Topo

Astronautas chineses concluem missão espacial, e trio volta amanhã

Em Pequim

25/06/2013 16h03

A nave chinesa Shenzhou 10 concluiu uma missão em que estava previsto o acoplamento manual a um módulo espacial e o retorno de seus três astronautas está previsto para esta quarta-feira (26), noticiou a agência oficial Xinhua.

Infográfico

  • Arte UOL

    Saiba até onde o homem já chegou na corrida pela exploração espacial

Os astronautas concluíram sua missão depois de terem se acoplado duas vezes ao módulo espacial Tiangong-1, onde realizaram experimentos médicos e deram uma palestra para crianças em idade escolar, acrescentou a fonte.

A nave espacial concluiu a difícil manobra de se desacoplar manualmente do módulo antes de retornar à sua órbita anterior, continuou a agência.

A bem sucedida manobra foi o primeiro teste do tipo realizado pela China e marca o avanço do país rumo à meta de construir uma estação tripulada permanente no espaço até 2020.

Só em 2003 o gigante asiático enviou seu primeiro 'taikonauta' ao espaço e suas habilidades ainda estão muito atrás de Rússia e Estados Unidos. Mas seu programa é muito ambicioso e inclui planos de levar um chinês à Lua.

Pequim vê seu programa espacial multibilionário como um símbolo de seus esforços para obter estatura global, por meio do desenvolvendo de expertise técnica, e do sucesso do Partido Comunista em transformar o destino de um país, antes castigado pela pobreza.