Ambiente

• timestamp: 20120313145432
    • Meio ambiente [11359];
    • COP-16 [44971];
Fotos
Mais de 1.200 espécies foram descobertas na Amazônia entre 1999 e 2009 - uma a cada três dias -, segundo o relatório 'Amazon Alive', da World Wide Fund for Nature (WWF). A rã <i>Ranitomeya benedicta</i> é uma dessas espécies Evan Twomey/BBC Mais
Outra espécie descoberta na última década é a <i>Martialis heureka</i>, conhecida como a 'formiga de Marte'. Ela tem até 3 milímetros de comprimento, não tem olhos e possui grandes mandíbulas Christian Rabeling/BBC Mais
Durante essa década, foram descobertas 637 espécies de plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 16 pássaros e 39 mamíferos. Entre eles, está o peixe <i>Compsaraia samueli</i>, descoberto em 2008 no rio Tocantins William Crampton/BBC Mais
A tarântula <i>Pamphobeteus grandis</i>, encontrada no Amazonas e no Acre, chama a atenção por sua coloração lilás. O gênero Pamphobeteus engloba algumas das maiores aranhas do mundo Rick C. West/BBC Mais
A Amazônia é um dos lugares com a maior biodiversidade da Terra. Outra das espécies descobertas é a planta <i>Drosera amazonica</i>, encontrada em 2009 nos Estados do Amazonas e de Roraima Andreas Fleischmann/BBC Mais
O falcão críptico (<i>Micrastur mintoni</i>) foi descoberto em 2002 no Estado do Pará. Pouco se sabe sobre a espécie, mas acredita-se que haja um grande número deles Andrew Whittaker/BBC Mais
"Esse relatório mostra a incrível diversidade da vida na Amazônia. Por isso, precisamos de ações urgentes para que essas espécies sobrevivam", diz a coordenadora da WWF no Brasil, Sarah Hutchison. Na foto, a rã <i>Hypsiboas liliae</i> Philippe J. R. Kok/BBC Mais
O sagüi-do-rio-Acari (<i>Mico acariensis</i>) está entre os 39 mamíferos catalogados. O animal, descoberto em 2000, tem 24 cm de altura e pesa apenas 420 g Georges Néron/BBC Mais
A <i>Eunectes beniensis</i> é conhecida no Brasil como Sucuri da Bolívia e pode ter até quatro metros. Inicialmente, ele foi classificada como um híbrido entre duas espécies de sucuri José Maria Fernández Díaz-Formentí/BBC Mais
Da família dos papagaios, o <i>Pyrilia aurantiocephala</i> habita regiões próximas aos rios Madeira e Tapajós e foi classificado "ameaçado", por causa de sua população reduzida Arthur Grosset/BBC Mais
O <i>Psychrophrynella illampu</i>, encontrado em 2007 na Bolívia, é uma das 216 novas espécies de anfíbios descobertos na floresta amazônica nos últimos dez anos Ignacio J. De la Riva/BBC Mais
A nova espécie de bagre <i>Phreatobius dracunculus</i>, encontrada em Rondônia, vive basicamente em águas subterrâneas. O peixe foi descoberto em poços artesianos Janice Muriel Cunha/BBC Mais
Segundo a WWF, 17% da floresta amazônia já foi destruída, com grande impacto sobre a biodiversidade. Na imagem, o lagarto <i>Anolis cuscoensis</i>, descoberto na amazônia peruana Steven Poe/BBC Mais
Descoberta na Guiana Francesa em 2000, a aranha <i>Ephebopus cyanognathus</i> chama a atenção pelas presas azuis em contraste com o corpo marrom. Essa espécie de aranha se alimenta de pássaros Keegan Rowlinson/BBC Mais
O <i>Apistogramma baensch</i> está entre as 257 espécies de peixes descobertas nesses 10 anos no rio Amazonas e em seus afluentes. A Amazônia abriga a maior variedade de peixes de água doce do mundo Kris Weinhold/BBC Mais
A WWF observa que a Amazônia abriga 30 milhões de pessoas e uma em cada dez espécies conhecidas. Na foto acima, a rã <i>Osteocephalus castaneicola</i> Jiri Moravec/BBC Mais
"Uma mudança no paradigma de desenvolvimento precisa começar, com a maior urgência, para preservar a funcionalidade do bioma amazônico e sua incrível biodiversidade", afirma Ahmed Djoghlaf, secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, na foto a <i>Calathea hopkinsii</i> Flávia Costa/BBC Mais

Veja novas espécies descobertas na Amazônia BBC

Veja mais: NOVAS ESPÉCIES NA ÁSIA , INSETOS SURPREENDENTES , VEJA TAMBÉM CRIATURAS ESTRANHAS