Topo

EUA perderam bilhões com tornados, enchentes e secas em 2013

15/01/2014 19h52

WASHINGTON, 15 Jan 2014 (AFP) - Sete desastres climáticos, incluindo tornados, secas e enchentes custaram aos Estados Unidos mais de um bilhão de dólares em danos cada um no ano passado, segundo um informe do governo publicado nesta quarta-feira.

No entanto, o número de furacões durante a temporada do fenômeno na América do Norte - apenas dois, Humberto e Ingrid - foi o menor em 30 anos, informou a Agência Americana para Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês).

"O número de furacões e grandes furacões foi bem abaixo da média. A última vez em que dois furacões foram registrados no Atlântico Norte foi em 1982", acrescentou a NOAA.

A contagem anual de tornados também esteve abaixo da média, segundo o resumo anual do Centro de Análise de Dados Climáticos da NOAA, na Carolina do Norte.

No total, cerca de 900 tornados foram registrados no ano de 2013, o menor número desde 1989. A média anual de tornados ronda os 1.250, destacou o informe.

Os danos mais caros do ano causados por tornados ocorreram em maio no meio-oeste e no nordeste do país, seguidos de episódios com tornados no vale de Ohio, em novembro.

Outros desastres climáticos custosos incluíram enchentes no Colorado e uma seca, acompanhada de uma onda de calor nos estados do oeste, que durou de março a setembro.

O clima severo em março no sudeste e em abril o meio-oeste também custaram bilhões de dólares, destacou a NOAA.

O ano passado esteve sutilmente abaixo da média em um índice oficial que mede os maiores e menores extremos climáticos, incluindo temperatura, precipitação e ciclones, destacou a agência.