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Movido a energia solar, avião Solar Impulse inicia travessia dos EUA

Base aérea de Moffett (EUA)

03/05/2013 11h52

O avião experimental suíço Solar Impulse, que funciona com energia solar, partiu nesta sexta-feira (3) da base aérea de Moffett, perto de San Francisco, Califórnia, dando início à primeira etapa de sua longa viagem através dos Estados Unidos.

O Solar Impulse, o primeiro e único avião solar, decolou às 06h12 locais (10h12 no horário de Brasília) em um dourado amanhecer e com um céu claro, constatou a AFP.

"O Solar Impulse lançou voo de forma bem-sucedida da Base da Força Aérea de Moffett", disse um operador da torre de controle. "Foi uma decolagem perfeita", acrescentou.

Nesta primeira etapa até Phoenix, no Arizona (sudoeste), o revolucionário avião é pilotado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, um dos impulsionadores deste projeto de avião ecológico junto com André Borschberg, o outro piloto e cofundador da iniciativa.

"Não há quase nada de vento", disse Piccard após uma hora de voo.

Câmeras na cabine transmitem ao vivo a travessia. Um painel de controle no site do projeto também mostra parâmetros de voo em tempo real, entre eles a velocidade da aeronave, a direção, o nível da bateria e a potência dos motores.

Espera-se que o Solar Impulse aterrisse em Phoenix na madrugada do próximo sábado (4) após 19 horas de voo.

A travessia até Nova York será feita em cinco etapas por razões de segurança, explicaram os dois aventureiros, afirmando que o avião pode tecnicamente voar sem escalas, mas só pode ter um piloto a bordo - e eles estão limitados a voar até um máximo de 24 horas, disseram.

Seriam necessários ao menos três dias para cobrir a distância a 70 km/h, a velocidade de cruzeiro da aeronave de 1.600 quilos de fibra de carbono, com uma envergadura de 63,4 metros, equivalente à de um Boeing 747.

De San Francisco a Nova York

Depois de Phoenix, onde o Solar Impulse deve pousar à 1h de sábado, a próxima parada será Dallas-Fort Worth, no Texas, na região Sul dos Estados Unidos. Depois irá a Atlanta, em Georgia, no Sudeste; Nashville, no Tennessee, no Sul, e St. Louis, em Missouri, também no Sul).

A quarta escala do Solar Impulse será no aeroporto de Dulles, perto de Washington, em meados de junho, para chegar finalmente em julho ao aeroporto Kennedy, de Nova York, seu destino final.

A unidade permanecerá entre uma semana e dez dias em cada parada, onde o público poderá ver o avião e fazer perguntas aos pilotos e a outros participantes do projeto. Isto permitirá que Piccard e Borschberg alternem o controle da aeronave e também descansem entre os voos.

O objetivo é promover a tecnologia deste avião que depende de 12 mil células fotovoltaicas para produzir eletricidade suficiente para carregar sua bateria de lítio de 400 quilos, necessária para alimentar os quatro motores elétricos à hélice de 10 cavalos de potência, tanto de dia quanto de noite.

"Antes, a exploração significava conquistar o mundo, os territórios; hoje em dia, a verdadeira aventura é tornar o mundo mais sustentável e encontrar soluções com as tecnologias existentes", disse o porta-voz da Solar Impulse, Alenka Zibetto.

O Solar Impulse, um projeto iniciado há dez anos, realizou seu primeiro voo em junho de 2009. Em 2010, o avião solar voou sem parar 26 horas para demonstrar sua capacidade de acumular energia suficiente durante o dia para seguir voando de noite.

Um ano depois, a aeronave fez seu primeiro voo internacional entre Bélgica e França e, em junho de 2012, a primeira viagem transcontinental de 2.500 km entre Madri, na Espanha, e Rabat, no Marrocos, em 20 horas.

Piccard e Borschberg preveem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada deste dispositivo.