Topo

Túmulo do rei Ricardo 3º é aberto ao público na Inglaterra

Em Londres

26/07/2014 15h11

O túmulo do rei Ricardo 3º, que governou a Inglaterra no século 15 e foi imortalizado como tirano por Shakespeare, foi aberto ao público neste sábado (26).

Cerca de 100 visitantes compareceram à cerimônia de abertura do museu, que custou 4 milhões de libras (mais de 15 milhões de reais).

O centro foi construído em uma escola abandonada, ao lado do local onde o esqueleto do monarca foi encontrado, embaixo de um estacionamento, em 2012, na cidade de Leicester.

Cavaleiros com armaduras recebiam o público, que pôde ver uma réplica de sua ossada, construída com uma impressora 3D.

Além de conhecer histórias da vida de Ricardo, os visitantes também podem visitar o túmulo onde o esqueleto foi encontrado. Os restos do rei, no entanto, não estão expostos, e vão passar por uma nova exumação em 2015.

Ricardo 3º foi o último rei da dinastia Plantageneta e morreu em 1485, na batalha de Bosworth, que encerrou a Guerra das Rosas, conflito que opôs a sua casa, de York, aos Lancaster.

Sua reputação de tirano impiedoso foi construída pelo escritor William Shakespeare, em um livro que leva o nome do monarca. Entretanto, grupos de defensores de Ricardo 3º tentam há anos reabilitar sua memória.