Topo

Biólogo esloveno realiza um périplo de 100.000 km em avião ecológico

Em Viena

20/04/2012 11h08

O esloveno Matevz Lenarcic concluiu na última quinta-feira (19) um périplo de 100.000 km a bordo de um avião ultraleve de 290 kg, numa viagem destinada a consumir a menor quantidade possível de combustível e dar um exemplo de preservação do planeta.

"Não alcancei meu objetivo porque não ajo em função de objetivos. O que me importa é o caminho percorrido", declarou Lenarcic ao pousar no aeroporto de Liubliana.

O esloveno usou para a aventura um Pipistrel Virus-SW914, com o qual sobrevoou sete continentes, 60 países, mais de 100 parques nacionais e três oceanos, consumindo a menor quantidade possível de combustível.

"Usei o melhor avião do mundo, levando em conta seu preço, o consumo de gasolina e o aspecto ecológico", disse.

O biólogo, dublê de alpinista, parapentista e piloto de 53 anos conseguiu medir a concentração de alguns elementos contaminantes (hollines, aerossóis carbonados) em regiões onde nunca tinham sido realizadas essas medições.

Os especialistas estudam o papel dessas partículas no aquecimento climático.

O projeto de Lenarcic foi apoiado pela empresa Pipistrel, especializada eslovena em aeronaves ligerias, que recebeu, em 2011, o prêmio de aviação ecológica da Nasa por ter conseguido percorrer 322 km em menos de duas horas com menos de um galão de combustível (3,79 litros) por ocupante.