Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Imagens do mês de julho (2009)
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/julho09_album.htm
  • totalImagens: 48
  • fotoInicial: 6
  • imagePath: http://cs.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170513
    • Ciência [45097];
Fotos
Satélite comercial
O foguete europeu Ariane 5 é lançado com o TerreStar-1, um dos maiores satélites de telecomunicações comerciais do mundo. O equipamento vai permitir a transmissão de voz, dados e vídeos para celulares dos EUA e do Canadá Jody Amiet/AFP Mais
Restos de estrela que explodiu
Imagem feita pelo observatório Chadra, da Nasa, e pelo telescópio europeu VLT, mostra partes de uma supernova conhecida como RCW 86. Esses restos de uma estrela que explodiu podem ser os mesmos observados em 185 d.C. por astrônomos chineses AFP/Nasa/CXC/Universidade de Ultrech Mais
Médico segura amostras de pacientes com suspeita de gripe suína em hospital de Buenos Aires. Autoridades alertam para o aumento da doença no hemisfério sul, devido à chegada do frio AP/Ezequiel Pontoriero Mais
Buraco negro médio
Concepção artística da galáxia ESO 243-49, onde cientistas britânicos detectaram a existência de um buraco negro com uma massa 500 vezes superior à do sol. A descoberta, publicada na revista "Nature", prova a existência de buracos negros com massa intermediária, algo que até então era só uma teoria Efe Mais
Pepino gigante
Um israelense de 70 anos, da cidade de Petah Tikva, colheu um pepino gigante, com 118 centímetros de comprimento. O agricultor pretende procurar o livro dos recordes para que seu pepino seja reconhecido como o maior do mundo. Atualmente, o título pertence a um agricultor inglês, com um pepino de 91 centímetros Jonathan Nackstrand/AFP Mais
Vulcão japonês
Imagem feita por satélite da Nasa mostra o vulcão Monte Fuji, no Japão AFP/Nasa Mais
Sonda na Lua 1
A sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), da Nasa, enviou nesta quinta-feira (2) as primeiras imagens da superfície lunar desde que alcançou a órbita do satélite, no dia 23 de junho. As duas câmeras ligadas ao equipamento registraram uma região conhecida como Mar de Nuvens Nasa Mais
Sonda na Lua 2
Nova imagem enviada pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), da Nasa, mostra região da Lua conhecida como Mar de Nuvens. As câmeras do equipamento foram ativadas no dia 30 de junho. Nasa Mais
Primatas da Ásia
Ilustração mostra como seria o <i>Ganlea megacanina</i>, animal cujos fósseis foram encontrados recentemente em Myanmar e podem indicar que os macacos evoluíram de primatas da Ásia, e não da África. A hipótese foi descrita em estudo publicado no dia 1º AP/Museu Carnegie/Mark A. Klingler Mais
Novos dinos na Austrália
O paleontologista Scott Hocknull analisa os fósseis de um <i>Diamantinasaurus</i> em Queensland, na Austrália. Cientistas confirmaram que o país foi lar desse enorme dinossauro. Outras duas novas espécies foram identificadas no país AP/Museu de Queensland Mais
Novo mapa da Via Láctea 1
Composição de imagens do Atlasgal, considerado o maior mapa das regiões internas da Via Láctea, repletas de nós de poeira cósmica. O atlas foi feito a partir de observações do telescópio Apex, no Chile, e terá informações combinadas com os registros que serão feitos pelo observatório europeu Herschel ESO (Organização Europeia para Pesquisas Astronômicas no Hemisfério Sul) Mais
Novo mapa da Via Láctea 2
Imagem colorida artificialmente da nebulosa RCW120, que faz parte do novo e maior mapa de regiões internas da Via Láctea produzido a partir de observações do telescópio Apex, no Chile. Batizado de Atlasgal, ele mostra áreas repletas de nós de poeira cósmica ESO (Organização Europeia para Pesquisas Astronômicas no Hemisfério Sul) Mais
Os "garotos" do Discovery
Em foto alusiva aos Beatles, tripulação da última missão do ônibus espacial Discovery acompanha estudante de 13 anos vestido de astronauta em evento de caráter educativo no Museu de Ciência e Indústria em Manchester, na Inglaterra Paul Ellis/AFP Mais
Nebulosa Ômega
Imagem da nebulosa Ômega, berçário de estrelas a 5.500 anos-luz da Terra, na Constelação de Sagitário, é registrada pelo telescópio NTT, no Chile. Ômega deu à luz um aglomerado de estrelas quentes e massivas recentemente, formando filigranas entre o gás e a poeira cósmica Agência Espacial Europeia Mais
Réptil gigante
Visitantes olham esqueleto de um <i>Ophthalmosaurus</i>, réptil apelidado de "Anna", no Museu de Oceanografia de Mônaco. O material, de aproximadamente 150 milhões de anos, foi adquirido por um colecionador privado em leilão na Christie's, em Paris AFP/Valery Hache Mais
Crocodilo-tatu
Reconstituição da cabeça do <i>Armadillosuschus arrudai</i>, espécie de crocodilo encontrada no interior de São Paulo, diferente de todas as outras que viveram na época, há cerca de 90 milhões de anos.Pesquisadores brasileiros apresentaram seus fósseis nesta terça-feira (7), no Rio de Janeiro. Ele tinha uma carapaça semelhante a do tatu. O <i>Armadillosuschus arrudai</i>, tinha cerca de 2 metros de comprimento e peso estimado de 120 quilos Reprodução/Journal of South America Earth Sciences Mais
Gelo do Ártico diminuiu
Satélite da Nasa mostra redução dramática no gelo do Ártico entre o inverno de 2005 (à esquerda) e 2008. A área em branco representa camadas de gelo de 4 a 5 metros de espessura, enquanto os pedaços em azul escuro indicam de 0 a 1 metro. Segundo pesquisadores, a diminuição começou em 2004 Nasa Mais
Vulcão
Foto feita por satélite da Nasa mostra nuvens brancas sobre o vulcão Manam, em Papua Nova Guiné AFP/Nasa Mais
Contagem regressiva
Ônibus espacial Endeavour é posicionado na base de lançamento da Nasa na Flórida. Após ser adiado por problemas de vazamento no mês passado, o lançamento foi marcado para o próximo sábado (11). A missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) tem como objetivo concluir a instalação de um módulo japonês Nasa Mais
Adiamento
A Nasa adiou mais uma vez nesta segunda-feira (13), por pelo menos 24 horas, o lançamento do ônibus espacial Endeavour, por causa do mau tempo. Os sete astronautas do Endeavour (na foto) já estavam a bordo do ônibus espacial, e o lançamento deveria ocorrer às 18h51 local (19h51 Brasília). No domingo, o lançamento foi suspenso 10 minutos antes do previsto devido à aproximação de uma tempestadeEsta era a quinta tentativa de lançar o Endeavour desde 13 de junho. Matt Stroshane/Getty Images/AFP Mais
Novo mapa de Vênus
Vênus pode ter sido mais parecido com a Terra, com um oceano e um sistema de placas tectônicas que deu lugar à formação de continentes, segundo o primeiro mapa do hemisfério sul desse planeta elaborado com as câmeras de infravermelho da nave "Venus Express", da Agência Espacial Europeia Efe Mais
Simulação de voo a Marte
Seis participantes da simulação de um voo a Marte saíram hoje do módulo científico no qual permaneceram isolados do mundo por 105 dias. Às 14h de Moscou (7h de Brasília), os organizadores do experimento, do Instituto de Problemas Biomédicos (IPBM) da Academia de Ciências da Rússia, abriram a comporta Pavel Zelenky/AFP Mais
Quinteto Stephan
Imagem obtida pela Nasa mostra o "Quinteto Stephan", nome dado a um compacto grupo de galáxias descobertas há 130 anos e localizadas a 280 milhões de anos-luz. Quatro das galáxias estão em colisão AFP/Nasa Mais
Finalmente...
A nave "Endeavour" partiu hoje em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), após se dissipar a ameaça de tempestades na zona do Centro Espacial Kennedy (Flórida) que, na terça-feira, obrigaram o lançamento a ser adiado pela quinta vez AFP/Getty Images Mais
Fragmentos atingem espaçonave
Imagem da TV da Nasa mostra o tanque externo do ônibus espacial Endeavour e pequenos fragmentos que se desprenderam logo após o lançamento nesta quarta-feira (15). Pelo menos um deles atingiu a estrutura da nave, mas a agência diz que o incidente não representa um problema sério AP/Nasa TV Mais
Nebulosa de Águia
Imagem colorida artificialmente da nebulosa de Águia, um berçário de estrelas, a 7.000 anos-luz da Terra. O registro foi feito pelo telescópio de La Silla, no Chile, e divulgado nesta quinta-feira (16) pela Agência Espacial Europeia (ESA) ESA Mais
Mais
Guerreiros de terracota
Arqueólogos chineses descobriram outros 100 guerreiros de terracota na cidade de Xian, no centro do país, nos primeiros trabalhos de escavação realizados no famoso mausoléu do imperador Qin Shihuang em 24 anos, informou hoje a agência oficial "Xinhua" EFE/George Won Mais
Guerreiros de terracota
Peças encontradas no mausoléu onde estão os famosos guerreiros de terracota, perto da cidade de Xian, no centro da China. As escavações recomeçaram 24 anos depois dos últimos achados, após muitas considerações, pela preocupação com a integridade das peças EFE/George Wong Mais
Neandertais
Maxilar de um neandertal encontrado no sítio arqueológico de El Sidrún, em Astúrias (Espanha). A peça, entre outras, ajudou um grupo de pesquisadores a recuperar o genoma completo do DNA mitocondrial de cinco neandertais Efe Mais
Buraco em Júpiter
Imagem de Júpiter mostra buraco do tamanho da Terra provavelmente causado pelo impacto de um cometa ou asteroide. O fato foi descoberto pelo astrônomo amador australiano Anthony Wesley e depois confirmado pelo observatório da Nasa no Havaí. É o primeiro impacto observado no planeta desde a colisão com um cometa em julho de 1994 AFP/Nasa Mais
Gripe suína
Foto divulgada por pesquisador da Universidade Nacional de Taiwan mostra o vírus A (H1N1) sendo destruído por um composto orgânico que eles inventaram. Os cientistas taiwaneses anunciaram que a descoberta pode ajudar no controle da gripe suína no mundo AFP Mais
Eclipse solar
Eclipse solar total do dia 22, o mais longo do século, observado na ilha de Iojima, no Japão Efe Mais
Olho na galáxia
Galáxia em espiral com formato que parece um olho é registrada pelo telescópio Spitzer, da Nasa. Chamada de NGC 1097, ela está a 50 milhões de anos-luz da Terra Reuters/Nasa Mais
Ratos com células da pele
Cientistas chineses criaram ratos a partir de células da pele. Eles usaram uma técnica de indução de células-tronco que não demanda o uso de embriões AP Mais
Telescópio espanhol
O rei Juan Carlos 1º, a rainha Sofia, e outras autoridades da Espanha inauguram o Grande Telescópio das Canárias nesta sexta-feira (24), na ilha de La Palma Desiree Marti/AFP Mais
Vacina contra gripe suína
Ampolas da vacina contra gripe suína que começa a ser testada pela primeira vez em humanos no centro médico Flinders, em Adelaide, na Austrália AP/Aman Sharma Mais
Trabalho concluído
Os astronautas Tom Marshburn (no topo) e Chris Cassidy, na quinta e última caminhada espacial para completar a instalação do módulo japonês Kibo, na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês). A viagem de volta de tripulação do ônibus espacial Endeavour, responsável pela missão, começa nesta terça (28) Reuters/Nasa Mais
Corante para lesão na medula
Um corante que dá cor azul a doces e istônicos ajudou uma equipe de pesquisadores a proteger células nervosas em ratos que tiveram dano na medula espinhal. Injetado 15 minutos depois da lesão, o corante BBG fez ratos paraplégicos recuperarem parte do movimento nas patas após alguns dias Takahiro Takano Mais
Remédio para gripe suína
A Fiocruz entregou nesta quinta-feira (30) o 1º lote de medicamentos para tratamento da gripe suína fabricados no Brasil, um dia antes do prazo previsto. São 150 mil kits, cada um com 10 cápsulas, que já estão disponíveis para o Ministério da Saúde. Outros 60 mil kits, com 600 mil cápsulas, devem ser entregues até amanhã Eduardo Naddar/Folha Imagem Mais
Múmia de 2.500 anos de uma mulher egípcia chamada de "Tahemaa" passa por exame de imagem no Centro Saad de Raiografia, em Londres. Os especialistas querem descobrir mais sobre a causa da morte de Tahemaa, aos 28 anos AFP/Leon Neal Mais
Restos de supernova
Telescópio Chandra, da Nasa, registra os restos de uma supernova batizada de "E0102" localizada a cerca de 190 mil anos-luz, em uma galáxia próxima à Via Láctea. A imagem foi divulgada pela agência em homenagem aos dez anos de existência do equipamento AFP/Nasa Mais
Arqueólogos argelianos limpam mosaico encontrado em Casbah, vilarejo histórico da capital, Argel, que foi declarado como patrimônio histórico da Unesco. O local foi descoberto durante a construção de uma estação de metrô e revela registros de diversas civilizações - do período colonial francês aos séculos 4 e 5 d.C. AFP/Fayez Nureldine Mais
Estrela gigante
Apesar de parecer fora de foco para nós, esta foto original tirada pelo telescópio VLT, do Observatório Europeu do Sul, é uma das mais nítidas já conseguidas da superestrela Betelgeuse, na constelação de Orion. Astrônomos conseguiram desvendar como esta gigante, que é quase 1.000 vezes maior que o Sol, perde massa tão rápido - o equivalente ao nosso astro-rei, em apenas 10 mil anos. A culpa seria da movimentação dos gases na superfície vermelha da estrela AFP/ESO Mais
Nova espécie de pássaro
Nova espécie de pássaro descoberta no Laos, chamada de Búlbulo de Cara Pelada (<i>Pycnonotus hualon</i>). A confirmação de que se trata de uma nova espécie veio da Wildlife Conservation Society (WCS)Woxvold/Handout Reuters/Universidade de Melbourne Mais
Retorno do Endeavour
O ônibus espacial Endeavour (acima), com a Terra no fundo, em foto tirada por tripulante da Estação Espacial Internacional. A espaçonave deve voltar para casa nesta sexta-feira AP/Nasa Mais
Pouso do Endeavour
O ônibus espacial norte-americano Endeavour, com sete tripulantes a bordo, pousou conforme planejado nesta sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, após uma missão bem sucedida na Estação Espacial Internacional. Reuters Mais
Mesma cueca no espaço
O astronauta japonês Koichi Wakata (sem capacete), um dos sete tripulantes do ônibus espacial Endeavour, que pousou na Flórida na manhã desta sexta-feira, voltou à Terra vestindo uma cueca que utilizou por um mês seguido. A roupa íntima, desenvolvida no Japão, foi criada para não exalar odores, mesmo depois de ser usada por tanto tempo. Wakata diz que o experimento foi bem-sucedido Reuters/Nasa Mais

Imagens do mês de julho (2009)

Veja mais: