Topo

Japonês cria óculos para disfarçar as emoções

21/04/2014 11h19

TõQUIO, 21 Abr 2014 (AFP) - Para o caso de os olhos traírem as emoções, um cientista japonês desenvolveu óculos com telas capazes de superar esta fraqueza humana, com olhos falsos que dizem o contrário do que o cérebro pensa.

Nos anais das invenções bizarras, que os japoneses conhecem os segredos, Hirotaka Osawa, sem dúvida, deixará seu nome com o "AgencyGlass".

Este protótipo de óculos possui dois displays orgânicos (OLED) de frente para o interlocutor.

De acordo com os movimentos da cabeça e do interlocutor, aparecem olhos esbugalhados que refletem várias emoções, como atenção, alegria, alívio ou tédio.

Osawa, do prestigiada Universidade de Tsukuba, considera altamente relevante a ideia de fazer os olhos mentirem, por exemplo, para pessoas que precisam manter a compostura, mesmo quando são confrontadas com indivíduos irritantes, como os professores frente a alunos problemáticos ou aeromoças diante de passageiros irritados.

A invenção é de fato sintomática do estresse que causa a obrigação constante dos japoneses de nunca se deixar dominar pelo mau humor ou qualquer outra emoção forte em suas relações sociais.

Os óculos refletem a dicotomia entre o que devemos deixar transparecer e aquilo que realmente pensamos.

E, mais prosaicamente, com os óculos, você pode dormir em frente a seu computador tendo aparentemente olhos abertos.

hih-kap/pn/ml/mr