Topo

Nave de carga europeia ATV fará sua última viagem na terça-feira

25/07/2014 15h41

PARIS, 25 Jul 2014 (AFP) - O quinto e último voo da nave de carga europeia ATV será lançado na noite da próxima terça-feira a bordo de um foguete Ariane da Guiana Francesa para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

Com peso total de mais de 20 toneladas, o cargueiro espacial supera seus quatro antecessores, ao transportar a maior carga útil já posta em órbita por um foguete Ariane.

O ATV-5 levará mais de 6,6 toneladas de provisões destinadas à ISS e seus seis ocupantes, inclusive 850 litros d'água potável, a maior quantidade já transportada, além de três toneladas de combustível.

Também levará 2,6 toneladas de alimentos, 50 quilos de café, vestuário - já que não há máquina de lavar no espaço - e equipamentos de pesquisa, entre outros.

Batizado de "Georges Lemaître", inspirado no físico belga da teoria do Big Bang, seu lançamento está previsto para as 23h44 GMT (20h44 de Brasília) de terça-feira.

Uma hora depois está previsto que a ATV-5 se desprenda do lançador e continue seu trajeto autônomo até a ISS, que gira ao redor da Terra a 400 km de altitude, e em 12 de agosto se acoplará à estação.

Após cumprir sua missão, a última do programa ATV, a nave de carga espacial com 10 metros de comprimento será preenchido com dejetos e se desprenderá da ISS antes de cair na direção da Terra e se desintegrar no atrito com a atmosfera.