Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Imagens do mês de agosto (2009)
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/agosto2009_album.htm
  • totalImagens: 44
  • fotoInicial: 5
  • imagePath: http://cs.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170506
    • Ciência [45097];
Fotos
Terra vista da Lua
Terra é registrada a 200 quilômetros da superfície da Lua por um instrumento da Nasa a bordo do satélite indiano Chandrayaan-1 Nasa Mais
Entardecer na Terra
Imagem divulgada nesta segunda-feira (3) pela Nasa mostra as camadas da atmosfera da Terra durante o entardecer. O registro foi feito pela tripulação do ônibus espacial Endeavour no último dia 29 Nasa Mais
Luta para libertar o robô
Uma equipe continua a fazer testes no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia, para encontrar um meio de livrar o robô de exploração Mars Exploration Rover, que ficou preso no solo de Marte Nasa/JPL-Caltech Mais
Primeiro-ministro russo Vladimir Putin realiza um mergulho no batiscafo Mir-2, nas profundezas do lago Baikal, na Sibéria. O passeio durou quatro horas AFP/RIA Mais
Via Láctea
Via Láctea é vista sobre a sede do Observatório Austral Europeu em Monte Paranal, no Chile. O local conta com um dos telescópios mais avançados do mundo, o VLT, e em breve receberá outros dois equipamentos em construção ESO Mais
"Fumômetro"
"Fumômetro", um painel instalado em frente ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, faz contagem regressiva para a entrada em vigor da nova lei antifumo Divulgação Mais
Possível meteorito
Imagem feita pela sonda Opportunity, da Nasa, mostra o que os cientistas imaginam ser um meteorito em Marte. O objeto, que tem 60 cm de diâmetro, foi batizado de "Block Island" Nasa/JPL-Caltech Mais
Vacina em teste
Médica mostra como aplicar a vacina contra a gripe suína, em desenvolvimento na Universidade de Mainz, na Alemanha. O centro deverá testar o produto em humanos AFP/Thomas Lohnes Mais
Discovery
O ônibus espacial Discovery é levado para a base de lançamento 39-A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A espaçonave deve ser lançada no fim do mês Matt Stroshane/Getty Images/AFP Mais
Nuvem de estrelas bebê
Nuvem de novas estrelas, conhecida como DR22, é registrada pelo telescópio Spitzer, da Nasa. É uma das primeiras imagens feitas pelo equipamento desde que começou a operar em uma nova fase. O telescópio, que detecta luz infravermelha, sempre funcionou com temperaturas em torno de - 271 ºC. Agora, opera com aproximadamente - 242 ºC Nasa/JPL-Caltech Mais
Descoberta sobre pterossauro
Fóssil de pterossauro apresentado pelo paleontólogo Alexander Kellner nesta quarta-feira (5) no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A descoberta prova que esses dinossauros tinham um "controle de voo absoluto", o que dá uma nova direção às investigações sobre a espécie Antonio Lacerda/Efe Mais
Planeta fora do Sistema Solar
O planeta HAT-P-7b, descoberto pelo telescópio Kepler, é indicado no gráfico entre os aproximadamente 300 planetas conhecidos como extrassolares (fora no nosso Sistema). A Nasa anunciou que o equipamento conseguiu observar o planeta, do tamanho de Júpiter, sinal de que ele pode enxergar planetas do tamanho da Terra, se eles existirem Nasa Mais
Vacina para gripe suína
Pesquisadores do laboratório Sanofi-Aventis, que nesta sexta-feira (7) anunciou ter iniciado os testes em humanos de sua vacina para a gripe A H1N1, ou suína AP/David W. Coulter Mais
Estrela do tipo B
Imagem feita por telescópios da Agência Espacial Europeia (ESO) mostra a estrela HD 87643 (centro), cercada por poeira e gás, na constelação de Carina. A composição é uma das melhores que os astrônomos já conseguiram de uma estrela como essa, de espectro do tipo B ESO Mais
Grande Colisor de Hádrons
Depois de ter entrado em funcionamento em 10 de setembro do ano passado, para ser desligado nove dias depois, o maior acelerador de partículas do mundo deverá recomeçar aos poucos. Segundo a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), o LHC deverá acelerar partículas a 3,5 trilhões de elétrons-volt (teV) por feixe, metade da energia prevista inicialmente pelo projeto AP/Keystone, Martial Trezzini Mais
Incêndios nas Ilhas Canárias
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta segunda (10) imagens de satélite das ilhas Canárias (Espanha) "em chamas", nas quais é possível observar "uma grande nuvem de fumaça" provocada pelos dois incêndios florestais que afetaram La Palma no final de julho e início de agosto ESA Mais
Cobra do Himalaia
Mais de 350 novas espécies foram descobertas nos últimos anos no Himalaia oriental, área de riqueza biológica cada vez mais ameaçada pela mudança climática, segundo anúncio feito nesta segunda (10) pela WWF (World Wide Fund for Nature). Na foto, uma cascavel verde (<i>Trimeresurus gumprechti</i>), descoberta em 2002 Efe Mais
Meteorito em Marte
Imagem divulgada pela Nasa do maior meteorito já encontrado em Marte, com cerca de 60 centímetros de diâmetro, batizado de "Block Island". Análise do material registrado pelo jipe-robô que está no planeta vermelho acusou a presença de ferro e níquel AP/Nasa/JPL-Caltech Mais
Colisão no espaço
Concepção artística divulgada pela Nasa mostra a colisão entre dois corpos celestes. Evento parecido com esse, ocorrido há milhares de anos, acaba de ser detectado pelo telescópio Spitzer ao redor de uma estrela jovem, chamada HD 172555, a cerca de 100 anos-luz da Terra. Os corpos celestes tinham o tamanho da Lua e de Mercúrio, respectivamente. O impacto destruiu o objeto menor, espalhando pedras e lava pelo espaço, resquício que foi encontrado pelo equipamento Nasa/JPL-Caltech Mais
Perseid
O meteoro Perseid (acima) e a marca do jato de um avião sobre o Red Rock Canyon, em Las Vegas David Becker/Reuters Mais
Saturno
Concepção artística produzida pela Nasa a partir de sinais de rádio mostra o tamanho das partículas dos aneis de Saturno em diferentes regiões Efe/Nasa Mais
Perseid
Meteoro aparece no céu da Flórida (Estados Unidos), nesta quarta-feira (12) Doug Murray/Reuters Mais
Perseid
Meteoro Perseid é visto no céu da Califórnia nesta terça-feira (11) AP/Kevin Clifford Mais
Nuvem de novas estrelas
Composição feita a partir de imagens dos telescópios Chandra e Spitzer, da Nasa, mostra a nuvem em área de formação de estrelas batizada de Cepheus B, localizada a cerca de 2.400 anos-luz da Terra, na Via Láctea AFP/Nasa/JPL-Caltech Mais
Dinossauros na China 1
Esqueletos completos de dinossauros do museu de Kunming, na China, são preparados para serem levados para o Museu de Ciências de Beijing AFP Mais
Dinossauros na China 2
Visitantes observam fósseis de dinossauros no museu de Kunming, na China. Paleontólogos anunciaram ter desenterrado o que se acredita ser o maior conjunto de fóssies já encontrado AFP Mais
Cratera em Marte
Cratera Victoria, em Marte, de 800 metros de diâmetro, é registrada pela câmera da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa AFP/Nasa/JPL-Caltech Mais
Novo foguete
O Ares-1, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A Nasa anunciou na última sexta-feira (14) a conclusão da montagem da primeira versão do foguete que levará ao espaço os novos veículos tripulados, em substituição aos ônibus espaciais AFP/Nasa Mais
Furacão Bill
Imagem de satélite da Nasa mostra o furacão Bill, o primeiro da temporada do Atlântico AFP/Noaa Mais
Expedição do Greenpeace
Água sobre a superfície da geleira Humboldt, no Ártico. A foto foi feita pela equipe da expedição da ONG Greenpeace, que, junto com cientistas, tem documentado os efeitos da mudança climática na região Reuters/Nick Cobbing/Greenpeace Mais
Aminoácido em cometa
Concepção artística reproduz contato da espaçonave Stardust com os gases e poeira do cometa Wild 2. As amostras colhidas foram analisadas pelos cientistas da Nasa, que identificaram a presença do aminoácido glicina, fundamental na formação de proteínas por seres vivos. É a primeira vez que se encontra uma substância desse tipo em um corpo celeste Nasa/JPL Mais
Minicoração artificial
Concepção artística do primeiro minicoração artificial da história, que pesa apenas 92 gramas, que foi implantado em uma mulher de 50 anos por equipe de cirurgiões da clínica universitária de Heidelberg, oeste da Alemanha. A operação aconteceu no final de julho e a paciente já se recuperou Efe Mais
Morte de Mozart
Retrato de Wolfgang Amadeus Mozart, morto aos 35 anos de idade, em 1791. Pesquisadores da Universidade de Amsterdã, na Holanda, apresentaram uma nova teoria sobre a causa da misteriosa morte do compositor austríaco. Eles defendem a tese de que Mozart teria sido vítima de complicações geradas por uma infecção bacteriana na garganta AFP Mais
Foguete sul-coreano
Primeiro foguete espacial da Coreia do Sul, que teve seu lançamento adiado nesta quarta-feira (19) a menos de oito minutos do fim da contagem regressiva problemas com a carga de combustível AP Mais
Discovery
A Nasa (agência espacial americana) decidiu cancelar, devido ao mau tempo, o lançamento do "Discovery", que tinha previsto partir desta terça-feira (25) da Flórida para a Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão de 13 dias AP Mais
Olho de Gato
Combinando registros dos telescópios Chandra e Hubble, a Nasa conseguiu esta imagem da nebulosa Olho de Gato, em que é possível ver a estrela brilhante no centro cercada por uma nuvem de gás. É a primeira vez que os astrônomos identificam tamanha intensidade de raios-x na estrela central de uma nebulosa, segundo informou a agência AFP/Nasa Mais
Foguete sul-coreano
A Coreia do Sul fracassou em sua primeira tentativa de colocar em órbita um satélite a partir de seu próprio território. O lançamento do foguete que carregava o satélite foi realizado sem problemas, assim como a separação de partes do foguete. Mas o satélite acabou não entrando na órbita prevista e se perdendo no espaço. AP Mais
Novos dinossauros
Concepção artística de rês novos exemplares de dinossauros batizados de Banjo, Matilda e Clancy, descobertos em Queensland, na Austrália. Nesta quarta-feira (26), pesquisadores anunciaram a descoberta de novos fósseis encontrados no local. O novo animal foi batizado de Zac Efe Mais
Nebulosa
Imagem divulgada pelo Observatório Europeu Austral (ESO) mostra a nebulosa Trífida, uma "fábrica" de estrelas localizada na constelação de Sagitário. O registro foi feito pelo telescópio do Observatório La Silla, no Chile Efe/ESO Mais
Via Láctea
Concepção artística divulgada pela Nasa mostra a Via Láctea, de acordo com o que foi divulgado no 212º encontro da Sociedade Astronômica Americana. Os dois maiores braços da galáxia, formados por estrelas jovens e velha, são conectados à barra central. Entre elas aparecem os dois braços menores, compostos de gases e estrelas em formação AFP/Nasa Mais
Estátua de 2.000 anos
Parte de estátua de caveleiro de aproximadamente 2.000 anos é encontrada em sítio de escavação em Frankfurt Reuters/Johannes Eisele Mais
Turista espacial
Guy Laliberte, dono do Cirque du Soleil, se prepara para treinamento no centro espacial Cidade das Estrelas, próximo a Moscou. Em setembro, ele será o sétimo turista do mundo a ir para o espaço Reuters/Sergei Remezov Mais
Proteína de carrapato
Imagem de microscópio mostra proteína obtida a partir de glândulas salivares de carrapato para ser utilizada em células de melanoma (tipo de câncer de pele) no Instituto Butantan, em São Paulo. O parasita sugador de sangue (<i>Amblyomma cajennense</i>) pode abrir caminho para um novo tratamento para conter tumores, segundo pesquisadores Maurício Lima/AFP Mais
Discovery se acopla à ISS
Tripulantes do ônibus espacial Discovery se cumprimentam após acoplagem bem-sucedida à Estação Espacial Internacional, na noite de domingo (30) Nasa Television/AP Mais

Imagens do mês de agosto (2009)

Veja mais: