Topo

Lançamento de foguete Vega previsto para esta noite da Guiana francesa

29/04/2014 16h36

PARIS, 29 Abr 2014 (AFP) - O lançamento do foguete europeu Vega, que vai carregar o primeiro satélite de observação da Terra produzido na República do Cazaquistão, está previsto para a madrugada desta terça para quarta-feira, segundo informações divulgadas na noite anterior.

O lançamento do foguete Vega do Centro Espacial da Guiana Francesa está previsto para as 22h35 de terça-feira, hora local (00h35 de quarta-feira, horário de Paris), anunciou a Arianespace em um comunicado.

Inicialmente previsto para a noite de segunda para terça, o terceiro lançamento de Vega tinha sido anunciado logo antes da decolagem, devido a um problema no sistema de ventilação da carga útil.

Após fazer as verificações, a Arianespace decidiu retomar a contagem regressiva para o lançamento do satélite KasEOSat-1.

Pesando 830 quilos e construído pela Airbus Defense and Space, em Toulouse (sul da França), o satélite foi projetado para operar pouco mais de sete anos.

Ele terá como missão fornecer à República do Cazaquistão imagens em alta resolução para aplicações de cartografia, vigilância de recursos naturais e agrícolas, bem como apoiar operações de segurança em caso de catástrofes naturais.

Capaz de levar até 1,5 tonelada em órbita baixa (700 km de altitude), o Vega visa o mercado de pequenas cargas úteis, principalmente satélites institucionais de observação da Terra.

Este pequeno lançador tem, sobretudo, a vocação de garantir o acesso da Europa ao espaço neste setor. Vega completa a gama de lançadores operados desde Kourou, ao lado do peso-pesado Ariane 5 ECA (até 9,5 toneladas em órbita de transmissão geoestacionária) e do mítico Soyuz russo (até 3 toneladas), que já soma sete lançamentos da Guiana Francesa.