Topo

Comissão europeia recomenda redução de 40% das emissões de CO2 para 2030

Em Bruxelas

22/01/2014 10h04

A Comissão Europeia recomendou nesta quarta-feira (22) que os Estados membros reduzam em 40% as emissões de gases de efeito estufa da União Europeia para 2030 e elevem a proporção de renováveis a 27%, indicou nesta quarta-feira à AFP um membro do executivo comunitário.

A decisão de seguir estas recomendações está agora nas mãos dos líderes europeus, que deverão se pronunciar na cúpula de 20 e 21 de março em Bruxelas.

"A ação pelo clima é crucial para o futuro de nosso planeta, enquanto uma autêntica política energética é chave para nossa competitividade", indicou o presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, ciado em um comunicado.

Os objetivos fixados pela Comissão foram alvo de árduas negociações no seio comunitário, pressionado pelos países membros, alguns dos quais, como Grã-Bretanha, Espanha ou França, buscavam limitar em 27% a parte das energias renováveis e que este objetivo não fosse vinculante por país. O compromisso chegou sob a forma de um objetivo vinculante global para a União Europeia.

O terceiro objetivo é a eficiência energética, para o qual não foi fixado um número, e a Comissão se limita a evocar suas ambições renovadas no tema. Isto para que a indústria europeia não seja ainda mais prejudicada em sua competitividade.

Neste pacote, a Comissão também enumerou uma série de recomendações para a exploração e extração de hidrocarbonetos não convencionais, renunciando a elaborar um marco legal europeu.