Topo

Robô Curiosity funciona 'perfeitamente', diz Nasa

Curiosity usou a câmera Mahli, que fica acoplada no seu braço, para fazer um autorretrato - NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems/AFP
Curiosity usou a câmera Mahli, que fica acoplada no seu braço, para fazer um autorretrato Imagem: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems/AFP

13/09/2012 10h36

O veículo-robô Curiosity, que pousou em Marte há mais de um mês, está funcionando "perfeitamente" enquanto se prepara para dar continuidade à sua exploração de dois anos no planeta vermelho, informou a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

Na semana passada, o robô, que chegou a Marte em 6 de agosto, realizou uma série de testes de instrumentos, reinicializando seu computador de bordo, e tudo parece funcionar bem, segundo encarregados do Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia.

"Em cada etapa da checagem, o Curiosity funcionou quase perfeitamente", disse Jennifer Tropser, gerente da missão para o Curiosity, acrescentando que os últimos testes seriam realizados nesta quinta-feira (13). "O sucesso destas atividades foi excelente até agora", disse.

Na semana passada o veículo interrompeu temporariamente sua jornada pela superfície marciana para testar os instrumentos de seu braço mecânico. Precisou ficar cerca de uma semana na mesma posição para dar aos técnicos a oportunidade de fazer o braço mecânico de 2,1 metros fazer uma série de movimentos determinados em testes na Terra.

O objetivo foi verificar o funcionamento do braço depois da longa viagem espacial e nas diferentes condições de gravidade e temperatura de Marte. O braço e o sistema de amostras de solo são as últimas peças do enorme robô a serem testados, explicaram os oficiais.

O veículo, de US$ 2,5 bilhões, já percorreu 109 metros dentro da cratera Gale desde que começou a se mover rumo ao leste de seu destino, a região de Glenelg. Especialistas da Nasa esperam encontrar a primeira rocha para perfuração e análise no local, onde há um ponto de encontro entre três tipos diferentes de terreno marciano.

Os especialistas disseram que levará ainda algumas semanas até que o robô esteja posicionado e pronto para escavar uma amostra do solo. Depois de Glenelg, o Curiosity avançará ao seu destino final, as elevações do vizinho Monte Sharp. O Curiosity realiza uma missão para investigar se é possível existir vida em Marte e verificar se o planeta teve condições de abrigar vida no passado.