Topo

Matemáticos criam fórmula de trigonometria para fazer decoração perfeita da árvore de Natal

Fórmula de trigonometria monta árvore de Natal perfeita - Comstock/Getty Images
Fórmula de trigonometria monta árvore de Natal perfeita Imagem: Comstock/Getty Images

Em Paris (França)

07/12/2012 12h20

Matemáticos da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, conseguiram uma solução para aqueles que debatem sobre como decorar a árvore de Natal perfeita. 

A Sociedade de Matemática da universidade aceitou o desafio de decorar uma árvore de forma que as folhas verdes e o brilho estivessem em proporção harmoniosa, evitando que ficasse sem graça ou espalhafatosa. 

Em sua tentativa, chegaram à seguinte fórmula: para o número ideal de bolas, extraia a raiz quadrada de 17, divida o resultado por 20 e multiplique pela altura da árvore em centímetros.

Para o comprimento da fita decorativa (festão), que envolve os galhos, multiplique 13 por Pi (3,1415), divida o resultado por 8 e então multiplique pela altura da árvore; já para o comprimento das luzes, multiplique Pi pela altura da árvore. O tamanho (em centímetros) da estrela ou do anjo que ficam no topo da árvore, é preciso dividir a altura da árvore por 10. 

"Por exemplo, uma árvore de Natal de 180 centímetros (1,8 metro) precisaria de 37 bolas, cerca de 919 centímetros de festão e 565 centímetros de luzes. E seria necessário um anjo ou estrela de 18 centímetros para arrematar a decoração perfeita", destacou a universidade.

Para aqueles que se interessaram na fórmula, mas preferem um jeito mais fácil de descobrir a proporção mais adequada para sua decoração natalina, a universidade disponibiliza uma calculadora fácil de usar no seu site.