Topo

Ig Nobel 2012 premia as pesquisas científicas mais bizarras do ano

21/09/2012 13h45

Vinte cientistas, uma empresa russa e uma agência governamental norte-americana foram agraciados com o Ig Nobel, prêmio que faz uma paródia ao Nobel por tratar apenas das pesquisas mais inusitadas do mundo científico. A cerimônia de entrega da 22ª edição aconteceu na  Universidade de Harvard, em Massachusetts, nos Estados Unidos - ao contrário do renomado prêmio, a honraria "lado B" concede apenas uma menção aos pesquisadores e não dá nenhum valor em dinheiro aos vencedores.

Segundo os organizadores, o prêmio distingue a "investigação que faz as pessoas rirem e depois pensarem". Em Psicologia, os premiados foram Anita Eerland e Rolf Zwaan (Holanda) e Tulio Guadalupe (representante de uma equipe do Peru, Rússia e Holanda) por seu estudo "Inclinar-se para a esquerda faz com que a Torre Eiffel pareça menor", publicado em uma revista dessa disciplina.

O prêmio em Acústica foi para os japoneses Kazutaka Kurihara e Koji Tsukada, que criaram uma máquina que perturba o discurso de uma pessoa fazendo-a ouvir suas próprias palavras com uma leve diferença de tempo. Em Anatomia, Frans de Waal (Holanda/EUA) e Jennifer Pokorny (EUA) foram os vencedores com sua pesquisa "Como os chimpanzés se reconhecem entre si apenas olhando fotografias de seus traseiros".

Em Física, Joseph Keller (EUA), Raymond Goldstein (EUA), Patrick Warren e Robin Ball (Reino Unido) levaram o prêmio por calcular "o equilíbrio de forças que dá forma e move o rabo de cavalo no cabelo humano". Em Dinâmica de Fluidos, o estudo "O que acontece com uma xícara de café enquanto uma pessoa a segura e andar ao mesmo tempo" deu o prêmio a Rouslan Krechetnikov (Rússia/EUA/Canadá) e Hans Mayer (EUA).

Já em Neurociência, o prêmio foi para os americanos Craig Bennett, Abigail Baird, Michael Miller e George Wolford, que demostraram que os pesquisadores do cérebro podem provar, através da utilização de complicados instrumentos e uso de estatísticas, a atividade cerebral  em qualquer parte, mesmo em um salmão morto.

Os Ig Nobel não apenas premiam as pessoas, mas também as empresas e governos. Nessa área, o Prêmio Ig Nobel da Paz foi entregue à empresa russa SKN por "converter antigas munições em diamantes novos", e o de Literatura correspondeu ao Departamento de Controladoria Geral do governo norte-americano por difundir "um relatório de relatórios que recomendam a preparação de um relatório sobre o relatório do relatório de relatórios".

Uma das curiosidades da cerimônia é que os prêmios são entregues pelos laureados com o verdadeiro Nobel. Este ano estiveram presentes o químico Dudley Herschbach (Prêmio Nobel em 1986), o economista Eric Maskin (2007) e o físico Roy Glauber (2005).