um dinossauro é uma das atrações do parque Cretáceo, em Cal Orcko, na Bolívia. O local ficou famoso e atrai turistas após arqueólogos anunciarem a descoberta de uma pegada de cerca de 1,20 metros de diâmetro de um dinossauro terópode Abelissauro, um dos maiores do planeta David Mercado/ Reuters

Mais
17.ago.2016 - Mãe tira foto de seus filhos ao visitar o Jurassic Park da vida real, também conhecido como parque Cretaceous, em Cal Orcko, na Bolívia. O parque cheio de dinossauros de brinquedo fica próximo ao local onde arqueólogos descobriram uma pegada de cerca de 1,20 metros de diâmetro que pertenceu à um dinossauro que viveu há 80 milhões de anos David Mercado/ Reuters

Mais
17.ago.2016 - O paleontólogo Sebastian Apesteguia encosta e analisa a pegada de dinossauro encontrada na cratera de Maragua, na Bolívia. A pegada seria de um dinossauro terópode Abelissauro, um predador de 15 metros de altura David Mercado/ Reuters

Mais
17.ago.2016 - Visitantes caminham embaixo da réplica de um titanossauro, no parque Cretáceo, em Cal Orcko, na Bolívia. A região do país abriga uma infinidade de evidências arqueológicas que começarão a ser estudadas em outubro por uma equipe de cientistas bolivianos, argentinos e uruguaios David Mercado/ Reuters

Mais
17.ago.2016 - Homem fica ao lado de pegada achada na Bolívia para mostrar como era enorme a pata do dinossauro terópode Abelissauro. De acordo com os pesquisadores, a pegada tem cerca de 1,20 metro Aizar Raldes Nunez/ AFP

Mais
14.jul.2016 - Na foto, dois dinossauros carnívoros recém-descobertos perseguem um herbívoro Jorge Gonzalez and Pablo Lara/Handout via REUTERS

Mais
13.jul.2016 - Esta ilustração mostra dois dinossauros predadores do período Cretáceo chamados de Gualicho shinyae, caçando outro dinossauro bípede herbívoro no norte da Patagônia, há 90 milhões de anos. Por meio de fósseis encontrados na Argentina, cientistas puderam descrever a aparência do dinossauro carnívoro, parecido com o tiranossauro rex. Ele tinha cerca de oito metros de comprimento, mas braços do tamanho dos membros superiores de uma criança humana Cortesia de Jorge Gonzalez e Pablo Lara/Reuters

Mais
Machairoceratops cronusi: Nova espécie de dinossauro com quatro chifres é descoberta nos EUA Handout/Reuters

Mais
Reconstrução de fóssil de tiranossauro Timurlengia em ambiente há 90 milhões de anos Todd Marshall/via Reuters

Mais
Pesquisadores amadores no rastro de dinossauros nos EUA Matthew Staver/The New York Times

Mais
8.dez.2015 - Um fóssil de dinossauro recém-descoberto é visto na província de Yunnan, na China. Dois fósseis de dinossauros foram desenterrados há um mês e identificados como Lufengosaurus magnus e Lufengosaurus huenei. Eles viveram há cerca de 180 milhões de anos. Eram herbívoros de pescoço comprido e alcançavam até 9 metros de altura Yao Bing/Xinhua

Mais
O paleontólogo Steven Jasinski, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descreveu a nova espécie Saurornitholestes sullivani, em 12 de maio. Ele teria vivido há aproximadamente 75 milhões de anos, na região do Novo México, nos EUA. O nome da nova espécie homenageia o paleontólogo Robert Sullivan, que encontrou parte do crânio do dinossauro, em 1999. A nova espécie, acredita-se, tinha um faro muito bom, o que a levava a ser uma boa caçadora. O Saurornitholestes sullivani é considerado um parente do velociraptor Divulgação

Mais
Representação artística mostra a descoberta chilena: Chilesaurus diegosuarezi. A espécie reúne uma combinação tão incomum de traços que os levou a compará-lo com um ornitorrinco, o mamífero australiano com bico de pato que coloca ovos Divulgação

Mais
Um time de paleontologistas do Japão, China e Canadá descobriu uma nova espécie de dinossauro do grupo dos saurópodes: Qijianglong guokr (traduzido como "Dragão de Qijiang"). Ele teria vivido há 160 milhões de anos, na região da China. O dino tem um pescoço realmente comprido: acredita-se que ele seja da família Mamenchisauridae - conhecida por ter pescoços com até metade do comprimento do corpo. A descoberta deu-se em janeiro de 2015 Divulgação

Mais
17.jul.2015 - ANCESTRAL DO VELOCIRAPTOR - Reconstrução mostra a nova espécie de dinossauro, o Zhenyuanlong suni, que tinha braços curtos e penas, proveniente do Cretáceo Inferior (cerca de 125 milhões de anos atrás), encontrada na China. A imagem foi divulgada pela Universidade de Edimburgo na quarta-feira (15). Cientistas descobriram o fóssil do dinossauro alado, considerado um ancestral do velociraptor Chuang Zhao/Universidade de Edimburgo/Reuters

Mais
2.jul.2015 - FÓSSEIS EM UBERABA - Pesquisadores do CCCP (Complexo Cultural e Científico de Peirópolis), pertencente à UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), encontraram fósseis de dinossauros em canteiro de obras em Uberaba (MG). Amostras foram apresentadas nesta quinta-feira (2). Dentre elas, estão costelas, vértebras, tíbias e fósseis da cintura escapular de dinossauros, todas ainda inseridas nas rochas originais localizadas em Uberaba Luís Adolfo/UFTM

Mais
11.jun.2015 - O geólogo Bill Simpson usa um espanador para limpar o fóssil de Tyrannosaurus rex de 67 milhões de anos conhecido como "Sue" no Museu Field em Chicago, Illinois (EUA) Jim Young/Reuters

Mais
4.jun.2015 - Reconstrução artística do novo dinossauro com chifres descoberto por pesquisadores, Regaliceratops peterhewsi. O crânio quase completo de um animal de 70 milhões de anos foi encontrado por acaso há dez anos, em um rochedo que corre ao longo do rio Oldman de Calgary em Alberta, Canadá Julius T. Csotonyi/Royal Tyrrell Museum, Drumheller, Alberta

Mais
21.mai.2015 - DINOSSAURO É DESCOBERTO - Ilustração do dinossauro Anzu wyliei em seu ambiente há 66 milhões de anos, no oeste da América do Norte, é divulgada pelo Carnegie Museum of Natural History. Cerca de 18 mil espécies, grandes e pequenas, foram descobertas em 2014, somando-se as 2 milhões que já são conhecidas. Anzu wyliei, apelidado de "o frango do inferno", está extinto. O dinossauro emplumado cuja parte dos esqueletos foi desenterrada em Dakota é contemporâneo do Tiranossauro e do Tricerátopo Mark A. Klingler/Reuters

Mais
20.mai.2015 - Em artigo publicado nesta quarta-feira (20) na revista Plos One, pesquisadores do departamento de biologia da Universidade de Washington divulgaram uma imagem do fêmur esquerdo de um dinossauro, o primeiro encontrado no Estado de Washigton, na costa oeste dos Estados Unidos. Brandon Peecook e Christian Sidor dizem que o fêmur encontrado é provavelmente de um tiranossauro devido ao seu tamanho. Completo o osso tem uma medida estimada de 1,2 metros e pode ser uma evidência de que os animais de grande porte surgiram na região antes do esperado Brandon Peecook/Divulgação

Mais
20.mai.2015 - A prefeitura da cidade de Okazaki, em Aichi, no Japão, Instalou uma réplica de tiranossauro com 4 metros e meio de altura e 12 metros de comprimento e um branquiossauro de 14 metros de altura e 18 metros de comprimento no parque Higashi. A ideia era aumentar a frequência do local e vem dando certo Marcelo Hide/Fotos Públicas

Mais
8.mai.2015 - Fóssil de dinossauro herbívoro foi encontrado por um pescador na região costeira do município de Cajapió, noroeste do Maranhão, no último domingo (3). Segundo a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), indicações prévias mostram que se trata de um animal subadulto ou uma espécie de pequeno porte, medindo entre 10 e 15 metros. Foi detectado a parte dorsal do animal, incluindo o úmero e parte da caixa torácica. É a primeira vez que um fóssil é encontrado na localidade de Cajapió e, agora, o trabalho está voltado para determinar a idade do material, que provavelmente corresponde às mesmas rochas antigas existentes na região de Alcântara, que têm entre 95 milhões e 99 milhões de anos. O material será analisado pela UFMA em conjunto com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão para identificar a espécie do animal pré-histórico Divulgação

Mais
29.abr.2015 - Um pedaço de rocha vulcânica com pegada de dinossauro é apresentada no Parque Cretáceo de Cal Orcko, localizado na pedreira Fancesa em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais David Mercado/Reuters

Mais
29.abr.2015 - Quadro de informações para turistas no sítio paleontológico de Cal Orcko, na pedreira Fancesa em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais David Mercado/Reuters

Mais
29.abr.2015 - Vista do rochedo de Cal Orcko, um sítio arqueológico onde milhares de pegadas de dinossauros foram descobertas em uma pedreira em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais David Mercado/Reuters

Mais
29.abr.2015 - Guia e visitante observam a formação rochosa com pegadas de dinossauros no sítio paleontológico de Cal Orcko, situado em uma pedreira em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais David Mercado/Reuters

Mais
29.abr.2015 - Pegadas de dinossauro são vistas no sítio paleontológico de Cal Orcko em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais David Mercado/Reuters

Mais
29.abr.2015 - Visitantes observam pegadas de dinossauro no sítio paleontológico de Cal Orcko, localizado em uma pedreira em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais David Mercado/Reuters

Mais
24.abr.2015 - Guia e visitante observam a formação rochosa com pegadas de dinossauros no sítio paleontológico de Cal Orcko, situado em uma pedreira em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais David Mercado/Reuters

Mais
24.abr.2015 - Um visitante posa para fotos diante de pegadas de dinossauro no sítio paleontológico de Cal Orcko, localizado em uma pedreira em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locai David Mercado/Reuters

Mais
29.abr.2015 - Um guia segura uma réplica de dinossauro de brinquedo diante de uma pegada no sítio paleontológico de Cal Orcko em sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais David Mercado/Reuters

Mais
30.abr.2015 - Dois homens se deparam com uma rocha que apresentam marcas de pegadas de dinossauro no sítio arqueológico Cal Orcko (Parque Cretácico de Sucre), em Sucre, na Bolívia, nesta quinta-feira (30). O local reserva relíquias do período paleontológico no país sul-americano David Mercado/Reuters

Mais
27.abr.2015 - Mandíbula e dentes de um Chilesaurus diegosuarezi são exibidos nesta foto sem data fornecida pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Os cientistas descobriram fósseis de um dinossauro no sul do Chile, que possui uma combinação tão incomum de traços que eles o comparam a um ornitorrinco, mamífero ovíparo excêntrico da Austrália, que possui bico semelhante ao de um pato Fernando Novas/Universidade de Birmingham/Reuters

Mais
22.abr.2015 - Depois de cinco anos de um trabalho que envolveu a retirada do material fossilizado das rochas, a proteção dos fragmentos com gesso e o transporte até o campus de Planaltina, no Distrito Federal, o fóssil do titanossauro de Marília, está pronto para a pesquisa Valter Campanato/Agência Brasil

Mais
22.abr.2015 - De acordo com o paleontólogo Rodrigo Miloni Santucci, que coordena os trabalhos, serão necessários cinco anos para analisar os ossos e compará-los com o de outros dinossauros Valter Campanato/Agência Brasil

Mais
22.abr.2015 - Ao final, serão usados recursos de impressoras 3D para montar réplicas do gigante, antes de devolver a ossada ao Museu de Paleontologia de Marília Valter Campanato/Agência Brasil

Mais
22.abr.2015 - O esqueleto foi encontrado em 2009 pelo pesquisador William Nava, coordenador do museu, ao lado da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. De acordo com Santucci, para retirar os ossos foi necessário remover cinco toneladas de pedras com o uso de tratores e britadeiras. O trabalho se estendeu até 2012 Valter Campanato/Agência Brasil

Mais
22.abr.2015 - O professor e paleontólogo da UnB (Universidade de Brasília), Rodrigo Santucci, segura parte do fóssil do titanossauro que viveu há cerca de 70 milhões de anos no Brasil e foi encontrado na região de Marília. Depois de cinco anos de um trabalho que envolveu a retirada do material fossilizado das rochas, a proteção dos fragmentos com gesso e o transporte até o campus de Planaltina, no Distrito Federal, o fóssil do titanossauro de Marília, está pronto para a pesquisa Valter Campanato/Agência Brasil

Mais
22.abr.2015 - Depois de cinco anos de um trabalho que envolveu a retirada do material fossilizado das rochas, a proteção dos fragmentos com gesso e o transporte até o campus de Planaltina, no Distrito Federal, o fóssil do titanossauro que viveu há cerca de 70 milhões de anos no Brasil e foi encontrado na região de Marília, está pronto para a pesquisa. Ele será estudado por pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília) Valter Campanato/Agência Brasil

Mais
22.abr.2015 - A análise da ossada permitirá comparar o titanossauro de Marília com outros dinossauros e definir se a espécie já é conhecida. Também pode ajudar a conhecer melhor o ambiente em que esses animais viviam e, com sorte, dar alguma pista sobre o que levou à extinção desses seres. Há marcas de raízes e plantas nas rochas que envolviam os ossos Valter Campanato/Agência Brasil

Mais
22.abr.2015 - Em todo o mundo são conhecidas 50 espécies desse dinossauro e fósseis de dez delas foram achados no Brasil. Os titanossauros se alimentavam de plantas e tinham, em média, 15 metros de comprimento por 2,5 de altura, além de um pescoço de 4 metros, chegando a pesar dez toneladas Valter Campanato/Agência Brasil

Mais
17.abr.2015 - A exposição "Arte com Dinossauros" no museu Nacional, no Rio de Janeiro, reúne esculturas em tamanho real de dinossauros que habitaram nosso planeta na era Mesozóica e também ilustrações produzidas pelo paleoartista Maurílio Oliveira, responsável pela mostra. A exposição estará aberta ao público até 19 de julho no museu Nacional no Rio de Janeiro e funciona de terça a domingo das 10 às 17 horas, e as segundas das 12 às 17 horas. Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais
17.abr.2015 - A exposição "Arte com Dinossauros" reúne esculturas em tamanho real de dinossauros que habitaram a Terra na era Mesozóica e também ilustrações produzidas pelo artista Maurílio Oliveira, responsável pela mostra. A exposição estará aberta ao público até 19 de julho no Museu Nacional no Rio de Janeiro, que funciona de terça a domingo das 10h às 17h, e às segundas das 12h às 17h Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais
Esqueleto de um Apatossauro é retratado no Carnegie Museum of Natural History, em Pittsburgh, nos Estados Unidos Tadek Kurpaski/ Wikimedia Commons

Mais
4.mar.2015 - Cientistas britânicos determinaram que a fêmea de estegossauro batizada de "Sophie" pesava 1,6 tonelada e tinha o tamanho de um rinoceronte PA

Mais
10.dez.2014 - Pequeno dinossauro Aquilops americanus é o mais antigo neoceratopsian conhecido na América do Norte Copyright Brian Engh/cortesia do Museu de Paleontologia Raymond M. Alf

Mais
10.dez.2014 - Imagem fornecida pelo cientista Andrew A. Farke mostra um fóssil do crânio do dinossauro da espécie "Aquilops americanos". Os cientistas anunciaram a descoberta do fóssil de uma das mais antigas espécies de dinossauros com chifres conhecidos da América do Norte, uma criatura próxima dos dinossauros da Ásia Andrew A. Farke/Reuters

Mais
O esqueleto do estegossauro mais completo do mundo é exibido no Museu de História Natural, em Londres, no Reino Unido, nesta quarta-feira (3). O fóssil de 150 milhões de anos é o primeiro esqueleto de dinossauro completo em exibição no museu em quase 100 anos, segundo a imprensa local John Stillwell/PA Wire/Zumapress/Xinhua

Mais
NOVA ESPÉCIE DE DINOSSAURO - O paleontólogo americano Nick Longrich anunciou a identificação de uma nova espécie de dinossauro pentacerápode que viveu há 75 milhões de anos. A nova espécie de pentacerápode, chamada de Pentaceratops aquiloniua, era um dinossauro herbívoro do tamanho de um búfalo, que se caracterizava pelo crânio em formato de coroa e chifres. A descoberta foi feita enquanto Longrich examinava a coleção de fósseis do Museu Canadense da Natureza que foram encontrados na Austrália Divulgação/Universidade Bath

Mais
3.nov.2014 - Fotografia cedida pela Universidade de San Juan mostra micro fósseis encontrados em um reservatório na província de San Juan, na Argentina, em um lugar chamado pelos pesquisadores como "Quebrada del Puma". Esta descoberta revelou a existência de 12 espécies novas, ancestrais dos dinossauros, de mamíferos primitivos e de tartarugas que habitavam a Terra cerca de 200 milhões de anos atrás, quando todos os continentes ainda estavam unidos Ricardo Martinez/Universidade de San Juan/EFE

Mais
3.nov.2014 - Fotografia cedida pela Universidade de San Juan mostra um depósito de micro fósseis na província de San Juan, na Argentina, em um lugar nomeado pelos pesquisadores como "Quebrada del Puma". Esta descoberta revelou a existência de 12 espécies novas, ancestrais dos dinossauros, de mamíferos primitivos e tartarugas que habitavam a Terra cerca de 200 milhões de anos atrás, quando todos os continentes ainda estavam unidos Ricardo Martinez/Universidade de San Juan/EFE

Mais
24.out.2014 - O esqueleto de um Tiranossauro Rex adulto é iluminado por luzes coloridas durante a exibição 'The Munich Show", em Munique, na Alemanha, nesta sexta-feira (24). Parte especial do evento é dedicada aos mistérios em torno a extinção dos dinossauros e ficará aberta ao público até domingo (26) Sven Hoppe/ DPA/ AFP

Mais
21.out.2014 - Deinocheirus mirificus, o maior membro do grupo conhecido como pássaros-dinossauros, é reconstituído nesta imagem divulgada nessa terça-feira (21). Cientistas afirmaram que dois esqueletos quase completos do animal de 70 milhões de anos mostraram que ele ostentava uma combinação de características pouco ortodoxas, nunca antes vistas em um dinossauro Yuong-Nam Lee/Korea Institute of Geoscience and Mineral Resources/Reuters

Mais
ÚNICO DINOSSAURO CARNÍVORO DA VENEZUELA - Fragmentos fossilizados da tíbia direita de um Tachiraptor admirabilis são apresentados durante conferencia de imprensa em Caracas, nesta sexta-feira (17). Um grupo de cientistas internacionais descobriram restos mortais do único dinossauro carnívoro no oeste da Venezuela, afirmaram pesquisadores do Royal Society Open Science, na quarta. Estima-se que a espécie de cerca de 1,5 m de comprimento tenha vivido há 200 milhões de anos. Segundo publicação sobre a descoberta, o animal tinha um "conjunto único de características de suas articulações na tíbia" Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Mais
8.out.2014 - Um dinossauro Tachiraptor admirabilis aparece perseguindo dinossauros herbívoros da espécie Laquintasaura nesta ilustração. Esse réptil teria vivido no período Jurássico há 200 milhões de anos e seus ossos foram encontrados na Venezuela Reprodução

Mais
3.out.2014 - Equipe de pesquisadores universidades do Nordeste apresentam fóssil do pterossauro (réptil voador) Maaradactylus kellneri. Os ossos da espécie inédita foram encontrados à flor da terra por um agricultor de Santana do Cariri (CE). O animal tinha uma envergadura de asas estimada em 6 metros e sua dentição e crista fortalecem a ideia de que ele, assim como outros parentes próximos encontrados na mesma região, era especializado na captura de peixes Divulgação/UFPE

Mais
11.set.2014 - Homens observam réplica em tamanho real do Spinosaurus, o maior dinossauro predador que já vagou sobre a Terra, em frente ao Museu Geográfico Nacional, em Washington DC, nesta quinta-feira (11). Uma nova exposição mostra os fósseis do Spinosaurus, descibertis há mais de 100 anos por paleontólogos alemães, mas destruídos por bombardeios em 1944, durante a primeira guerra mundial. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) afirma que esses carnívoros também eram aquáticos, qualidade rara entre os dinossauros Saul Loeb/AFP

Mais
11.set.2014 - Homem observa réplica em tamanho real do Spinosaurus, o maior dinossauro predador que já vagou sobre a Terra, em frente ao Museu Geográfico Nacional, em Washington DC, nesta quinta-feira (11). Uma nova exposição mostra os fósseis do Spinosaurus, descibertis há mais de 100 anos por paleontólogos alemães, mas destruídos por bombardeios em 1944, durante a primeira guerra mundial. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) afirma que esses carnívoros também eram aquáticos, qualidade rara entre os dinossauros Saul Loeb/AFP

Mais
11.set.2014 - Paleontologista da Universidade de Chicago Paul Sereno toca no pé da réplica do esqueleto do Spinosaurus aegyptiacus, o maior dinossauro predador que já vagou sobre a Terra, no Museu Geográfico Nacional, em Washington DC, nesta quinta-feira (11). Uma nova exposição mostra os fósseis do Spinosaurus, descibertis há mais de 100 anos por paleontólogos alemães, mas destruídos por bombardeios em 1944, durante a primeira guerra mundial. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) afirma que esses carnívoros também eram aquáticos, qualidade rara entre os dinossauros Jim Bourg/Reuters

Mais
11.set.2014 - Paleontólogos observam réplica do esqueleto do Spinosaurus aegyptiacus, o maior dinossauro predador que já vagou sobre a Terra, no Museu Geográfico Nacional, em Washington DC, nesta quinta-feira (11). Uma nova exposição mostra os fósseis do Spinosaurus, descibertis há mais de 100 anos por paleontólogos alemães, mas destruídos por bombardeios em 1944, durante a primeira guerra mundial. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) afirma que esses carnívoros também eram aquáticos, qualidade rara entre os dinossauros Jim Bourg/Reuters

Mais
Nova espécie de pterossauro foi batizada de Ikrandraco avatar - draco em latim quer dizer dragão -, por ser semelhante aos predadores aéreos chamados "ikran" no filme Avatar (2009), do diretor James Cameron Maurílio Oliveira/Museu Nacional/UFRJ

Mais
9.set.2014 - Ossos do dinossauro Rukwatitan bisepultus, descoberto na Tanzânia. Ele tinha patas dianteiras de cerca de dois metros de altura Divulgação

Mais
10.set.2014 - Da esquerda para a direita, paleontólogos David Martill, Nizar Ibrahim, Paul Sereno e Cristiano Dal Sasso no local de campo no Marrocos. A espinha de um Spinosaurus aegyptiacus aparece no plano. Pesquisadores descobriram que o dinossauro carnívoro, maior do que o Tyrannosaurus rex, era semiaquático, característica rara entre os dinossauros Cristiano Dal Sasso/Divulgação

Mais
10.set.2014 - Os paleontólogos vasculham as rochas formadas durante o Cretáceo, na região de Kem Kem, no sudeste do Marrocos, onde o esqueleto parcial de Spinosaurus aegyptiacus foi encontrado. Pesquisadores descobriram que o dinossauro carnívoro, maior do que o Tyrannosaurus rex, era semiaquático, característica rara entre os dinossauros Nizar Ibrahim/Divulgação

Mais
10.set.2014 - Paleontólogos Nizar Ibrahim e David Martill examinam um fragmento da coluna de Spinosaurus aegyptiacus, encontrado no sudeste de Marrocos. Pesquisadores descobriram que o dinossauro carnívoro, maior do que o Tyrannosaurus rex, era semiaquático, característica rara entre os dinossauros Cristiano Dal Sasso/Divulgação

Mais
10.set.2014 - Fósseis do Spinosaurus aegyptiacus foram encontrados na região de Kem Kem, no sudeste do Marrocos. Pesquisadores descobriram que o dinossauro carnívoro, maior do que o Tyrannosaurus rex, era semiaquático, característica rara entre os dinossauros Robert Loveridge/Divulgação

Mais
10.set.2014 - Reconstrução gráfica mostra crânio do Spinosaurus aegyptiacus, criada a partir dos fósseis descobertos durante a expedição na região de Kem Kem, no sudeste do Marrocos. Pesquisadores descobriram que o dinossauro carnívoro, maior do que o Tyrannosaurus rex, era semiaquático, característica rara entre os dinossauros Davide Bonadonna/Divulgação

Mais
10.set.2014 - Reconstrução gráfica mostra esqueleto do Spinosaurus aegyptiacus sob o contorno de pele transparente. Os códigos de cor são usados para mostrar a origem das diferentes partes do esqueleto. Pesquisadores descobriram que o dinossauro carnívoro, maior do que o Tyrannosaurus rex, era semiaquático, característica rara entre os dinossauros Tyler Keillor, Lauren Conroy, e Erin Fitzgerald, Ibrahim/Divulgação

Mais
Réplica animatrônica de Tyrannosaurus rex que faz parte da exposição "O Mundo dos Dinossauros" no Zoológico de São Paulo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Quem visitar o Parque Zoológico de São Paulo, que fica no bairro de Água Funda, no distrito do Ipiranga (zona sul da capital paulista) a partir desta quarta-feira (10), vai poder caminhar entre réplicas de dinossauros, de tamanho real, que se mexem de verdade e emitem sons, além de conhecer mais sobre esses animais extintos que ainda hoje despertam a curiosidade de crianças e adultos. A exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros" reúne 20 réplicas de dinossauros em uma porção de 3.000 metros quadrados da Mata Atlântica Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Dentre as 20 réplicas de dinossauros da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo, está o Maiassaura, espécie de dinossauro herbívoro semi-bípede que media cerca de nove metros de comprimento e pesava em torno de quatro toneladas. Os Maiassaura viveram na América do Norte, no fim do período Cretáceo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Dentre as 20 réplicas de dinossauros da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo, está o Apatossauro, espécie de dinossauro herbívoro e quadrupede que media cerca de media cerca de 22 metros de comprimento e 12 metros de altura, e pesava em torno de 35 toneladas. Os fósseis desse animal foram encontrados na América do Norte. Ele viveram no período Jurássico Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Dentre as 20 réplicas de dinossauros da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo, está o Tricerátopo, espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede com três chifres frontais, que chegava a pesar em torno de seis toneladas. Os fósseis desse animal foram encontrados nos Estados Unidos. Ele viveu no fim do período Cretáceo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - O Tiranossauro Rex é uma das espécies de dinossauros mais conhecidas. O nome vem do vem do grego, que quer dizer "lagarto tirano". Ele foi um carnívoro bípede que viveu no período Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos, na América do Norte. Essa é uma das 20 réplicas de dinossauros da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Essa é uma réplica do esqueleto do Tiranossauro Rex, uma das espécies de dinossauros mais conhecidas. O nome vem do vem do grego, que quer dizer "lagarto tirano". Ele foi um carnívoro bípede que viveu no período Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos, na América do Norte. Essa é uma das 20 réplicas de dinossauros da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Bebê de T-rex tentar sair do ovo em réplica do cotidiano dos dinossauros reproduzida na exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo. O Tiranossauro Rex foi um carnívoro bípede que viveu no período Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos, na América do Norte. Seu nome vem do grego, que quer dizer "lagarto tirano" Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - O Angaturama Limai é uma das 22 espécies de dinossauros descoberta no Brasil. Seus fósseis foram descobertos na Chapada do Araripe, no Ceará, e o seu nome deriva do tupi, que quer dizer nobre. Ele media até cinco metros de altura e oito de comprimento, chegava a pesar três toneladas e viveu há 105 milhões de anos, durante o período Cretáceo. O dinossauro é uma das 20 réplicas da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Dentre as 20 réplicas de dinossauros da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo, está o protocerátopo, que no latim significa primeiro com chifre. Ele foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede media em torno de dois metros e meio de comprimento e chegava a pesar até 1,5 toneladas. Os protocerátopos viveram no fim do período Cretáceo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Dentre as 20 réplicas de dinossauros da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo, está parassaurolofo, espécie de dinossauro herbívoro e semi-quadrúpede que media cerca de 10 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, e chegava a pesar até três toneladas. Os parassaurolofos viveram na América do Norte durante o fim do período Cretáceo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - O Amargassauro foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrupede que media cerca de 12 metros de comprimento e quatro de altura, cujo peso variava de cinco a sete toneladas. Ele viveu na América do Sul e foi descoberto na Argentina, na região de La Amarga, que originou o seu nome. O dinossauro é uma das 20 réplicas da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - O Dilophosauro foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que media cerca de seis metros de comprimento e dois de altura. Ele viveu na América do Norte durante o período Jurássico. O dinossauro é uma das 20 réplicas da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo Junior Lago/UOL

Mais
9.set.2014 - Dentre as 20 réplicas de dinossauros da exposição interativa "O Mundo dos Dinossauros", aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Parque Zoológico de São Paulo, está o Velociraptor espécie de dinossauro terópode que viveu durante o período Cretáceo Junior Lago/UOL

Mais
4.set.2014 - O esqueleto de um Dreadnoughtus schrani é exposto em sítio arqueológico durante escavação na Argentina, em foto tirada em 2006 e divulgada nesta quarta-feira (3). Os cientistas anunciaram hoje a descoberta no sul da Patagônia argentina do fóssil bem preservado e completo do dinossauro que pesava 65 toneladas e media 26 metros, com um pescoço de 11,3 metros e uma cauda de 8,7 metros Kenneth Lacovara/Drexel University/Reuters

Mais
Um ninho de dinossauros de 120 milhões de anos foi encontrado na província de Liaoning, no nordeste da China, em uma situação inusitada. Em meio aos 24 pequenos esqueletos há o crânio de um dino adulto, configurando uma cena que parece ser a de uma "babá" cuidando dos filhotes. Todos os fósseis de dinossauros encontrados juntos em uma rocha de 60 cm pertencem à espécie dos psitacossauros. O tamanho do crânio do exemplar adulto indica que ele tinha entre 4 e 5 anos. Como a espécie não se reproduzia antes dos 8 ou 9 anos, a hipótese levantada pelos pesquisadores é a de que o adulto do ninho não é um dos pais dos filhotes University of Pennsylvania

Mais
13.ago.2014 - Ilustração traz três fases de crescimento do pterossauro Caiuajara Maurilio Oliveira/Museu Nacional-UFRJ/ Reuters

Mais
14.ago.2014 - Um grupo de pesquisadores brasileiros anunciou nesta quinta-feira (14), uma descoberta de impacto mundial: eles identificaram um conjunto de fósseis de 47 pterossauros - répteis voadores pré-históricos - de uma espécie até agora desconhecida, que viveu há cerca de 80 milhões de anos na Região Sul do País. Os fósseis, encontrados no município de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná, são uma raríssima ocorrência de pterossauro no interior de continentes. A descoberta foi publicada na revista científica Plos One Reprodução/Plos One

Mais
7.ago.2014 - A reconstrução artística do Uberabatitan ribeiroi, maior dinossauro do Brasil, foi inaugurada no museu dos dinossauros, em Uberaba (MG). A estrutura de 19 m de comprimento demorou seis meses para ficar pronta e custou R$ 120 mil, pagos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Silva Junior/Folhapress

Mais
5.ago.2014 - Ilustração mostra o Laquintasaura venezuelae: o ancestral de dinossauros como o Tricerátopo era uma criatura similar às aves, dizem pesquisadores Reprodução

Mais
1º.ago.2014 - Um fóssil de uma nova espécie de crocodiliforme baurusuquídeo, de tamanho grande, que competia com os dinossauros terópodes (carnívoros), foi encontrado no Triângulo Mineiro. O crânio do animal tinha 38 cm de comprimento e ele possuía uma dentição altamente especializada para hábitos carnívoros. Além do crânio, também foi encontrada a maior parte do esqueleto do fóssil. A espécie foi descoberta na região de Campina Verde, em Minas Gerais, nas rochas do período Cretáceo Superior (aproximadamente 90 milhões de anos atrás). De acordo com os pesquisadores, este é o maior crocodiliforme encontrado na região mineira L. Adolfo/Estadão Conteúdo

Mais
O Changyuraptor yangi, um predador voador do período Cretáceo, descoberto na China, é o maior já descoberto, com mais de 1,3 metro Stephanie Abramowicz, Dinosaur Institute, NHM

Mais
27.jun.2014 - Funcionário prepara exibição de fósseis da maior espécie de dinoussauro já descoberta Maxi Jona/Telam/AFP

Mais
23.mai.2014 - O encontro raro, porém provável, entre tubarões gigantes, cujo diâmetro da mandíbula é estimado em 3,35 metros, e um mamífero de médio porte da mesma ordem dos elefantes (Proboscidea) é retratado nesta imagem do premiado ilustrador Julius Csotony e faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, lançado este mês. A ilustração está exposta em painel retroiluminado no hall de Paleontologia do Museu de Ciência Natural de Houston, no Texas Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.mai.2014 - Este jovem e, supostamente, emplumado Abelisauridae, chamado Kryptops ? espécie de dinossauro da família dos ceratossauros terópodes -, é incomodado por um Suchomimus, que se alimenta de um Sarcosuchus, enquanto bebe água no seu habitat, no período Cretáceo. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.mai.2014 - Nesta imagem, o premiado ilustrador Julius Csotony recria eventos que levaram à criação de um grande bloco de arenito durante o período Cretáceo no local onde hoje é o Estado norte-americano de Utah. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.mai.2014 - Um Dimetrodon solitário se expõe aos primeiros raios de sol da manhã, no início do período Permiano. A imagem é uma das duas ilustrações comerciais criadas para divulgar a exposição itinerante da Gondwana Studios,c hamada ?Mostros do Permiano: Vida antes dos dinossauros?. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.mai.2014 - Uma dupla de Lythronax argestes examina uma carcaça de um grande Squalicoraxshark, já rodeado por pássaros Enantiornithes, encalhada em uma praia em Laramidia, onde agora é o Estado norte-americano de Utah, durante o período Cretáceo. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.mai.2014 - Uma meganeura, inseto pré-histórico que viveu no período Carbonífero, carrega um Hylonomus, a mais antiga espécie de réptil já encontrada, enquanto um Eryops pula em direção a eles, nesta imagem que faz parte de um mural criado para a exposição itinerante da Gondwana Studios,c hamada ?Mostros do Permiano: Vida antes dos dinossauros?. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.mai.2014 - Um plesiossauro de pescoço extremamente longo caça peixes no mar de Bearpaw, nesta ilustração feita para ser vendida e ter seu valor doado para a construção de um novo museu paleontológico no Canadá. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.m,ai.2014 - Um grupo de Dicynodon Synapsida, da classe dos cordados, encara um antigo Archosaurus enquanto ele tenta abocanhar um Saurichthys. Percebendo o perigo, o Chroniosuchus foge pela água rasa. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.mai.2014 - Essa ilustração do primeiro espécime de trodontídeo, chamada de Mei long, que em chinês significa ?dragão que dorme?, demonstra o conceito de coloração críptica, ou seja, o animal que adquire tonalidade parecida com o ambiente ao seu redor, observada em diversas espécies de repteis nos dias de hoje. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
23.mai.2014 - Um Acrotholus audeti, espécie de dinossauro da família Pachycephalosauridae, passa por folhas Gunnera gigantes e caminha em direção a uma tartaruga Neurankylus que tenta sair de uma pegada deixada por hadrosauro.A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos Julius Csotonyi/Reprodução

Mais
18.mai.2014 - Garota senta-se sobre fóssil de fêmur de um dinossauro exibido no museu argentino Egidio Feruglio, na cidade de Trelew, na região da Patagônia. Segundo os paleontologistas Jose Luis Carballido e Ruben Cuneo, o material é de um dinossauro que pode ter tido cerca de 39 metros de comprimento e 20 de altura, pesando algo como 85 toneladas Maxi Jonas/Reuters

Mais
5.mai.2014 - "Pinocchio rex", uma nova espécie de tiranossauro, de 66 milhões de anos e nariz comprido, foi descoberto em uma escavação no sul da China por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia Reprodução/ National Geographic

Mais
13.mar.2014- TIRANOSSAURO DO ÁRTICO - um novo tiranossauro de 70 milhões de anos foi descoberto no Ártico. Chamado de Nanuqsaurus, ele pode ser o primeiro exemplar de tiranossauro nanico Karen Carr

Mais
6.mar.2014- Dinossauro português foi o maior predador terrestre da Europa no Jurássico. Pesquisadores da Universidade Nova Lisboa classificaram uma nova espécie de dinossauro que viveu há 150 milhões de anos e o chamaram de "Torvosaurus gurneyi". Ele tinha mais de dez metros de comprimento, pesava quatro a cinco toneladas e tinha dentes bem afiados, o que indica o hábito predador do animal. O maxilar do dino foi encontrado em 2003 por um paleontólogo amador a 70 quilômetros ao norte de Lisboa. Também foram encontrados dentes, uma vértebra da cauda e uma costela. Na época não foi possível classificar o animal como uma nova espécie. Agora, sabe-se que ele é um torvossauro, primo de outro dinossauro do mesmo gênero encontrado nos EUA. A pesquisa foi publicada na revista Plos One. Animais maiores como o tiranossauro rex (12 metros) viveram em um período posterior, o Cretácico Octávio Mateus/Serguei Krasovskii

Mais
13.fev.2014 - Há 248 milhões de anos, um ictiossauro dava à luz a um filhote. A foto ilustra o fóssil mais antigo já encontrado de um animal em trabalho de parto. Objeto de um estudo da Universidade da Califórnia, Davies, o fóssil apresenta evidências de que esse tipo de réptil marinho evoluiu de um ser que realizava partos em terra firme. Em amarelo, a cabeça de um bêbe icitiossauro em nascimento. A coluna vertebral da mãe é lustrada em preto. Em azul, ossos da bacia Ryosuke Motani / UC Davies

Mais
7.fev.2014 - Fêmur de dinossauro foi encontrado durante busca em região de rochas do período triássico (de 200 milhões a 250 milhões de anos atrás) em São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul Lucian Ceolin/Divulgação

Mais
7.fev.2014 - EXPOSIÇÃO JURÁSSICA - Tiranossauro em tamanho real é exibido na exposição "O Mundo dos Dinossauros", em exibição até 23 de fevereiro na cidade de Viena (Áustria). A exposição temporária conta com mais 50 dinossauros reproduzidos em escala realista. REUTERS/Heinz-Peter Bader

23.jan.2014 - Then Chih Wey/Xinhua

Mais
23.jan.2014 - Réplica de Fasolasuchus, espécie de dinossauro que possuí características de crocodilo, é exposto nesta quinta-feira (23), no Museu de Ciência e Arte de Cingapura, antes da abertura da exposição "Dinossauros: Desde o amanhecer até a extinção", que ficará no museu a partir do próximo sábado (25), até 27 de julho Roslan Rahman/AFP

Mais
13.dez.2013 - O dinossauro conhecido por ter bico de pato, o edmontossauro provavelmente também tinha uma crista, como a de galos, informaram cientistas da Universidade da Nova Inglaterra em Armidale, na Austrália. Um fóssil de crânio descoberto recentemente tem restos do que seria uma crista carnuda, diz o paleontólogo Phil Bell, autor de estudo publicado em 12 de dezembro na revista Current Biology. É a primeira vez que uma crista desossada é encontrada em qualquer dinossauro (imaginada em azul e vermelho na ilustração) BELL ET AL./CURR. BIO. 2013

Mais
22.nov.2013 -Imagem divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o Siats meekerorum, uma nova espécie de dinossauro que conviveu com os tiranossauros há 98 milhões de anos. A espécie recém-descoberta seriam um dos três maiores dinossauros da América do Norte. Segundo pesquisadores, o Siats era o grande predador do seu tempo Jorge Gonzales/AFP

Mais
Concepção artística do dinossauro apelidado de Joe; fóssil foi achado em Utah, nos EUA, por estudante do ensino médio Divulgação

Mais
16;out.2013 - Esqueleto completo de um dinossauro será vendido na Inglaterra em um leilão em 27 de novembro de 2013. Com lance de 600 mil libras (cerca de R$ 2 milhões), o esqueleto do "Diplodocus longus", apelidado de Misty, tem 17 metros de comprimento, seis metros de altura e data de 150 milhões de anos atrás. Este é um dos poucos esqueletos do tipo conhecidos no mundo AFP/Summers Place Auctions

Mais
19.set.2013 - Um estudo sobre o desempenho aerodinâmico do microraptor, uma espécie de dinossauro com penas que viveu há cerca de 130 milhões de anos, desvendou um mistério sobre a evolução do voo dos pássaros. Cientistas da Universidade de Southampton, na Inglaterra, colocaram uma maquete com penas em um túnel de vento (acima) e constataram que a criatura pré-histórica não poderia voar com suas asas, mas era capaz de planar entre 70 metros e 100 metros após saltar de uma árvore muito alta, superior a 30 metros University of Southampton

Mais
2.set.2013 - O paleontólogo Ascanio Rincón exibe o crânio de um gliptodonte encontrado na Venezuela, que tem 102 sítios com fósseis de animais pré-históricos. As prospecções de petróleo têm sido fundamentais para aumentar o acervo do país, pois as grandes poças de petróleo com água na superfície preservam exemplares por milhões de anos. Agora, a equipe de Rincón quer encontrar um fóssil humano na região Juan Barreto/AFP

Mais
Brasil ganha nova espécie de dinossauro pescoçudo caipira Folhapress

Imagem do trailer de "Caminhando com Dinossauros" Reprodução

Cena de "O Parque dos Dinossauros" Reprodução

Mais
1º.jul.2013 - Homem passa diante de dinossauro mecanizado durante cerimônia de abertura de exposição temática em Tóquio, nesta quinta-feira (1º). A exposição de 18 dias conta com nove modelos de esqueletos do museu municipal de dinossauros da cidade de Fukui Toshifumi Kitamura/AFP

Mais
23.jul.2013 - Arqueólogos recuperaram 50 vértebras da única cauda articulada de um dinossauro descoberta no México. Os restos pertencem a um hadrossauro de 72 milhões de anos e somam cinco metros, quase a metade do comprimento do herbívoro. Os ossos foram encontrados em 2005 em uma jazida de Coahuila, mas só começaram a ser escavados no último dia 2 de julho, segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História do México Mauricio Marat/Inah

Mais
18.jul.2013 - Grupo da Universidade Stony Brook de Nova York, nos Estados Unidos, descobriram que os grandes herbívoros que povoaram a Terra há 150 milhões de anos trocavam de dentes com frequência. Os 'camarasaurus' (quadro A) tinham até três mudanças de dente de leite para cada estrutura óssea (quadro B), que acontecia no período de 62 dias em média. Já os 'diplodocus' (quadro D) tinham até cinco trocas de dentes para cada um deles, no intervalo de até 35 dias (quadro C) Divulgação/Plos One

Mais
Concepção artística do Nasutoceratops titusi, uma nova espécie de dinossauro com chifres que foi descoberto em Utah, nos Estados Unidos Lukas Panzarin

Mais
17.jul.2013 - Equipe da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, analisaram um fóssil achado em 2006 e descobriram uma nova espécie de dinossauro, que é "parente" do triceratops. O "Nasutoceratops titusi", que viveu há 75 milhões de anos no meio-oeste norte-americano, tem um focinho longo e chifres excepcionalmente grandes, os maiores do seu grupo. O peso de três toneladas e o comprimento de cinco metros conferia uma aparência intimidadora, mas o dinossauro era herbívoro e se alimentava apenas das plantas dos arredores pantanosos Raúl Martín e Divulgação

Rob Gaston e Raúl Martín

Mais
11.jul.2013 - A América do Norte abrigou oito espécies diferentes de dinossauros gigantes que pesavam mais de uma tonelada há cerca de 75 milhões de anos Dupla de cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, fez uma nova análise dos crânios e das mandíbulas de fósseis encontrados no parque de Alberta, no sul do país, e descobriu que as linhas principais desses dinossauros conseguiam viver na mesma porção de terra porque não competiam pela mesma comida. Acima, concepção artística do artigo da revista "Plos One" mostra a variedade da dieta: os ceratopsia comiam arbustos (à esquerda), os hadrossauros se alimentavam das árvores mais altas (no fundo) e os anquilossauros (à frente) e os nodossauros (à direita) preferiam as gramíneas e a relva J.T. Csotonyi

Mais
12.jun.2013 - Paleontólogos da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram que o "Archaeopteryx", elo perdido entre os dinossauros e as aves, tinha uma coloração diferente do previsto até então. A análise química com raios-X dos fósseis revelou que as penas do animal que viveu há 150 milhões de anos tinham uma pigmentação mais clara e com uma borda escura apenas em um dos lados e nas pontas, e não eram todas pretas como os cientistas acreditavam anteriormente. "Essa descoberta é um grande passo adiante no nosso entendimento da evolução da plumagem e também na preservação das penas", diz o paleontólogo Phil Manning, autor principal do estudo publicado no 'Journal of Analytical Atomic Spectrometry', do Royal Society of Chemistry University of Manchester, Museum für Naturkunde Berlin

Mais
5.jun.2013 - Um aposentado descobriu um crânio de cerca de dois metros de um pliossauro, um répteis marinho pré-histórico gigante, na Inglaterra. Chamado de "Pliosaurus kevani" em homenagem a Kevin, o descobridor, o animal que era carnívoro teria sido o maior predador do Jurássico Superior, que foi de 160 a 145 milhões de anos atrás, com aproximadamente 12 metros de comprimento Adam S. Smith/Plos One

Mais
5.jun.2013 - Restos fossilizados de 55 milhões de anos achados na China (à direita) revelaram ser do primata mais antigo já conhecido pelo homem. De acordo com o paleontólogo Xijun Ni, da Academia Chinesa de Ciências em Pequim, o "Archicebus achilles" tinha apenas alguns centímetros de altura, pesava pouco mais de 30 gramas e era adaptado para viver em árvores. Com membros delgados, uma cauda longa e dedos finos, "deve ter sido um excelente saltador de árvores, ativo durante o dia, e que se alimentava principalmente de insetos", destaca o autor do estudo publicado na revista Nature Xijun Ni, Institute of Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology, Chinese Academy of Sciences/AP e EFE

Mais
29.mai.2013 - Cientistas encontraram um fóssil preservado em uma placa de xisto na China que pode ser da criatura mais antiga da linha evolutiva das aves. Batizado de "Auronis xui", o animal viveu há cerca de 160 milhões de anos, media cerca de 50 centímetros e, provavelmente, corria muito rápido. Além disso, os pequenos dentes sugerem que ele se alimentava de insetos. Essa descoberta ajudou a devolver o Archaeopteryx à árvore da vida como um dos ancestrais das aves modernas. Dois anos atrás, um estudo chinês havia rebaixado a criatura do período Jurássico à classe comum dos dinossauros alados Masato Hattori; Thierry Hubin/IRSNB

Mais
26.mai.2013 - O Laboratório de Pesquisas Paleontológicas da Ufac (Universidade Federal do Acre) apresenta um modelo do "Chelonoidis", considerado o ancestral dos quelônios terrestres gigantes que hoje vivem no arquipélago de Galápagos, no Equador. Com base em fósseis descobertos em 1995 na Amazônia, o grupo reconstruiu o animal que viveu há cerca de 8 milhões de anos, durante o período Mioceno Superior. O maior jabuti do mundo tinha 1,65 metro de comprimento, 90 centímetros de largura de carapaça e um metro de altura Glauco Capper/Ufac

Mais
24.mai.2013 - O paleontólogo Oliver Hampe, do Museu de História de Natural de Berlim, na Alemanha, anunciou uma nova espécie de plesiossauro depois de ter achado as ossadas do animal pre-histórico em uma gaveta, onde estava guardada sem classificação há um século. O "Gronausaurus wegneri" era uma espécie de réptil marinho que media entre até 3,5 metros de comprimento e nadava em águas costeiras e deltas de rios há cerca de 137 milhões de anos, no período do Cretáceo Inferior - por serem terrestres, os dinossauros pertencem a um grupo diferente dos plesiossauros Naturkundemuseum Berlin

Mais
29.abr.2013 - Antigo dinossauro que se parecia com aves comia peixes, indica pesquisa publicada na revista Evolution. Um fóssil recém-descoberto (detalhe) de um dinossauro com penas do Cretáceo conhecido como Microraptor (na impressão artística), encontrado no nordeste da China, estava acompanhado por ossos de peixes. Os cientistas acreditam que estes peixes estavam no intestino do dinossauro quando morreu. Estudos anteriores sugeriram que o dinossauro do tamanho de um falcão, que viveu há cerca de 120 milhões de anos, era capaz de fazer voos curtos e controlados, com suas quatro asas. Além dos ossos, os dentes do dinossauro tinham uma posição angulada, adaptação correspondente às encontradas em outros comedores de peixes. Ele também comeria pequenas aves e mamíferos, o que faz com que sua alimentação flexível seja um destaque que pode explicar porque sua família, os "raptors", se espalharam com sucesso no período Emily Willoughby/detalhe- University of Alberta

Mais
10.abr.2013 - Cientistas descobriram embriões de dinossauro de cerca de 190 milhões de anos em ovos fossilizados em Yunnan, na China. Ao estudar os ossos do fêmur de embriões do Lufengosaurus em diversos estágios de desenvolvimento, os cientistas podem aprender como ele crescia D. Mazierski/Debivort/Creative Commons/D. Mazierski e D. Scott com fotos de A. Le Blanc

Mais
26.mar.2013 - Ossos fossilizados descobertos em 1930 na Tanzânia, na África, podem ser do dinossauro mais antigo já encontrado pelo homem, segundo recente pesquisa da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. O "Nyasasaurus parringtoni" viveu no Triássico médio, e não no fim do período Triássico, há cerca de 243 milhões de anos - ou seja, a linhagem de dinossauros apareceu de 10 a 15 milhões anos antes do que se pensava anteriormente. Ele pesava de 20 a 60 quilos e era bastante comprido: media 80 centímetros de altura, 3 metros de comprimento e tinha um rabo de até 1,5 metro Mark Witton/Natural History Museum of London

Mais
26.mar.2013 - "Megalossauro bucklandii" é o primeiro nome científico dado a uma espécie de dinossauro, registrado ainda em 1824 - apesar de o termo ter sido cunhado décadas mais tarde. Ele foi identificado a partir dos fósseis de uma mandíbula (detalhe à direita), alguns dentes e um osso do quadril encontrados na Inglaterra por William Buckland. Como se sabia pouco sobre os dinossauros no século 19, imaginava-se que o Megalossauro era, como adianta seu nome, um "grande lagarto" que rastejava sobre quatro patas (ilustração principal). Na verdade, o dinossauro era um bípede carnívoro que media 8 metros e tinha grandes e afiadas garras nas patas dianteiras e pescoço curto Reprodução

Mais
26.mar.2013 - Fósseis de 75 milhões de anos descobertos em outubro de 2012 na província de Alberta, no Canadá, são os primeiros registros de dinossauros com plumas da América do Norte - até então, esses animais pré-históricos só tinham sido descobertos em poucos lugares na Ásia. Os cientistas encontraram vestígios de plumas fossilizadas nos esqueletos de três ornitomimídeos (imitadores de aves), sendo um jovem e dois adultos. Os animais tinham penachos desde o início, mas as penas maiores se desenvolviam debaixo das patas dianteiras mais tarde, até que, na fase adulta, os membros ficavam totalmente cobertos e "viraram" asas Julius Csotonyi e Royal Tyrrell Museum

Mais
26.mar.2013 - Paul Sereno, paleontólogo da Universidade de Chicago, descobriu uma nova espécie de heterodontossauro enquanto fazia uma pesquisa nos fósseis da coleção da Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos. O "Pegomastax africanus" é considerado um dinossauro anão, pois ele tinha menos de 60 centímetros de comprimento e era mais leve do que um gato, como descreve a pesquisa no periódico ZooKeys, de outubro de 2012. A pequena criatura, que habitou a África do Sul há 200 milhões de anos, era coberta por espinhos, e usava o bico curto como o de um papagaio, as presas afiadas nas mandíbulas superiores e inferiores apenas para esmagar as plantas, já que era herbívoro Tyler Keillor/University of Chicago

Mais
26.mar.2013 - O antecessor comum dos mamíferos placentários, entre eles o ser humano, foi um diminuto insetívoro que se diversificou depois da extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos. A equipe de cientistas reconstruiu o aspecto do animal após estudar por seis anos milhares de características morfológicas e genéticas, tanto de mamíferos vivos como fósseis Carl Buell/American Museum of Natural History/AFP e S. Goldberg, M. Novacek/AMNH/AFP

Mais
26.mar.2013 - O fóssil do terceiro maior pterossauro que sobrevoou o planeta, há cerca de 110 milhões de anos, foi encontrado na bacia do Araripe, no Nordeste do Brasil, comprova pesquisa de dez anos do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O "Tropeognathus" tinha 8,5 metros de envergadura (comprimento medido pela asa) e seu esqueleto estava quase todo preservado - os cientistas recuperaram, inclusive, o crânio do animal pré-histórico na chapada nordestina Júlio César Guimarães/UOL e Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
26.mar.2013 - Uma espécie desconhecida de pterossauro foi batizada de "Vectidraco daisymorrisae" em homenagem a uma menina. Quando tinha apenas cinco anos, Daisy Morris encontrou restos fossilizados do réptil voador na praia de Atherfield, que fica na Ilha de Wight, no Reino Unido, mas só em março de 2013, quatro anos depois, a descoberta foi comprovada University of Southampton e PloS One

Mais
26.mar.2013 - mar.2013 - O "Sapeornis", uma espécie de ave que viveu há mais de 120 milhões de anos, tinha quatro asas, e não duas, antes de a evolução levá-los a abandonar suas penas traseiras em favor dos pés escamosos. As asas extras tornaram-se patas com penas e, segundo estudo, pode ter ajudado as criaturas a fazer manobras no ar, enquanto as asas dianteiras eram usadas para voar ou planar STMN/AFP e Divulgação

Mais
20.mar.2013 - Composição artística mostra como eram os pterossauros, répteis voadores pré-históricos que viveram há 110 milhões de anos Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Composição artística mostra como foi feita a reconstrução do pterossauro ("Tropeognathus") a partir de fósseis encontrados no Nordeste entre 2003 e 2011 Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Parte da asa de pterossauro jovem, com abertura de 5,2 metros, foi um dos fósseis encontrados na pesquisa liderada por Alex Kellner, do Museu Nacional da UFRJ Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Parte de úmero (osso do braço) deixa estrutura interna à mostra. O fóssil era de um pterossauro gigante, segundo os pesquisadores Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Pesquisadores fazem trabalho de campo na localidade Sítio Baixa Grande, que fica em Araripe, cidade do Ceará, em 2011 Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Pesquisadores posam para foto após trabalho de campo na localidade Sítio Baixa Grande, que fica em Araripe, cidade do Ceará, em 2011 Divulgação Museu Nacional/UFRJ

20.mar.2013 - Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Pesquisadora realiza trabalho de campo na localidade Sítio Baixa Grande, que fica em Araripe, cidade do Ceará, em 2011 Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Grupo de pesquisadores realiza trabalho de campo na localidade Sítio Baixa Grande, que fica em Araripe, cidade do Ceará, em 2011 Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Linhas de crescimento na lâmina paleohistológica indicam que o animal fossilizado é adulto Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Detalhe do lado esquerdo de um dos fósseis encontrados na bacia do Araripe, no Nordeste brasileiro Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Detalhe do lado direito de um dos fósseis encontrados na bacia do Araripe, no Nordeste brasileiro Divulgação Museu Nacional/UFRJ

Mais
20.mar.2013 - Pesquisadores do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) posam para fotos durante apresentação de fósseis de pterossauro encontrados na bacia do Araripe, no Nordeste do país, o maior já descoberto no hemisfério Sul Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Os pesquisadores fizeram uma reconstrução da cabeça do "Tropeognathus" a partir dos fósseis encontrados na bacia do Araripe, no Nordeste do Brasil. "Os ossos [do pterossauro] são extremamente finos, com espessura de até 2 milímetros. Isso já dá uma ideia da dificuldade de preservar esse animal", explicou Alex Kellner, do Museu Nacional da UFRJ, que liderou a pesquisa Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Escultura produzida no laboratório do Museu Nacional da UFRJ mostra o tamanho real do esqueleto do pterossauro brasileiro. "Este é o réptil voador pré-histórico mais importante encontrado no Brasil e o maior descoberto no hemisfério Sul", anuncia o pesquisador Alex Kellner, do Museu Nacional da UFRJ Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Alex Kellner, professor da UFRJ que liderou a pesquisa, conversa com jornalistas sobre a descoberta dos fósseis de pterossauro na bacia do Araripe, no Nordeste do país, que reúne alguns dos mais importantes depósitos de fósseis paleontológicos do mundo Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Mesa expõe os fósseis pré-históricos encontrados por pesquisadores do Museu Nacional da UFRJ. O maior exemplar de pterossauro já encontrado no Hemisfério Sul sobrevoou os céus do Nordeste brasileiro há 110 milhões de anos Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Mesa expõe os fósseis de pterossauro encontrados no Nordeste brasileiro Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - O animal de 8,5 metros de comprimento (medido pelo comprimento da asa) é o fóssil mais completo já encontrado no hemisfério Sul - segundo os pesquisadores da UFRJ, quase todo o esqueleto foi preservado, inclusive o crânio Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Pesquisador da UFRJ exibe os fósseis de pterossauro encontrados no Nordeste brasileiro. A pesquisa que levou dez anos examinou uma asa de um animal jovem, que tinha mais de cinco metros em vida; um animal com quase todo o esqueleto preservado, incluindo seu crânio; e um úmero (osso do braço) Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Mesa expõe os fósseis encontrados na bacia do Araripe de um "Tropeognathus", espécie mediana de pterossauro, ao lado das reconstruções da cabeça do dinossauro Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Os fósseis de pterossauro foram encontrados entre 2003 e 2011 na bacia nordestina do Araripe, região que fica entre Piauí, Pernambuco e Ceará Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Alex Kellner, professor da UFRJ que liderou a pesquisa, posa para fotos após a descoberta dos fósseis de pterossauro no Nordeste brasileiro. A pesquisa de dez anos encontrou três exemplares diferentes na bacia do Araripe: uma asa de um animal jovem, que tinha mais de cinco metros; um animal com quase todo o esqueleto preservado, incluindo seu crânio; e um úmero (osso do braço) Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Segundo os pesquisadores, apesar de muitos ossos estarem quebrados, foi possível fazer sua reconstituição. A escultura que mostra o tamanho real do esqueleto do pterossauro brasileiro levou cerca de um ano e meio para ser finalizada no laboratório do Museu Nacional da UFRJ Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Pesquisadores do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) apresentaram o fóssil de um pterossauro encontrado na bacia do Araripe, que fica entre Piauí, Pernambuco e Ceará, no Nordeste do país. O "Tropeognathus", espécie da família Anhangueridae, é o maior indivíduo do grupo encontrado no hemisfério Sul, garante a pesquisa. Além do fóssil, o grupo fez uma reconstrução artificial do esqueleto a partir do que foi encontrado e um modelo de como ele seria em vida em tamanho real Júlio César Guimarães/UOL

Mais
20.mar.2013 - Daisy Morris descobriu fóssil aos cinco anos quando andava na praia PA

Mais
20.mar.2013 - Uma espécie desconhecida de pterossauro foi batizada de "Vectidraco daisymorrisae" em homenagem a uma menina. Aos cinco anos, Daisy Morris encontrou restos fossilizados do réptil voador na praia de Atherfield, que fica na Ilha de Wight, no Reino Unido - quatro anos depois, a descoberta foi comprovada por especialistas e publicada em revista científica PA

Mais
1.mar.2013 - Homem dá instruções para o transporte de uma réplica de Tiranossauro Rex no zoológico Twycross, na cidade de Atherstone, no centro da Inglaterra. O zoo abrirá uma exposição sobre dinossauros nos próximos dias Darren Staples/Reuters

Mais
1º.mar.2013 - Homem tira estátua de dinossauro de caminhão no zoo de de Twycross, no Reino Unido. O animal é um dos 15 que será exibidos no Vale dos Dinossauros, a nova atração do lugar Darren Staples/Reuters

Mais
7.fev.2013 - Novo estudo afirma que impacto do asteroide Chicxulub, que deixou uma imensa cratera no México, e a extinção dos dinossauros não voadores teria ocorrido há 66 milhões de anos Courtney Sprain

Mais
7.jan.2013 - Estudo em um fóssil (à esquerda) encontrado em Liaoning, província da China, mostra que Sulcavis geeorum, uma espécie de ave que viveu no período Cretáceo (120 milhões de anos atrás), tinha dentes serrilhados devido à sua dieta. O animal pré-histórico conseguia se alimentar de exoesqueletos, como os de insetos e até de caranguejos Stephanie Abramowicz

Mais
6.dez.2012 - Fósseis de peixe primitivo encontrado no sítio de escavações Serra da Galga, em Peirópolis, distrito que fica a 20 quilômetros de distância de Uberaba (MG) L. Adolfo/UFTM/Divulgação

Mais
6.dez.2012 - Pesquisador da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) mostra fóssil de peixe primitivo encontrado no sítio de escavações Serra da Galga, em Peirópolis, distrito a 20 quilômetros de Uberaba (MG). O peixe da família 'amiídeos' viveu há cerca de 85 milhões de anos, junto com os dinossauros, e é típica da água salgada - a pesquisa, agora, vai investigar como um animal marinho foi encontrado no Triângulo Mineiro L. Adolfo/UFTM/Divulgação

Mais
8.nov.2012 - Imagem reconstrói o dinossauro de grande porte Xenoceratops foremostensis, que viveu há mais de 78 milhões de anos Julius T. Csotonyi

Mais
24.out.2012 - Técnico do museu de Angoulême, na França, compara o tamanho de um fêmur humano ao fêmur de um dinossauro encontrado perto do centro da cidade francesa de mesmo nome. Cerca de 400 ossos de dinossauros foram encontrados na comuna francesa de Angeac-Charente após o primeiro exemplar ser achado, em 2008, em uma pedreira Pierre Andrieu/AFP

Mais
Os maiores dinossauros do mundo estão no Museu de História Natural de NY Reprodução/Spintravel

Museu anuncia descoberta do maior dinossauro carnívoro do Brasil Divulgação

Mais
Exposição "Cabeça Dinossauro" traz crânio de dinossauro descoberto no Brasil Divulgação

Dinossauro - Boletim UOL Jornais Universidade de Zaragoza

Mais
Robô de braquiossauro está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de euplocéfalo está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de iguanodonte está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de alossauro está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de anquilossauro está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de galliminus está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de deinonico está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de apatossauro está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de dilofossauro está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de tricerátops está na exposição "Mundo Jurássico", no Rio de Janeiro (RJ) (01/02/2011) Divulgação

Mais
Robô de Tiranossauro Rex com 7 metros de altura é destaque da exposição "Mundo Jurássico" (01/02/2011) Divulgação

"Dinotrem" mostra o curioso tiranossauro Bruno Reprodução

Australianos criam dinossauro hidráulico Greg Wood/AFP

Ilustração mostra dinossauro "comedor de formigas" Matt van Rooijen/BBC

Mais
Tiranossauro rex em exposição no Liberty Science Center, em Jersey City, nos EUA, em 2003 Divulgação

Mais
Esqueleto parcial fossilizado de uma nova espécie de dinossauro herbívoro, que viveu há 185 milhões de anos, descoberto no Estado de Utah AFP/Museu de História Natural de Utah

Mais
Estudo publicado na revista científica Science sugere que dinossauros surgiram na região que hoje compreende a América do Sul Jorge Gonzalez

Veja dinossauros descobertos