Topo

Carne de gado clonado entrou na cadeia alimentar do Reino Unido

03/08/2010 22h51

LONDRES, 4 agosto 2010 (AFP) - A agência de segurança para os alimentos na Grã-Bretanha (FSA) confirmou nesta terça-feira, após uma investigação, que gado produzido por uma vaca clonada entrou na cadeia alimentar do país no ano passado.

Os responsáveis da FSA chegaram a tal conclusão após uma investigação baseada nas declarações do proprietário de uma fazenda que revelou vender leite de uma vaca produzida por um animal clonado, o que é proibido na União Europeia.

A investigação deflagrada com tal revelação concluiu que dois bois produzidos na Grã-Bretanha resultado de embriões de uma vaca clonada nos Estados Unidos foram para o corte e a carne de um dos animais "foi consumida" pela população.

"O primeiro boi, Dundee Paratrooper, produzido em dezembro de 2006 e abatido em julho de 2009, teve sua carne consumida entre a população, declarou uma porta-voz da FSA. "O segundo, Dundee Perfect, produzido em março de 2007 e abatido em 27 de julho de 2010, não teve sua carne incluída na cadeia alimentar".

Pela legislação europeia, produtos alimentares procedentes de animais clonados devem ser submetidos a severos controles e obter uma autorização especial para entrar no mercado.