Topo

Astronautas da ISS retornam à Terra após seis meses no espaço

O engenheiro de voo Alexander Gerst da ESA, o comandante Max Suraev da Roscosmos e o engenheiro de voo da Nasa Reid Wiseman sentam-se em cadeiras após saírem da cápsula Soyuz TMA-13M - Nasa/Bill Ingalls
O engenheiro de voo Alexander Gerst da ESA, o comandante Max Suraev da Roscosmos e o engenheiro de voo da Nasa Reid Wiseman sentam-se em cadeiras após saírem da cápsula Soyuz TMA-13M Imagem: Nasa/Bill Ingalls

10/11/2014 06h22

Três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), um russo, um americano e um alemão, retornaram nesta segunda-feira (10) à Terra, após uma missão de seis meses no espaço, informou a agência russa Roskosmos.

O pouso aconteceu na cidade de Arkalyk, no centro do Cazaquistão.

O russo Maxim Suraev, o americano Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst, que deixaram a Terra em 29 de maio, pousaram às 3H59 GMT (1H59 de Brasília) no Cazaquistão a bordo da cápsula Soyuz TMA-13M.

"Durante a viagem ao espaço, os integrantes da equipe percorreram mais de 70 milhões de quilômetros", anunciou a Nasa, a agência espacial americana.

Durante a estadia na ISS, a equipe - que iniciou a missão quando começou a crise política na Ucrânia, a mais grave entre a Rússia e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria - realizou dezenas de experiências científicas e fez várias saídas ao espaço.

Uma tripulação de seis astronautas, que permanecem na ISS por períodos máximos de seis meses, está sempre na estação.

A ISS é um laboratório espacial que entrou em órbita em 1998 e custou quase 100 bilhões de dólares. Em janeiro, a Nasa decidiu ampliar o período de operações até 2024.

Atualmente estão na ISS os astronautas russos Alexander Samokutiáev e Elena Serova e o americano Barry Wilmore. Uma nova tripulação deve chegar à estação até o fim do mês.