Topo

Robô Curiosity volta a funcionar após dias parado em Marte

Em Washington

19/03/2013 23h20

O robô Curiosity voltou a funcionar normalmente sobre a superfície de Marte, após dias de inatividade como medida de precaução por uma falha no sistema informático, e retomará suas tarefas científicas em breve, anunciou a Nasa nesta terça-feira (19).

Os engenheiros diagnosticaram um problema no software que deteve o sistema de funcionamento do Curiosity no dia 16 de março e afirmam saber como evitar que este erro se reproduza, garantiu a agência em comunicado. O robô já teve um problema com a memória de um de seus computadores no dia 28 de fevereiro, o que ativou seu computador de emergência na época.

"Calculamos que retomaremos as análises de amostras de rochas até o final da semana", afirmou Jennifer Trosper, uma das responsáveis da missão Curiosity no laboratório da Nasa em Pasadena, na Califórnia.

A Nasa deve realizar alguns testes antes de reativar as atividades do robô em solo marciano.

Os engenheiros da missão estão preparando ainda um dispositivo especial para transmitir as ordens ao Curiosity durante grande parte do mês de abril, quando Marte passar por trás do Sol em relação à Terra, um mecanismo de precaução para evitar interferências solares.

O robô já cumpriu seu principal objetivo depois que a Nasa anunciou, no dia 12 de março, que análises dos minerais do interior de uma rocha demonstraram que Marte pode ter abrigado vida microbiana no passado.

O Curiosity, que tem seis rodas, é o robô mais sofisticado enviado até agora a outro planeta, com dez instrumentos científicos a bordo. Em agosto de 2012, o robô pousou sobre a cratera de Gale para uma missão de exploração de ao menos dois anos.