Topo

Foguete Soyuz decola com três tripulantes rumo à ISS

O veículo espacial Soyuz TMA-04M decola de plataforma de lançamento no comódromo de Baikonur - Shamil Zhumatov/Reuters
O veículo espacial Soyuz TMA-04M decola de plataforma de lançamento no comódromo de Baikonur Imagem: Shamil Zhumatov/Reuters

Em Baikonur (Casaquistão)

15/05/2012 00h45Atualizada em 15/05/2012 09h58

Um foguete russo Soyuz com três astronautas a bordo decolou nesta terça-feira (15) do centro espacial de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), constatou a AFP.

Os russos Guennadi Padalka e Serguei Revine, e o americano Joseph Acaba, partiram às 3h01 GMT a bordo da nave Soyuz TMA-04M. A cápsula entrou em órbita da Terra minutos após o lançamento, tal como estava previsto, destacou a agência russa Interfax.

Trata-se do quarto voo espacial para o comandante Padalka, que já passou o total de 585 dias em órbita. É a primeira missão espacial de Serguei Revine e a segunda para Joseph Acaba.

Na ISS, os três astronautas se unirão ao russo Oleg Kononenko, ao americano Don Pettit e ao holandês André Kuipers, que decolaram do mesmo centro espacial no dia 21 de dezembro passado.

Este foi o terceiro lançamento bem sucedido de um Soyuz desde o fracasso registrado em agosto de 2011 com um foguete do mesmo tipo, em meio a uma série de problemas no programa espacial russo.

A Rússia é atualmente o único país capaz de enviar astronautas à ISS, após o fim do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos.

Os americanos pagam à Rússia cerca de 50 milhões de dólares por astronauta levado à ISS, e não se espera o lançamento de uma nave americana antes de 2015.