Topo

Ônibus espacial Atlantis parte nesta sexta (14) em sua última missão

O ônibus espacial Atlantis, na base de lançamento da Nasa, na Flórida; veja no álbum do mês - AP
O ônibus espacial Atlantis, na base de lançamento da Nasa, na Flórida; veja no álbum do mês Imagem: AP

Em Washington

13/05/2010 14h02

O Atlantis, com sua tripulação de seis astronautas, decola nesta sexta-feira (14) em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma das últimas missões de ônibus espaciais americanos, que serão retirados de serviço no fim do ano.

O voo, de número 32, será o último do Atlantis, que entrou em órbita pela primeira vez em 1985.

O lançamento do Atlantis está previsto para as 18H20 GMT (15H20 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Canaveral (Flórida).

Dados da última missão do Atlantis

Lançamento sexta-feira, 14 de maio, às 18h20 GMT (15h20 de Brasília) a partir da plataforma 39-A do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral (Flórida). A janela de lançamento é de 10 minutos
Duração prevista 11 dias, 18 horas e 23 minutos
Aterrissagem quarta-feira, 26 de maio, às 12h44 GMT (09h44 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy ou, se o clima não permitir, nos dias seguintes na base de Edwards (Califórnia, oeste do país) ou White Sands (Novo México, sudoeste)
Altitude de inserção em órbita 225 km
Altitude de encontro com a ISS 350,84 km
Tarefa entrega do módulo russo pressurizado de oito toneladas MRM-1, da plataforma de carga externa ICC-VLD e de outros equipamentos
Caminhadas espaciais três, com duração de seis horas e meia cada, previstas para os dias 4, 6 e 8 da missão
Tripulação seis astronautas. O comandante de bordo Ken Ham, 45 anos, o co-piloto Tony Antonelli (idade não informada) e quatro especialistas de missão: Garrett Reisman, 42 anos, Michael Good, 47 anos, Steve Bowen, 46 anos, e Piers Sellers, 55 anos

Após a missão (STS-132), a terceira de um ônibus espacial neste ano, restarão apenas duas programadas antes que as três naves (Discovery e Endeavour, além da Atlantis) cessem suas atividades após três décadas de serviço que permitiram a construção da ISS.

"A nave e seu sistema de lançamento estão em perfeito estado e estamos prontos para o lançamento", indicou nesta quarta-feira durante uma coletiva de imprensa Mike Moses, o supervisor da equipe responsável pelo lançamento.

As previsões meteorológicas são 70% favoráveis para o momento do lançamento, acrescentou Todd McNaram, da base da Força Aérea americana em Cabo Canaveral.

A contagem regressiva começou oficialmente na terça-feira às 22H00 GMT (19H00 de Brasília).

Durante a missão de 12 dias, dos quais durante sete o ônibus espacial permanecerá ligado à ISS, o Atlantis e sua tripulação transportarão mais de 12 toneladas de materiais, baterias para a estação, alimentos e experimentos científicos.

O módulo russo Rassvet MRM-1 é o maior elemento dos transportados pela nave.

Este pequeno aparelho pressurizado de cinco toneladas vazio, com seis metros de largura e 2,23 metros de diâmetro, está dedicado, principalmente, ao acoplamento das naves russas Soyuz e Progress.

Rassvet será ligado ao módulo russo Zarya da Estação com o braço robotizado da ISS Canadarm2. Transportará importantes peças de troca para a ISS, entre elas um radiador, uma câmara de descompressão e um braço robotizado europeu.

Além do MRM-1, o Atlantis transportará também uma plataforma destinada a cargas não pressurizadas chamada "Integrated Cargo Carrier", de 2,2 metros de largura por 4 de comprimento.

Três saídas extraveiculares de 6,3 horas cada por uma equipe de dois astronautas estão previstas durante esta missão para instalar novas baterias e uma antena de banda Ku de substituição na ISS.

A ISS, um projeto de 100 bilhões de dólares que começou em 1998 e no qual participam 16 países, é financiada sobretudo pelos Estados Unidos.

Após a aposentadoria dos ônibus espaciais, os EUA dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que uma nova nave americana esteja pronta para substituí-los.

Obama decidiu anular o programa Constellation de seu antecessor, que previa um retorno dos americanos à Lua antes da conquista de Marte.