Topo

Cantora Sarah Brightman será a próxima turista a conhecer a Estação Espacial

A soprano inglesa Sarah Brightman, durante apresentação em São Paulo em 2009; ela levantou suspeitas de que poderá cantar no espaço - Almir Martins/AgNews
A soprano inglesa Sarah Brightman, durante apresentação em São Paulo em 2009; ela levantou suspeitas de que poderá cantar no espaço Imagem: Almir Martins/AgNews

Em Moscou

10/10/2012 17h20

A cantora britânica Sarah Brightman anunciou em Moscou nesta quarta-feira (10) que no próximo ano viajará como turista espacial para a Estação Espacial Internacional (ISS).

A soprano de 52 anos, conhecida por musicais como "O Fantasma da Ópera", será a primeira turista a ir ao espaço após uma interrupção no programa turístico espacial desde 2009.

"Estou planejando me tornar uma participante de um voo espacial", afirmou Brightman em uma coletiva de imprensa em Moscou.

A data para sua viagem será determinada muito em breve pela (agência espacial russa) Roscosmos e os parceiros da ISS, acrescentou.

Brightman disse ainda que foi aprovada em exames médicos e que fará um treinamento de seis meses na Rússia.

Viagens comerciais à ISS para turistas espaciais são organizadas pela companhia americana Space Adventures, cujo presidente, Eric Anderson, esteve com Brightman em Moscou.

"Minha jornada é sobre realizar objetivos e sonhos", declarou Brightman, que é artista da Unesco pela paz e levantou suspeitas de que poderá "cantar uma canção do espaço".

"Esa viagem é produto de um sonho, meu sonho. Finalmente poderá se tornar realidade. Estou mais animada com isso do que com qualquer outra coisa que fiz na minha vida até agora", disse a cantora.

O programa de viagens turísticas ao espaço deve ser retomado em 2013.

Dentre os que visitaram a ISS nas outras oito viagens turísticas já realizadas, estão o fundador do Cirque du Soleil, o canadense Guy Laliberte e o empresário iraniano-americano Anousheh Ansari.

O primeiro turista espacial, Denis Tito, viajou para a ISS em 2001. No total, sete pessoas participaram desse tipo de viagem.