Topo

Canadá inaugura primeiro caixa automático de bitcoins, a moeda virtual

30/10/2013 11h19

VANCOUVER, 30 Out 2013 (AFP) - Ao lado de um muro de um conhecido café em Vancouver, cidade da costa oeste do Canadá popular entre os empresários da internet, já se encontra em funcionamento o primeiro caixa automático da moeda virtual bitcoin.

A máquina, fabricada pela empresa americana Robocoin, foi inaugurada terça-feira e é parecida com um caixa eletrônico de banco.

Mas, invés das transações tradicionais, serve para trocar dólares canadenses por bitcoins, a moeda virtual criada em 2008 por um anônimo, conhecido apenas pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto.

Usuários fizeram fila na terça-feira diante do caixa, antes de de recorrer aos smartphones para comprar bebidas e doces no café Waves.

O caixa automático de bitcoins é o primeiro em seu estilo no mundo, segundo um de seus donos, Mitchel Demeter, um empreendedor local que começou a trocar bitcoins há alguns anos e, em 2013, inaugurou, com dois sócios, a Bitcoiniacs, uma casa de câmbio para esta moeda em Vancouver.

Demeter e os amigos dizem que viram na possibilidade de desenvolver os caixas eletrônicos uma oportunidade de negócios.

"Ninguém tinha acesso a um caixa automático, todo mundo comprava e vendia em sites on-line", afirma Demeter.

Os usuários têm um código, similar ao cartão bancário regular, para acessar sua conta na internet de bitcoins no caixa.

Podem sacar o equivalente à moeda local com base em uma taxa de câmbio, que atualmente calcula um bitcoin por 200 dólares, ou depositar dinheiro em espécie.

A transferência de dinheiro é feita por meio do VirtEx, o sistema de transações monetárias na internet.

As pessoas podem usar os bitcoins com um smartphone, de maneira similar a que utilizariam um cartão de crédito, ou para comprar on-line.

"É a moeda da internet, tão real como qualquer outra", explica Demeter.

A volátil moeda ainda não foi regulamentada por nenhum governo no mundo e ganhou certa notoriedade por ter sido usada no tráfico de drogas.

A Alemanha foi o primeiro país a declarar os bitcoins uma "moeda privada", um status que permite taxar as transações realizadas com a moeda.

Em Vancouver, os bitcoins são aceitos por 15 estabelecimentos, de cafés a empresas de paisagismo.

A moeda é cada vez mais comum em cidades como Berlim e São Francisco. Também é aceita por empresas de internet, como a Wordpress.

O empresário David Lowy usou o smartphone para transferir .0101 bitcoin ao café Waves para pagar uma xícara de café, equivalente a 2 dólares canadenses.

Um dos primeiros usuários do caixa foi Mike Yeung, estudante de negócios na Universidade Simon Fraser, onde ajudou a criar o clube universitário de bitcoin, um dos vários grupos do tipo no mundo.

"O objetivo do clube é educar as pessoas sobre o bitcoin para que possam introduzir a moeda em sua vida diária. Acredito que os bitcoins são o futuro, porque garantem máximo valor e eficiência", explicou Yeung.

O estudante acredita que o bitcoin poderá ser usado no futuro para transferir dinheiro de forma econômica ao redor do mundo, como atualmente a internet permite a comunicação das pessoas entre locais distantes com aplicativos como o Skype.