Topo

Washington apóia relatório com medidas contra o aquecimento global

04/05/2007 12h41

WASHINGTON, 4 mai (AFP) - Os Estados Unidos manifestaram nesta sexta-feira apoio ao relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática (IPCC) dedicado às medidas de adaptação e atenuação do aquecimento global.

"Os Estados Unidos participaram ativamente e de maneira construtiva no diálogo internacional durante a reunião de especialistas e governos em Bangcoc", declarou o representante especial do Departamento de Estado Harlon Watson, negociador sobre questões climáticas.

"O resultado destes intercâmbios é um documento sumário que ajudará os políticos ao redor do mundo a tomar decisões mais bem informados sobre as implicações econômicas, energéticas e tecnológicas do aquecimento global", afirma em um comunicado divulgado em Washington.

Os cientistas divulgaram o terceiro capítulo de um relatório sobre o aquecimento global após uma semana de negociações em Bangcoc, dedicadas às medidas de adaptação ou atenuação das mudanças climáticas.

O documento afirma que as medidas terão um custo relativamente moderado e considera que os próximos 20 ou 30 anos serão cruciais nesta luta.

"Os Estados Unidos estão liderando o mundo por seus significativos investimentos nas ciências e tecnologias vinculadas às pesquisas sobre a evolução do clima", acrescenta o comunicado do Departamento de Estado.