Topo

Missão Rosetta tem primeiro sinal verde para pouso em cometa

Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra como o robô Philae vai se desprender da sonda Rosetta para pousar no cometa 67P - ESA/AFP
Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra como o robô Philae vai se desprender da sonda Rosetta para pousar no cometa 67P Imagem: ESA/AFP

Em Darmstadt, na Alemanha

11/11/2014 18h49

Os encarregados da sonda europeia Rosetta, que navega há dez anos no espaço, autorizaram nesta terça-feira (11) a primeira etapa para que o pequeno módulo robótico a bordo da nave, Philae, tente a façanha de pousar sobre um cometa a milhões de quilômetros da Terra.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC, na sigla em inglês), da Agência Espacial Europeia (ESA), em Darmstadt (Alemanha).

Este primeiro "go" (autorização para prosseguir) significa que Rosetta está na órbita correta e que foi encontrada a trajetória para que Philae inicie sua descida.

"Estou na trajetória correta para lançar corretamente o Philae", anunciou a Rosetta em sua conta no microblog Twitter.


Faltam outras três checagens durante esta noite e madrugada, antes da luz verde definitiva, nesta quarta.

A hora do desacoplamento entre a Rosetta, que segue o cometa desde 6 de agosto, e o robô Philae, de 100 quilos, está prevista para as 08H35 GMT (06h35 de Brasília) de quarta-feira.

Philae tentará, a partir deste momento, aproximar-se pouco a pouco do cometa Churyumov-Gerasimenko 67P até conseguir pousar no "ponto J", denominado Agilkia, em sua superfície.

Se algum alarme soar, a operação terá que ser adiada.

A confirmação da operação vai demorar 28 minutos para chegar à Terra, visto que a Rosetta está distante cerca de 500 milhões de quilômetros.

O módulo Philae terá sete horas de queda livre antes de tocar a superfície do cometa. Será uma operação arriscada, visto que o único que se sabe a respeito do terreno é que será acidentado.