Topo

Nasa suspende cooperação com Rússia, exceto na Estação Espacial

Em Washington

03/04/2014 17h05

A Nasa suspendeu sua cooperação com a Rússia, exceto na Estação Espacial Internacional (ISS), informa um documento interno publicado nesta quarta-feira pelo site The Verge.

Segundo o documento, a Nasa suspendeu as viagens de seus funcionários à Rússia e a visita de russos a instalações da agência espacial americana. Também suspendeu todos os contatos por e-mail e videoconferências.

"Diante da violação em curso por parte da Rússia da soberania e da integridade territorial ucraniana, o governo dos Estados Unidos determinou que todos os contatos da Nasa com representantes do governo russo sejam suspensos".

Mas a nova política não se aplica às "atividades operacionais envolvendo a Estação Espacial Internacional" e aos "encontros multilaterais mantidos fora da Rússia com a participação russa", destaca o memorando.

O chefe da Nasa, Charles Bolden, reafirmou no dia 27 de março passado, diante do Congresso americano, sua confiança na associação com a Rússia em matéria espacial, da qual os Estados Unidos dependem para levar e retirar seus astronautas da ISS.