Topo

SpaceX lança cápsula Dragon à ISS

18/04/2014 19h23

WASHINGTON, 18 Abr 2014 (AFP) - Depois de três adiamentos, a empresa privada americana SpaceX lançou nesta sexta-feira sua cápsula não tripulada Dragon a bordo de seu foguete Falcon 9 à Estação Espacial Internacional para entregar 2,2 toneladas de suprimentos e equipamentos.

O foguete deixou a plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida, conforme previsto às 15h25 (16h25 no horário de Brasília), após uma contagem regressiva sem nenhum problema.

Esta é a terceira de 12 missões de carregamento para a NASA.

Dez minutos após o lançamento, Dragon se separou do segundo estágio do foguete para entrar na órbita da Terra. Um minuto depois, a nave abriu seus dois painéis solares para iniciar sua corrida para a ISS, que está a 350 km de altitude.

Esta é a quarta visita da Dragon à ISS (International Space Statin), após o primeiro voo em abril de 2012, que marcou o primeiro acoplamento de uma nave espacial privada ao posto avançado, seguido em outubro pela primeira missão de carga comercial.

A chegada da nave à ISS está prevista para às 11h15 GMT (08h15 Brasília) de domingo, quando a Dragon será capturada pelo braço mecânico da Estação Orbital, controlado por dois dos seis astronautas a bordo do complexo orbital.

A Dragon entregará 2,2 toneladas de equipamentos à ISS, incluindo um novo traje espacial e componentes para reparar os que já estão na estação orbital, assim como elementos para 150 experiências científicas e alimentos.

Entre as experiências, há uma unidade de cultivo de vegetais no espaço (Veggie) e outra para entender por que o sistema imunológico se debilita na ausência de gravidade.

A Nasa também enviou um sistema experimental capaz de transmitir dados com mais velocidade por raio laser, o primeiro instalado no espaço.