Topo

Corpo do século 6 é encontrado sob as cinzas de vulcão no Japão

18/12/2012 19h15

Os arqueólogos que analisam as cinzas vulcânicas do Monte Haruna, em uma zona conhecida como "Pompeia do Japão", descobriram restos em bom estado de conservação de um homem do século 6.  

Segundo a equipe de investigadores, trata-se de um indivíduo da alta linhagem, que usava armadura e que morreu queimado vivo quando tentava controlar a erupção.

"Normalmente, quando há uma erupção, as pessoas fogem. Mas este homem morreu desafiando o vulcão", explicou Shinichiro Ohki, da Fundação de Pesquisas arqueológicas de Gunma. "Se fosse uma personalidade local, poderia ter dirigido uma oração ou tentado fazer algo para acalmar os elementos", acrescentou.

Armadura moderna

O esqueleto japonês usava uma armadura de placas metálicas presas com tiras de couro, uma técnica bastante moderna no século 6, provavelmente importada da Península Coreana.

Segundo Ohki, esse estilo de armadura pode ter chegado junto com a prática da equitação, no final do século 5. Antes, eram usadas couraças muito menos sofisticadas, forjadas numa única peça rígida.

"Isto demonstra que se tratava de alguém com uma posição social proeminente. Devia tratar-se de um dirigente regional", concluiu.

O corpo, assim como o crânio de um menino, foram encontrados na província de Gunma, 110 quilômetros a noroeste da capital Tóquio. A área é conhecida como "Pompeia do Japão" em referência à cidade romana sepultada por uma erupção do Vesúvio no ano 79, próxima à Nápoles, e que foi achada praticamente intacta 17 séculos mais tarde.