Topo

Paraguai acusa Roger Abdelmassih de falsificação

25/08/2014 19h33

ASUNCIõN, 25 Ago 2014 (AFP) - A promotoria do Paraguai iniciou uma ação contra o médico brasileiro Roger Abdelmassih - deportado na semana passada - por falsificação de documentos de identidade, informou nesta segunda-feira uma fonte judicial em Assunção.

Abdelmassih, 70, condenado a 278 anos de prisão no Brasil por violentar suas pacientes, "utilizou uma identidade falsa, sob o nome de Ricardo Galeano, com a qual realizou operações comerciais, abriu contas bancárias e obteve cartões de crédito" no Paraguai, explicou a promotora Lorena Ledesma.

A promotora pediu ao juiz Oscar Delgado o bloqueio e a indisponibilidade dos bens de Abdelmassih adquiridos sob identidade falsa em financeiras e bancos paraguaios "para evitar que o dinheiro desapareça".

Com base em uma denúncia do diretor de Migrações, Jorge Kronawetter, a promotoria também iniciou uma pesquisa para identificar os funcionários paraguaios que entregaram os documentos falsos ao médico brasileiro.

Abdelmassih foi capturado no dia 19 de agosto passado, ao final de uma operação secreta da polícia brasileira em colaboração com as autoridades do Paraguai.

O médico viveu em Assunção durante três anos e meio, com dois filhos pequenos e sua atual mulher, de 37 anos.

Abdelmassih, um especialista em reprodução assistida, foi condenado por abusar sexualmente de 39 de suas pacientes.