Topo

Estudo revela que homem pré-histórico já fazia queijo

Fragmento de pote de barro encontrado na Polônia prova que o homem pré-histórico já produzia queijo  - Divulgação/Universidade de Bristol
Fragmento de pote de barro encontrado na Polônia prova que o homem pré-histórico já produzia queijo Imagem: Divulgação/Universidade de Bristol

Em Paris

13/12/2012 10h19

O homem pré-histórico já fazia queijo há 7.000 anos, usando um pote de barro perfurado como peneira, reportaram cientistas na última quarta-feira (12).

A produção de queijo seria um desenvolvimento chave na história humana, permitindo a preservação do leite em uma forma não perecível, transportável e mais digerível, segundo estudo divulgado na revista Nature.

Há muito tempo os cientistas especularam que pedaços de cerâmica perfurados que foram encontrados em sítios da era neolítica na região do norte da Europa podem ser de peneiras de queijo.

Uma equipe internacional informou ter descoberto provas desta teoria depois de análise química e depósitos de ácido em pedaços de cerâmica sem vidro escavadas na Polônia, datadas de cerca de 7.000 anos.

"A presença de gordura do leite em abundância nestes recipientes especializados, comparados na forma com as modernas peneiras de queijo, fornece evidências convincentes de que os recipientes foram usados para separar leite coalhado rico em gordura do soro com lactose", escreveram os cientistas.

Os primeiros fazendeiros deveriam ser intolerantes à lactose, desprovidos da mutação genética que nós temos desde que conseguimos digerir produtos lácteos muito depois de sermos desmamados.

A intolerância à lactose, um açúcar encontrado no leite enriquecido com cálcio pode causar inchaço, cólicas estomacais e diarreia e ainda afeta uma minoria das pessoas atualmente.

O processamento do leite representou uma virada na história humana, dando acesso a uma fonte alimentícia nutritiva sem ter que sacrificar os preciosos animais durante o período Neolítico, numa época em que os humanos nômades começaram a se assentar e se dedicar à agropecuária.

A origem exata da produção de leite permanece desconhecida.

A equipe de cientistas, chefiada por Richard Evershed, da unidade de geoquímica orgânica da Universidade de Bristol, disse que o estudo é o primeiro a fornecer evidências inequívocas de que gado estava sendo usado para produzir leite no norte da Europa desde o sexto milênio a.C..

Eles também demonstraram pela primeira vez que as pessoas da época usavam tipos diferentes de vasilhas para propósitos distintos, como peneiras de queijo, vasilhas para cozinhar carne e garrafas impermeabilizadas com cera de abelha para armazenar água.

A produção de queijo é um processo complicado, envolve a coagulação do leite usando enzimas ou ácido para separar o leite coalhado semi-sólido contendo a proteína e gorduras do leite do soro líquido contendo lactose.

O processo atual de filtragem permaneceu praticamente inalterado, embora atualmente usemos um filtro em tecido ou peneira no lugar de uma vasilha perfurada.