Topo

Descobertos na Argentina fósseis de dino com peso de 14 elefantes

Restos fósseis de um enorme dinossauro que pesava o equivalente a 14 elefantes, ou seja, 100 toneladas - Museo Egidio Feruglio/Reprodução
Restos fósseis de um enorme dinossauro que pesava o equivalente a 14 elefantes, ou seja, 100 toneladas Imagem: Museo Egidio Feruglio/Reprodução

Em Buenos Aires

16/05/2014 20h15

Paleontólogos argentinos anunciaram nesta sexta-feira (16) a descoberta, na Patagônia, dos restos fósseis de um enorme dinossauro que pesava o equivalente a 14 elefantes, ou seja, 100 toneladas.

Trata-se do "maior exemplar conhecido, que tem 90 milhões de anos de antiguidade", afirmou Rubén Cúneo, diretor do museu paleontológico Egidio Feruglio da cidade patagônica de Trelew, em declarações a jornalistas locais.

Os fósseis tinham sido encontrados por acaso em 2013 por um trabalhador rural em um campo localizado a 260 quilômetros de Trelew, na região da costa atlântica da província de Chubut, 1.300 km ao sul de Buenos Aires.

Trata-se de um fóssil de saurópode, herbívoro, e "com um comprimento aproximado de 40 metros da cabeça à cauda, o equivalente ao tamanho de 14 elefantes", explicou Cúneo.

O exemplar, que ainda não tem nome, é a "descoberta mais completa desse tipo de dinossauro em nível mundial", disse o cientista, contando que "foi preciso fazer um buraco muito grande" para poder resgatar os restos.

A equipe de cientistas do museu Egidio Feruglio, chefiada pelos paleontólogos José Luis Carballido e Diego Pol, comprovou a descoberta e descobriu, também, um enorme campo de fósseis nessa região de planície em Chubut.

A descoberta foi divulgada nesta sexta-feira, um dia depois de anunciado outro achado, o dos restos do primeiro dinossauro diplodócido na América do Sul, em Neuquén, sudoeste da Argentina, também na Patagônia, uma região rica em fósseis.