Cientistas criam o maior catálogo de estrelas da Via Láctea

Em Santiago, no Chile

24/10/2012 18h32

O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou nesta quarta-feira (24) que uma equipe de astrônomos liderada por um brasileiro conseguiu criar um catálogo com 84 milhões de estrelas localizadas no centro da Via Láctea. Este é o maior inventário já realizado até o momento e foi captado a partir do Observatório de Paranal, no norte do Chile.

O autor principal do estudo, que foi publicado na conceituada revista Astronomy & Astrophysics, é o astrofísico brasileiro Roberto K. Saito, nascido em Florianópolis (SC) e baseado na  Pontíficia Universidade Católica do Chile. A equipe de astrônomos contou, ainda, com a participação de outros três brasileiros: Beatriz Barbuy e Bruno Dias, dois pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), e Marcio Catelan, da PUC-Chile.

Os astrônomos usaram o telescópio de sondagem Vista que possui um enorme espelho de 4,1 m de diâmetro e um amplo campo de visão, com detectores infravermelhos muito sensíveis.

Como o centro da nossa galáxia concentra muita poeira cósmica, o observatório só conseguiu uma imagem tão precisa como esta após combinar várias fotografias menores. Segundo os autores do estudo, a detecção e o inventário desse número de estrelas permitirá uma compreensão e um conhecimento maiores da evolução da Via Láctea.