Topo

Sonda espacial chinesa volta à Terra após orbitar a Lua com sucesso

Em Pequim

31/10/2014 23h37

Uma sonda espacial chinesa lançada há uma semana rumo à Lua regressou à Terra na madrugada deste sábado (1º) após orbitar o satélite, informou a agência de notícias Xinhua, citando o centro de controle espacial de Pequim.

Os cientistas chineses conseguiram, pela primeira vez na história do país, fazer regressar um dispositivo espacial, que resistiu à viagem de volta enfrentando temperaturas elevadíssimas na reentrada na atmosfera terrestre.

A sonda pousou na região da Mongólia Interior, após atingir uma velocidade de 11,2 quilômetros por segundo e reduzi-la com sucesso, destacou a Xinhua, acrescentando que o dispositivo bateu "fotos fantásticas" da Terra e da Lua.

Lançada no dia 24 de outubro da base espacial de Xichang, na província de Sichuan (sudoeste), a sonda chegou a 413.000 km de distância da Terra.

A administração estatal de Ciências, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional (SASTIND) informou na semana passada que a sonda testaria a tecnologia que será utilizada na missão Chang'e-5, prevista para 2017, cujo objetivo será recolher amostras do solo lunar.