Topo

EUA prestam última homenagem a Neil Armstrong

13/09/2012 18h38

Os Estados Unidos prestaram sua última homenagem a Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, na catedral nacional de Washington. A cerimônia desta quinta-feira (13) contou com a presença da diretoria da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), dos companheiros astronautas, dos familiares, da guarda de honra da marinha americana, de políticos e até da cantora de jazz Diana Krall.

Na cerimônia, foi recordado um trecho de um famoso discurso gravado há 50 anos pelo então presidente, John F. Kennedy, sobre o compromisso dos Estados Unidos de ir à Lua.

"Armstrong deu o primeiro pequeno passo em um mundo além do nosso, mas foram sua coragem, sua gentileza e sua humildade que ele mostrou ao longo da vida o que o levaram além das estrelas", declarou Charles Bolden, chefe da Nasa.

Esta cerimônia pública aconteceu duas semanas depois de um discreto funeral privado que refletiu a natureza extremamente íntima de Armstrong. As cinzas do capitão da Apollo 11, que morreu em 25 de agosto por complicações resultantes de uma cirurgia cardíago, serão espalhadas no mar.

Armstrong entrou para a história em 20 de julho de 1969, ao se tornar o primeiro homem a caminhar na Lua e declarar que a façanha representava "um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade".