Meteorito de 18 quilos é descoberto na Antártida

Em Bruxelas

01/03/2013 09h57

Uma equipe internacional de cientistas anunciou a descoberta de um meteorito de 18 quilos enterrado nas geleiras da Antártida Oriental. Este é o maior corpo celeste encontrado nesta parte do mundo desde 1988.

O meteorito foi transportado para o Japão para ser examinado.

O objeto, do tipo condrito comum, faz parte de um conjunto de 425 meteoritos, com um peso total de 75 quilos, recolhidos ao longo de uma missão de 40 dias realizada por cientistas em um planalto localizado a 140 quilômetros da base de pesquisa polar belga Princess Elisabeth Antarctica.

"Este meteorito foi uma descoberta inesperada, não só pelo peso, mas porque é raro encontrar elementos grandes na Antártida", explicou Vinciane Debaille, geólogo da Universidade Livre de Bruxelas. "Este é o maior meteorito encontrado na Antártida Oriental em 25 anos", acrescentou.

A missão foi realizada nas regiões de gelo azul de Nansen, a uma altitude de 2.900 metros, por uma equipe belgo-japonesa das universidades belgas, do Instituto Nacional de Pesquisa Polar e da Universidade de Tóquio.

Segundo a Sociedade Meteoritical, mais de 38.500 meteoritos foram descobertos até este momento na Antártida, mas apenas 30 tinham uma massa superior a 18 quilos.