Topo

Nave da SpaceX cheira a 'carro novo', afirmam astronautas da ISS

Kerry Sheridan

Em Washington

28/05/2012 10h19

A nave de carga Dragon da SpaceX cheira como um carro novo, disseram os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), depois de abrir as escotilhas na madrugada do último sábado (26), prosseguindo com a histórica missão da nave espacial no laboratório orbital.

A SpaceX, com sede na Califórnia, se tornou a primeira empresa privada a enviar sua própria nave à ISS, iniciando uma nova era de voos espaciais privados após o fim, depois de 30 anos, do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos.

A cápsula Dragon, não tripulada e lançada na terça-feira de Cabo Canaveral (Flórida) em um foguete Falcon 9, transportou meia tonelada de suprimentos e materiais científicos à ISS, e deve retornar à Terra com uma carga levemente maior no dia 31 de maio.

Pouco depois da abertura das escotilhas entre o módulo Harmony da ISS e a nave espacial Dragon, às 5h54 (6h54 de Brasília), os astronautas se aventuraram na cápsula pela primeira vez.

"Cheira como um carro novo", disse o astronauta americano Don Pettit, que na sexta-feira foi o responsável por manipular o braço robótico da estação e capturar a cápsula Dragon enquanto ela se aproximava do posto de pesquisa.

Com máscaras em seus rostos e óculos de proteção, Pettit e o comandante da estação, o cosmonauta russo Oleg Kononeko, entraram na Dragon para olhar pela primeira vez o interior da nova nave e seu conteúdo.

Aos dois se uniram na entrada da escotilha André Kuipers, da agência espacial europeia, e o cosmonauta russo Gennady Padalka, informou a SpaceX em um comunicado, acrescentando que "o interior da Dragon parecia bom".

"A nave está em boa forma", disse um cientista da Nasa.

Agora a equipe iniciará quatro dias de trabalho para descarregar e recarregar a primeira nave comercial de reabastecimento com diversos materiais para retornar à Terra.

A cápsula reutilizável Dragon levou 521 quilos de carga para o laboratório espacial, incluindo alimentos, suprimentos, equipamentos e experimentos científicos. A intenção é voltar à Terra com uma carga de 660 quilos.

Até agora apenas Rússia, Japão e Europa tinham a possibilidade de transportar carga à ISS. Os Estados Unidos perderam esta capacidade quando aposentaram a frota de ônibus espaciais no ano passado.

As agências espaciais do Japão e da Europa possuem naves de fornecimento que podem levar carga à ISS, mas não podem retornar à Terra intactas e são missões cujo final está previsto nos próximos anos.

Isto significa que a SpaceX e sua concorrente Orbital Sciences Corporation podem se converter nas principais administradoras de carga da estação espacial, de 100 bilhões de dólares e cujo funcionamento está previsto até 2020.

A SpaceX e a Orbital Sciences têm contratos de 1,6 bilhão e 1,9 bilhão de dólares, respectivamente, com a Nasa para abastecer a ISS nos próximos anos. O primeiro voo de testes da Orbital está previsto para o fim deste ano.