Topo

Sonda indiana transmite primeiras imagens de Marte

Imagem enviada pela sonda indiana Mangalyaan mostra a superfície do planeta repleta de crateras - ISRO/AFP
Imagem enviada pela sonda indiana Mangalyaan mostra a superfície do planeta repleta de crateras Imagem: ISRO/AFP

Em Bangalore, na Índia

25/09/2014 20h03

As primeiras imagens enviadas pela sonda indiana de baixo custo Mangalyaan mostram a superfície de Marte repleta de crateras, em fotos que reforçam o orgulho nacional da Índia, o primeiro país da Ásia a chegar ao planeta vermelho.

Uma das fotos publicadas nesta quinta-feira na página do Facebook da agência espacial indiana, a ISRO, mostra a superfície alaranjada de Marte cheia de buracos escuros.

"A vista daqui é muito bonita", diz a legenda da foto, também publicada no Twitter, e tirada de 7.300 km de altura.

O responsável científico da agência, V. Koteswara Rao, indicou que a sonda Mangalyaan, batizada também como Mars Orbiter Mission (MOM), enviou uma dezena de fotos desde a sua chegada à órbita marciana, nesta quarta-feira.

"A máquina de fotos a cores embarcada começou a operar pouco depois da estabilização na órbita elíptica de Marte e tirou dez fotos de sua superfície e arredores", disse Rao à AFP.

"A máquina também vai tirar fotos das duas luas de Marte e as enviará ao nosso centro espacial", acrescentou, em alusão à base da missão, instalada perto de Bangalore.

"A 'saúde' da sonda e seus outros parâmetros são bons e todas as funções essenciais funcionam normalmente", afirmou Rao.

A Índia se tornou o primeiro país da Ásia a chegar a Marte nesta quarta-feira, quando a sonda não tripulada entrou na órbita do planeta vermelho, após uma viagem de dez meses.

Com um orçamento de 74 milhões de dólares, a missão indiana custou apenas uma pequena parte do valor estimado da sonda MAVEN, da Nasa (US$ 671 milhões), que alcançou a órbita marciana no domingo passado.

A missão, que tem como objetivo procurar sinais de uma forma de vida primitiva nesse planeta, é equipada com sensores destinados a medir a presença de gás metano na atmosfera de Marte.

Este êxito fortalece a Índia diante de seu grande rival chinês. O governo indiano anunciou a missão ao planeta vermelho após o fracasso de uma missão chinesa, em 2011.

A imprensa indiana enalteceu nesta quinta-feira esta proeza tecnológica. Para o Hindustan Times, "a corrida para Marte foi vencida", enquanto o Times of India escreveu: "A Índia entra no super-exclusivo clube de Marte".

"A Índia passou à frente de outras nações, como China, Japão ou Coreia do Sul, ao se tornar o primeiro país da Ásia a lançar com êxito uma missão a Marte", acrescentou o Hindustan Times.

Até agora, só os Estados Unidos, a Rússia e a Europa tinham conseguido concretizar esse feito.

A missão espacial foi concebida segundo o "jugaad", princípio tipicamente indiano, que consiste em encontrar a solução ao mesmo tempo mais engenhosa e menos onerosa possível.

Os engenheiros da ISRO tiveram a ideia de que o foguete indiano desse voltas ao redor da Terra durante um mês a fim de ganhar velocidade para escapar da força gravitacional da Terra.