Topo

Dois astronautas da Nasa saem da ISS para tentar consertar vazamento

11.mai.2013 - Imagem fornecida pela Nasa, agência espacial americana, mostra o astronauta Christopher Cassidy segurando uma ferramenta enquanto conserta o sistema de refrigeração da ISS  - Nasa/AP
11.mai.2013 - Imagem fornecida pela Nasa, agência espacial americana, mostra o astronauta Christopher Cassidy segurando uma ferramenta enquanto conserta o sistema de refrigeração da ISS Imagem: Nasa/AP

11/05/2013 11h21

MOSCOU, 11 Mai 2013 (AFP) - Os astronautas americanos da Nasa Tom Marshburn e Chris Cassidy saíram da Estação Espacial Internacional (ISS) para tentar consertar um vazamento de amônia, segundo imagens da televisão da Nasa.

Durante sua caminhada espacial, que deve durar seis horas e meia, os dois tentarão inspecionar e talvez consertar este vazamento, detectado na parte pertencente aos Estados Unidos da ISS.

Especialistas do tema consideram que esta saída não tem precedentes, já que foi planejada de forma muito rápida.

A Nasa informou que a tripulação da ISS, composta por seis pessoas, havia detectado na quinta-feira um vazamento de amônia procedente de um dos sistemas de refrigeração, embora tenha explicado que isso não significa nenhum perigo para os astronautas ou para a estação.

No entanto, o diretor de voo do segmento russo da ISS, Vladimir Soloviev, havia considerado que se trata de uma "anomalia muito grave".

Antes de anunciar que a saída ao espaço iria ocorrer neste sábado, Hadfield também reconheceu que se tratava de uma "situação grave".

De acordo com a Nasa, a tripulação atual da ISS alertou na quinta-feira o centro de controle da Estação, situado em Houston (Texas, sul dos Estados Unidos), sobre a presença de "pequenos flocos brancos flutuando ao redor da estação".

As imagens divulgadas pela equipe confirmaram que o vazamento é proveniente dos sistemas de refrigeração, já que este equipamento já havia apresentado problemas no dia 1 de novembro de 2012.