Topo

Irã enviará novo macaco ao espaço em novembro

Em Teerã

13/10/2013 13h31

O Irã enviará em um mês ao espaço um segundo macaco, anunciou Hamid Fazeli, vice-chefe da Organização Espacial Iraniana, citado neste domingo (13) pela imprensa.

"O segundo macaco astronauta está pronto para ser enviado ao espaço (...). O lançamento irá ocorrer durante o próximo mês", declarou Fazeli.

O Irã afirmou, no fim de janeiro, ter enviado a bordo de uma cápsula a uma altura de 120 quilômetros um macaco que retornou vivo da viagem. Uma primeira tentativa com um primata em setembro de 2011 foi um fracasso.

Em setembro, um funcionário da Agência Espacial afirmou que o Irã poderia enviar ao espaço um gato persa. O ambicioso plano espacial do Irã prevê um voo tripulado por um homem até 2020.

No entanto, segundo a agência estatal IRNA, o atual chefe da Organização Espacial, Akbar Torkan, declarou que "há pequenos atrasos no programa devido a uma falta de dinheiro", provavelmente em referência a problemas financeiros como consequência das sanções econômicas impostas pelos países ocidentais ao Irã.

Fazeli anunciou recentemente que seu país planejava lançar ao espaço três satélites pequenos antes de março de 2014. O Irã já colocou em órbita três satélites desde 2009, assim como uma cápsula com um rato, tartarugas e insetos em fevereiro de 2010.

O programa espacial iraniano é seguido com atenção e inquietação pelos países ocidentais por suas possíveis implicações militares, ante um eventual desenvolvimento de mísseis balísticos de longo alcance que poderiam transportar armas convencionais ou nucleares, embora o governo de Teerã negue sistematicamente que seus planos tenham fins militares.