Topo

Universidade peruana lança microssatélites para estudar o clima

21/11/2013 17h00

LIMA, 21 Nov 2013 (AFP) - O Peru lançou ao espaço nesta quinta-feira, da Rússia, seus dois primeiros satélites de pesquisa científica destinados a estudar o clima, anunciou em Lima o Instituto de Radioastronomia da Pontifícia Universidade Católica, impulsionador do projeto.

"Às 02H10 (locais, 05H10 de Brasília), do cosmódromo russo de Yasny, foram lançados os dois primeiros satélites peruanos: PUCP-Sat 1 e Pocket-PUCP, totalmente desenvolvidos no país pelo Instituto de Radioastronomia", anunciou a universidade em seu site na internet.

"O Peru entrou na era espacial com um satélite próprio", declarou Jorge Heraud, diretor do Instituto, informando que os dois satélites foram lançados a bordo de um foguete italiano que decolou de uma plataforma russa.

Os satélites "têm fins acadêmicos e de pesquisa em ciência e engenharia espacial. A informação que compilarem será útil para comprovar sua resistência em condições climáticas adversas e para aperfeiçoar o desenho térmico de futuros satélites", destacou o cientista peruano.

O PUCP-Sat 1 é um nanossatélite em forma de cubo, com 10 centímetros de face e 1.240 gramas de peso. O Pocket-PUCP pesa 97 gramas e é um dos mais leves do mundo.

Os dois satélites darão uma volta ao redor da Terra a cada 90 minutos, a 630 km de altitude.

Os satélites peruanos foram lançados da plataforma de Dombarovsky, em Yasny (Rússia), pelo foguete Dnepr-1, que pôs em órbita um total de 32 satélites de diferentes dimensões e características, segundo Heraud.

A Universidade Nacional de Engenharia (UNI) tem previsto lançar no começo de 2014 outros dois microssatélites de pesquisa científica como parte de outro projeto aeroespacial com a Universidade Estatal do Sudoeste da Rússia.