Topo

Vaca clonada já gerou mais de uma centena de bezerros no Reino Unido

05/08/2010 08h00

Uma vaca clonada, cuja descendência já entrou na cadeia alimentar da Grã-Bretanha, pode ter gerado mais de uma centena de descendentes nesse país, informou nesta quinta-feira o Holstein UK, organismo que registra o pedigree dos bovinos, em um comunicado publicado em seu site.

Três vacas nascidas de um clone americano teriam gerado 97 bezerros, segundo o Holstein UK.

O organismo publicou esta informação depois que a Agência de Segurança Alimentar da Grã-Bretanha (FSA) anunciou, na véspera, que a carne de um bovino de corte nascido de uma vaca clonada foi vendida para consumo, o que provocou preocupação sobre os efeitos que alimentos provenientes de clone poderiam ter sobre a saúde humana.

Comissão Europeia diz que leite de vacas clonadas não traz riscos à saúde

Agência britânica encontra oito descendentes de vaca clonada

Segundo a regulamentação europeia, os produtos alimentícios, incluindo o leite, provenientes de animais clonados devem ser submetidos a controles e obter autorização para poder ingressar no mercado. A FSA precisou que nunca deu autorização ou recebeu pedidos correspondentes.

Os especialistas, no entanto, não acreditam que esse tipo de produto representam um risco para a saúde.

A FSA indicou que rastreou todos os bezerros nascidos na Grã-Bretanha provenientes de oito embriões de uma vaca clonada nos Estados Unidos, dos quais dois morreram quando chegaram a um mês de vida. A carne de dois bezerros , Dundee Paratrooper e Parable, entraram, respectivamente, em 2010 e em 2009, na cadeia alimentar.